Home > Remédios Caseiros > Suco de cebola para queda do cabelo

Suco de cebola para queda do cabelo

Já ouviu falar em suco de cebola e para que serve? As cebolas são normalmente utilizadas na cozinha, ou pelo menos é assim que a maioria das pessoas as vêm.

Porém, elas também podem ser utilizadas como remédio natural. As cebolas são bastante interessantes para o tratamento de diversas patologias, entre as quais, a queda de cabelo.

A perda de cabelo é muito comum em todo o mundo, sendo que centenas de milhões de homens e mulheres sofrem com este problema. A causa mais comum é uma condição hereditária, em que pouco ou nada se pode fazer contra isso. Outras causas possíveis são os efeitos colaterais de alguns remédios ou até mesmo alterações hormonais.

A solução são alguns tratamentos para a calvície, sendo que já existem clínicas diretamente voltadas para este tipo de tratamento. Contudo, muitas pessoas têm em casa um ingrediente poderoso para tratar a queda do cabelo – A cebola! Pode nunca ter ouvido sobre isto, mas o suco de cebola fará milagres na proteção da sua queda de cabelo!

Suco de cebola para a queda do cabelo funciona?

As cebolas contêm certos minerais que são benéficos para o cabelo e estudos realizados indicam que o uso deste suco no couro cabeludo ajuda a regredir a queda de cabelo.

Fizeram o teste, utilizando suco de cebola, em várias pessoas que sofriam com queda de cabelo. O suco era aplicado 2 vezes por dia.

Após 2 semanas: Começou-se a verificar o crescimento de cabelo;

Após 4 semanas: Mais de 75% das pessoas que participaram no estudo mostravam um crescimento de cabelo visível;

Após 6 semanas: Quase 90% desta população confirmou um melhor crescimento do seu cabelo.

O teste foi realizado tanto em homens como mulheres e verificou-se que nos indivíduos do sexo masculino o crescimento foi maior, embora também tenha sido significativo nas senhoras.

A cebola ajuda a crescer o cabelo?

Os nutrientes da cebola “alimentam” os folículos pilosos, aumentando o volume, brilho e força do cabelo. Para além de evitar a queda de cabelo, o suco de cebola ainda promove o crescimento de novos cabelos.

Este suco é rico em determinadas substâncias provenientes da cebola que são benéficas no tratamento deste problema que afeta milhões de homens e mulheres.

Enxofre

O enxofre existente nas cebolas é um composto que acreditam ajudar no crescimento do cabelo. Este é um mineral bastante comum no corpo que é necessário para a síntese de proteínas e enzimas essenciais. O enxofre também está presente na queratina, que é um dos componentes do cabelo.

Desta forma, o enxofre que existe na cebola, pode fornecer ao cabelo a nutrição que ele precisa para crescer.

Propriedades antimicrobianas

As conhecidas propriedades antimicrobianas também ajudam a desinfetar e a limpar o couro cabeludo.

Em alguns casos, a queda de cabelo deve-se a alguma infeção existente. Assim, o uso de suco de cebola irá ajudar a tratar essa infeção, fortificando os folículos pilosos e evitando a queda de cabelo.

Antioxidantes

Os flavonóides existentes na cebola são antioxidantes que protegem o corpo regredindo o processo de envelhecimento. Os radicais livres podem destruir os folículos pilosos e enfraquecer o cabelo, levando à sua queda. Os antioxidantes são precisamente os “polícias” dos radicais livres, protegendo o corpo desses “vilões”. Desta forma irá eliminar os radicais livres, mantendo o couro cabeludo saudável e mais forte.

Como usar o suco de cebola para a queda do cabelo?

Se está determinado em usar o suco de cebola para aumentar o seu cabelo e evitar a queda, o processo é bastante simples e qualquer pessoa pode fazer em casa.

  1. Descasque 3 ou 4 cebolas e corte em pequenos pedaços;
  2. Retire o suco da cebola, espremendo-a ou usando um espremedor;
  3. Aplique o suco no couro cabeludo. Quanto mais perto das raízes do cabelo, melhor;
  4. Antes de lavar deixe o suco atuar cerca de 30 minutos, para que seja bem absorvido pelo couro cabeludo.

Se o cheiro for demasiado intenso e não conseguir aguentar, pode adicionar um pouco de suco de limão para acalmar um pouco o cheiro. Também pode usar óleos essenciais de hortelã-pimenta, lavanda e alecrim.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um remédio natural ele pode ter alguns efeitos secundários, principalmente em pessoas que são alérgicas à cebola.

Se tiver uma pele sensível ou algum problema de pele, também deverá aplicar este tratamento com algum cuidado, pois nesses casos pode causar vermelhidão e coceira.

Pode fazer o teste em casa para saber se o suco de cebola irá causar alguma reação na sua pele. Para tal, pode aplicar umas gotas do suco no pulso, logo abaixo da palma da mão. Esfregue cuidadosamente e deixe ficar durante alguns segundos. Se sentir coceira, ficar vermelho ou causar alguma irritação na sua pele, então deve evitar fazer este tratamento. Se por outro lado, não aconteceu nada, em princípio não existirá problema em ter o suco de cebola em contato com a sua pele.