Home > Medicinas Alternativas > Bambuterapia – O que é e Para que Serve ?

Bambuterapia – O que é e Para que Serve ?

Nos dias de hoje, as medicinas alternativas estão muito na moda. Milhões de pessoas por todo o mundo procuram melhorar a sua saúde recorrendo a outro tipo de medicinas.

A bambuterapia, também conhecida por Bamboo Massage, é uma das novas terapias alternativas que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância no Brasil devido aos seus beneficios.

A bambuterapia pode ser utilizada no emagrecimento, daí o desejo de muitas pessoas de experimentarem esta medicina alternativa. Para além disso, é ainda capaz de reduzir gorduras localizadas e ainda ajuda a diminuir o estresse.

O que é a Bambuterapia?

Nesta medicina alternativa, é feita uma massagem com o uso de canas de bambus com tamanhos diferenciados. O tamanho depende da área do corpo onde é feita a massagem.

A massagem é feita por todo o corpo, desde a ponta dos pés (até mesmo entro os dedos), até à cabeça!

Com os diversos bambuns, de diferentes tamanhos, é feita uma massagem relaxante por todo o corpo, trabalhando os diversos músculos (incluindo os da face), para ajudar a relaxar.

Porém, esta terapia está contraindicada a pessoas que sofram pelo menos uma das seguintes doenças:

  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Trombose.

Para que serve a Bambuterapia?

São vários os benefícios destas massagens. Não são utilizados quaisquer produtos cosméticos, e quando os bambuns são utilizados corretamente, isto é, com direção, velocidade e pressão corretas, a pessoa pode obter excelentes resultados principalmente em:

  • Alívio de tensão muscular;
  • Ativação da circulação;
  • Desintoxicação de toxinas do corpo;
  • Comabte à celulite;
  • Tratamento de gordura localizada;
  • Tratamento da flacidez;
  • Limpeza da pele;
  • Relaxamento;
  • Renovação celular.

Como funciona a Bambuterapia?

Todo o corpo vai passar pela massagem dos bambus. As canas mais largas são utilizadas para as partes mais largas do corpo e ajudamno relaxamento. As canas mais curtas e finas servem para aplicar pressão localizada, ajudando a combater a celulite e a gordura localizada.

Com o uso do bambu é possível aplicar uma determinada pressão em pontos chave do corpo que numa massagem “normal” com o uso das mãos, não seria possível.

Ao exercer pressão com o bambu, nos locais certos do corpo, os fluídos corporais ficam dinamizados, promovendo a drenagem e trazendo os benefícios referidos anteriormente.

A duração de uma sessão deste tratamento é de cerca de 1 hora, podendo levar até 1:20h.

O ideal para ver resultados é realizar 2 sessões de bambuterapia por semana.

Bambuterapia ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas duvidam que esta massagem com bambuns possa ajudar a emagrecer. É verdade que não existem milagres… Se não manter uma alimentação saudável, nem praticar exercício físico regularmente, muito provavelmente a bambuterapia não vai ajudar a emagrecer.

Mas se manter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico – Será que a bambuterapia ajuda a emagrecer? Como?

Sim! Estas massagens chegam a ser ainda mais eficazes do que uma drenagem linfática. Os movimentos aplicados com o bambu vão ajudar a ativar glândulas que vão provocar a redução de gordura localizada.

Desta forma, esta técnica é capaz, não só de ajudar a relaxar, como também a modelar tecidos do corpo e combater a celulite!

Diferença entre Bambuterapia e Drenagem Linfática

Já foi referido, que ambas as técnicas são semelhantes, e que a bambuterapia pode até ser mais eficaz que a drenagem.

Enquanto que na drenagem linfática, é feita uma eliminação de líquidos desnecessários e em excesso no corpo – reduzindo assim medidas corporais – a bambuterapia também é utilizada para reduzir medidas corporais, mas através da eliminação de gorduras localizadas.

Ou seja, resumindo, enquanto que a drenagem linfática elimina inchaços, reduzindo o volume corporal, a massagem com bambus reduz as gorduras localizadas, dominuindo também o volume corporal.