Home > Alimentação > Intoxicação alimentar – Sintomas, Causas e Tratamento

Intoxicação alimentar – Sintomas, Causas e Tratamento


A intoxicação alimentar acontece quando comemos qualquer tipo de alimento que tem presente microorganismos que são prejudiciais e nocivos ao nosso organismo, como é o caso de bactérias, vírus ou outros parasitas.

Os alimentos que são mais comuns de causar uma intoxicação alimentar são os ovos, peixe e carne crua ou mal cozinhada. Apesar de estes serem os alimentos mais frequentes, também é possível que estes organismos nocivos possam estar presentes em outro alimento qualquer.

Este problema de intoxicação com alimentos, acontece principalmente quando os alimentos já estã velhos, estão mal acondicionados, ou até mesmo se você esteve a mexer em algo contaminado e depois foi comer sem lavar as mãos. Por isso é importante lavar sempre as mãos antes de preparar refeições e antes de comer!

Principais causas da Intoxicação Alimentar

Existem várias situações que podem alterar os alimentos de forma a que fiquem contaminados e causem um intoxicação alimentar a quem os consome. As causas mais comuns para estas situações são:

Preparação dos alimentos:

Alguns animais que comemos (porco, vaca, frango, etc), contém determinadas bactérias no seu interior, principalmente no estômago. Se enquanto os animais estão a ser preparados e processados, essas bactérias ficarem em contato com o que irá consumir, existe uma grande possibilidade de contrair intoxicação.

Durante o crescimento de frutas e legumes:

Os vegetais, quando estão no seu processo de crescimento, plantados na terra, podem ser contaminados com alguma bactéria que esteja no solo ou até mesmo através da água que é utilizada para a sua rega. Mesmo que hoje em dia a maior parte das águas sejam tratadas e livres de contaminações deste tipo, nada impede que isso ainda possa ocorrer.

Contaminação por pessoa infetada:

Se uma pessoa tiver estado em contato com algum alimento ou superfície contaminada, não lava as mãos e de seguida vai tocar nos alimentos que vão ser ingeridos, existe uma grande possibilidade de estar a ingerir os microorganismos nocivos que vão causar uma intoxicação alimentar. Por isso é muito importante o processo de lavar as mãos antes de preparar algum alimento e até mesmo antes da sua ingestão.

Sintomas da Intoxicação Alimentar

São vários os sintomas de uma intoxicação alimentar, sendo que os mais comuns e mais frequentes são:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Dores de estômago;
  • Febre.

Apesar de estas serem as mais comuns, outro tipo de sintomas também podem surgir outros mais raros, tais como:

  • Fraqueza;
  • Cansaço em excesso;
  • Demência;
  • Formigamento;
  • Sangue na urina;
  • Sangue nas fezes;
  • Confusão mental.

Tratamento da Intoxicação Alimentar

Geralemente, uma intoxicação alimentar dura entre 1 a 10 dias. Sendo que no caso de crianças e idosos essa situação poderá ser mais grave e requer um maior cuidado.

Quando se trata de uma intoxicação alimentar leve, o próprio corpo vai livrar-se dos microorganismos que estão contaminando o corpo. A ajuda médica deve ser procurada quando o problema ocorre em crianças, idosos, mulheres grávidas, ou se surgir sangue nas fezes, muco verde ou amarelado.

Se não for uma situação grave, poderá tratar este problema em casa, através de métodos caseiros e uma alimentação adequada para a intoxicação alimentar.

É normal a ocorrência de vômitos, e quando isso acontece, na hora seguinte, é aconselhado não ingerir qualquer outro tipo de alimento, bebendo apenas água, em pequenas quantidades.

Mantenha uma alimentação leve, e beba também bastantes líquidos. Evite alimentos gordurosos e doces para evitar enjoos e vômitos.

Quando está sofrendo com uma intoxicação alimentar, é muito frequente a presença de vômitos e diarreia, por isso, é importante a reposição de todos os líquidos que são perdidos. Assim, mantenha sempre água perto de si, pois é bastante importante ingerir muita água. Também pode beber chás.

Remédios e medicamentos para Intoxicação Alimentar

Na maior parte dos casos, uma intoxicação alimentar passa com o tempo, sem ser necessário recorrer a medicamentos. Porém, se os sintomas não aliviarem ao fim de vários dias, ou se piorarem, é recomendado visitar o médico.

Ainda assim, se entender que é melhor tomar remédios para aliviar os sintomas, poderá tomar Metaclopramida ou Domperidona para aliviar os enjoos e vômitos, Loperamida para parar a diarreia, e Paracetamol para baixar a febre.

Alimentação para curar Intoxicação Alimentar

É bastante importante uma alimentação adequada para acelerar o processo de recuperação do problema contraído. Assim, para uma intoxicação alimentar, deverá seguir as seguintes instruções:

  • Beber chá sem cafeína (portanto evite chá preto ou chá verde) – pode adicionar açúcar;
  • Comer pêras e maçãs assadas (sem casca);
  • Comer bananas;
  • Comer cenouras cozidas;
  • Comer arroz branco sem gordura nem molhos;
  • Comer frango ou perú cozido.

Estes alimentos fazem parte de uma boa alimentação para acelerar o processo de recuperação da intoxicação alimentar. Deve evitar alimentos pesados e que dificultem ou atrasem a digestão, como é o caso de alimentos fritos, ovos, feijão, carnes vermelhas, alface, pepino, manteigas, leite, molhos, etc…

Os legumes só devem ser inseridos depois de a diarreia passar, podendo ser comidos cozidos por inteiro ou na sopa de forma a repor vitaminas e nutrientes que foram eliminados nos vômitos e diarreia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *