Home > Problemas de Saúde > Como reduzir a Barriga Inchada e dura – Causas e Tratamento

Como reduzir a Barriga Inchada e dura – Causas e Tratamento

De uma maneira geral todos já sentimos um mau estar no baixo ventre, um desconforto permanente, que não nos deixa fazer a nossa vida de todos os dias. Desde pontadas, suores, as dores tornam-se por vezes insuportáveis. As dores provocadas pela barriga inchada e dura podem derivar de muitos e inúmeros factores.

Barriga inchada e rija caracteriza-se por uma distensão ao nível do abdómen, em que este fica dilatado, pesado, com gases, que podem ser originados pela toma excessiva de medicamentos, do consumo exagerado de certos alimentos, ou até mesmo um alerta para outro tipo de doenças, associadas diretamente com esta área do nosso corpo.

Este tipo de dor pode vir conjuntamente com arrotos frequentes sentir-se nauseado e até por diarreia.  Casos há em que haja outra sintomatologia que  provoque estados febris e até de sangramento. Antes de se automedicar, deverá consultar um especialista, para se poder fazer um diagnóstico adequado, evitando que haja outras complicações mais difíceis de curar.

Dependendo do que ingerimos e por vezes consumimos em exagero, acaba afetando a nossa saúde fisica, causando o incómodo e desconforto que sentimos quando nos alimentamos mais do que precisamos.  Sentimos aquela sensação de enfartamento e de digestão mal feita. Sempre que ingerimos os alimentos, engolimos igualmente uma quantidade grande de ar, quando o fazemos de uma forma rápida e sistemática, criando bolhas de ar no canal digestivo. Este ar gaseificado que permanece no organismo, se não nos conseguirmos livrar dele, pode também favorecer a barriga inchada.

Causas da barriga inchada e dura

Existem várias causas que poderão favorecer o aparecimento de barriga inchada e dura :

Um das causas mais comuns são a prisão de ventre e os gases provocados pelo intestino. Normalmente os gases advêm do consumo de certos alimentos, como sendo as leguminosas (feijão, grão e alimentos similares), bem como outros como sejam as couves, as batatas, para além da administração de certos medicamentos.

Outra das principais causas é a retenção de líquidos. Apesar de não estar diretamente ligada ao inchaço do estômago, a retenção de líquidos também provoca um aumento da barriga. Existem pessoas, principalmente as mulheres, que têm tendência para fazer retenção de líquidos provocando o inchaço da barriga. A tendência é procurar produtos diuréticos para conseguir reduzir esse inchaço, mas nem sempre é a melhor solução! Para casos de retenção de líquidos deverá consultar um médico ou nutricionista para que lhe seja passado uma dieta capaz de reduzir essa retenção e evitar novas retenções de líquidos.

Se a dor provocada pelo inchaço for proveniente da sua alimentação, são possíveis causas:

  • a intolerância à lactose (açúcar do leite);
  • ter um intestino preguiçoso;
  • estresse e ansiedade;
  • intolerância ao gluten (doença celiaca);
  • Comer em demasia;
  • Ovos;
  • Cereais;
  • Refrigerantes.

Se a barriga inchada for provocada pela prisão de ventre outras causas poderão estar associadas:

  • Vida sedentária;
  • Não ingerir fibras suficientes na dieta diária;
  • Consumo de água insuficiente;
  • Gravidez;
  • Menstruação;
  • Ansiedade;
  • Estresse;

Estas podem ser algumas das causas prováveis da barriga inchada e rija e de distenção abdominal, mas o paciente pode não apresentar quaisquer alterações visíveis no aumento do abdómen. Isto porque devido a uma maior susceptibilidade aos gases contidos nos intestinos podemos estar na presença de uma doença chamada de intestino irritável. Caracteriza-se por uma disfunção ao nível do funcionamento intestinal, que não causa nenhuma alteração visível, mas o paciente sente desconforto, diarreia alternada com períodos de prisão de ventre, cólicas, arrotos, fadiga entre outros.

Tratamento para reduzir barriga inchada

Como é do conhecimento geral uma das primeiras alterações a levar a cabo serão os nossos hábitos comportamentais, e fazer algumas alterações na dieta, incluindo a prática de exercícios físicos. Normalmente se forem dores passageiras com estas pequenas mudanças, ou com uma simples caminhada depois de comer, acabamos por resolver o problema, sem termos a necessidade de nos socorrermos a ajuda especializada. Em casos mais graves e prolongados devemos sempre procurar um médico.

Como já tivemos oportunidade de mencionar, não nos devemos automedicar, porque se tivermos alguma outro problema de saúde mais grave, que pode vir a ser diagnosticado pelo médico através de exames auxiliares de diagnóstico, podemos estar a mascarar o problema e a atrasar a sua cura.

10 Dicas para tratamento da barriga inchada e rija:

1- Descansar

Normalmente quando tem dores a nível do abdómen o corpo sente a necessidade de descansar para poder renovar as energias. Molhar compressas em água quente e aplicar diretamente na área afetada pode causar alívio e encurtar o tempo de recuperação. Se entretanto não houver qualquer alteração deverá contatar de imediato o seu médico.

2- Ir no banheiro

Se se verificar que a situação é derivada de prisão de ventre ou de diarreia, levar em consideração que deve ir ao wc e tentar evacuar, caso sinta que o problema é do foro intestinal.

3- Comer mais vezes em menor quantidade

Comer mais frequentemente e por conseguinte reduzir as porçoes para que a digestão se faça com maior facilidade. Mastigar bem os alimentos e comer devagar, salivando bem, para que os alimentos possam ser digeridos e absorvidos por completo pelo estômago, evitando deste modo o engolir de ar desnecessariamente.

4- Evitar alguns alimentos e consumir outros

Deve deixar de consumir alimentos que possam provocar gases como sejam alguns legumes como os bóculos e o repolho bem como as couves em geral e as leguminosas, por ex: feijões, grão, milho, ou pelo menos maneirar o seu consumo. Para além disso, deverá aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e frutas frescas.

5- Beber água

Ao aumentar a ingestão de água torna o bolo fecal mais fácil de excretar evitando que a barriga fique inchada;

6- Evitar a lactose

Já ficou provado que a lactose é uma das principais causas do estômago inchado. Se tem por hábito consumir leite com lactose, ou outros produtos com este açúcar, tente evitá-los para verificar se a situação melhora.

7- Evitar refrigerantes

Evite ou deixe de vez as bebidas gaseificadas que têm grandes quantidades de açúcar bem como de sódio e que provocam a retenção de líquidos.

8- Chás para reduzir barriga inchada

Beba chás e ou tisanas que acalmam e alíviam as dores, como sendo de hortelã-pimenta, a carqueja, a cidreira a erva doce e o gengibre. Cautela que pode acalmar a dor, mas como tudo o consumimos, deverá ser efetuado com moderação. Tudo o que é excessivo é prejudicial!

9- Exercício Físico

Faça exercício físico. O exercício provoca bem estar e beneficia os movimentos intestinais. Faça-o progressivamente e monitorize os seus progressos. Por vezes o díficil é somente começar, a  motivação fará resto.

10- Evitar alimentos gordurosos

Evite consumir alimentos que na sua composição tenham muita gordura e outros pré-cozinhados, porque se tornam difíceis de digerir e as digestões ficam mais difíceis de fazer.

 

Resumindo, devemos levar em consideração que o nosso organismo é uma estrutura complexa e que devemos ter atenção ao que ingerimos e que ao consumirmos certos alimentos e ou substâncias podemos estar a comprometer todo o seu funcionamento e bom desempenho. Se nos cuidarmos bem, teremos uma vida mais saudável e prazeirosa. Mudanças graduais de comportamento beneficiam a nossa saúde e promovem o nosso bem estar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *