Home > Doenças > Amigdalite – Dor de Garganta – Causas, Sintomas e Tratamento

Amigdalite – Dor de Garganta – Causas, Sintomas e Tratamento


Pontos brancos na garganta, dor ao engolir, dificuldade em ingerir alimentos, febre, são todos sintomas de uma possível amigdalite! Se foi ao espelho, abriu a boca, disse “aaahhhh”, viu pontos brancos no fundo da sua garganta, então certamente está com uma infeção nas amígdalas e deve ir o mais rapidamente possível ao médico!

As amigdalites fazem-nos sofrer com enormes dores de garganta e o nosso dia-a-dia torna-se mais complicado em todos os sentidos! Temos dificuldade em comer, temos dificuldade em ingerir bebidas, e ficamos com o corpo dorido e fraco.

Existe sempre a possibilidade de fazer um chá quente, procurar remédios caseiros para a amigdalite e dores de garganta, mas a verdade é que esta doença é resultante de uma infeção por bactérias, e enquanto você não as destruir todas, elas vão continuar na sua garganta, prejudicando a sua saúde e causando dores insuportáveis. Para destruir essas bactérias que estão causando uma dor incómoda, não chega beber chá ou alterar a alimentação. Elas necessitam de algo que as ataque a sério para as destruir. Isto quer dizer que sem antibióticos, dificilment irá conseguir vencer a amigdalite, portanto a visita ao médico é essencial!

Causas da Amigdalite

A amigdalite é caracterizada como uma infeçao das amígdalas, que normalmente é causada por bactérias. Dentro da infecção bacteriana podem estar na origem da doença imensa bactérias, mas a mais comum na causa da Amigdalite é a Streptococcus Pyogenes.

Agora que já conhecemos a verdadeira causa da amigdalite apresentamos os dois fatores que também estão diretamente relacionados com esta doença:

  • A idade: A amigdalite costuma aparecer mais frequentemente em crianças pré-adolescente;
  • Exposição aos agentes infecciosos: Sendo a amigdalite uma doença contagiosa, esta doença é pegada muitas vezes em creches, infantários e escolas.

Sintomas da Amigdalite

Os principais sintomas das amígdalas é o inchaço das mesmas, acompanhados de vermelhidão, dores de garganta muito intensas, dificuldade a engolir, por vezes pode aparecer a febre, é também muito comum aparecerem os nódulos linfática no pescoço, dores de cabeça, aparecimento de placas brancas nas amígdalas e consequentemente surge o mau hálito.

Se apresentar dores de garganta durante 24 horas então o mais aconselhável é procurar um médico que vigie a sua doença.

Tratamento da Amigdalite

Quando é caso de amigdalite, já com pontos brancos bem visíveis nas amígdalas, não há volta a dar, terá que ser tratado com antibiótico para eliminar as bactérias!

Pode eventualmente fazer preparados de chá morno para tentar engolir para aliviar as dores e hidratar as amígdalas, mas com a formação das placas brancas ou amareladas na área afetada, o mais correto é mesmo visitar um médico para que seja receitado o antibiótico para curar a amigdalite.


Amoxicilina e Azitromicina, são dois dos medicamentos mais comuns que o seu médico pode receitar para tomar. Existem muitos mais, mas todos eles exigem a prescrição médica! Uma das dicas que damos relativamente aos medicamentos, serve para esta situação e para todas as outras, todos os medicamentos prescritos pelo médico têm que ser tomados até ao fim da embalagem, salvo indicação contrária do médico. Lembre-se! Sentir-se melhor não significa que esteja curado, por isso é muito importante tomar o antibiótico até ao fim, pois caso contrário as bactérias podem não estar totalmente destruídas e irão voltar com mais força e resistentes ao tratamento! Ou seja, se deixar de tomar o medicamento a meio, a doença pode voltar ao estado em que estava.

Uma vez que a amigdalite é uma doença causada por uma infeção bacteriana, essa situação pode também levar ao desenvolvimento de febre, portanto é importante que o médico receite um antipirético (medicamento para baixar a febre), sendo que o mais utilizado e mais comum é o paracetamol.

Além da cura que só é conseguida na sua totalidade através de medicamentos, existem algumas dicas para o dia-a-dia que podem ajudar a aliviar as dores das amígdalas, como por exemplo beber líquidos leves e mornos, repousar bastante, umidificar o ar é uma das opções mais confortáveis para quem tem amigdalite, tendo em conta que alivia a irritação da garganta.

Aconselhamos a procurar um médico o quanto antes, porque se a situação da amigdalite não for tratada, pode piorar e trazer consequências mais graves como a insuficiência renal, a dificuldade para respirar e passar para a febre reumática que está associada a problemas cardiovasculares.

Quanto tempo demora o antibiótico a fazer efeito na amigdalite?

Após iniciar o seu tratamento com antibiótico, os sintomas da amigdalite costumam desaparecer entre dois a três dias. Portanto, nos primeiros dias de tratamento, vai ter que saber sofrer e aguentar um pouco as dores. Mas lembre-se: Melhorar sintomas não quer dizer que já esteja curado! Simplesmente deixou de sentir as dores fortes que sentia no início, mas as bactérias ainda se encontram no local! A infeção pode apenas ser curada no fim do tratamento estipulado e em alguns casos mais graves é necessário um segundo ciclo de antibióticos!

Enquanto o antibiótico não faz efeito e você continua com as dores provocadas pela amigdalite, pode sempre fazer gargarejos com água e sal, uma vez que o sal é anti-séptico irá limpar um pouco a sua garganta. Ingerir mel, ou colocar o mel no chá, também é uma boa técnica, pois o mel suaviza as amígdalas e consegue reduzir um pouco da dor. Uma outra hipótese será fazer gargarejos com elixires, uma vez que também são anti-sépticos e vão ajudar a limpar a região afetada.

Ainda assim, se as dores estão cada vez mais fortes e não consegue aguentar mais, procure tomar um anti-inflamatório, por exemplo ibuprofeno, na quantidade adequada à sua idade, e dentro de alguns minutos vai sentir um enorme alívio na garganta. A desvantagem é que para tomar um medicamento anti-inflamatório, terá que comer algo antes, e isso vai causar-lhe alguma dor. Mas não deixe de comer antes de tomar o anti-inflamatório, senão para além de dor de garganta, também terá uma dor de estômago!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *