Home > Tratamentos > Como controlar a ejaculação

Como controlar a ejaculação


Estima-se que cerca de 30% dos homens sofrem de ejaculação precoce em algum momento da sua vida, o que causa algum transtorno e angústia na vida do homem.

Uma ejaculação é considerada precoce (ou prematura) quando acontece até 3 minutos após a penetração.

Existem várias técnicas que podem ajudar a controlar a ejaculação, nomeadamente o método “start-stop” e a “técnica de apertar”. Não se preocupe, vamos explicar tudinho aqui no artigo.

É também recomendado que, ao mesmo tempo que aplica estas técnicas, utilize um acompanhamento e aconselhamento sexual de um psicólogo e/ou medicação apropriada para a sua situação (como é o caso de cremes anestésicos ou medicamentos que possam ser receitados pelo médico).

Veja também: Como tratar ejaculação precoce

Como controlar e atrasar a ejaculação?

Existem várias técnicas que com o tempo pode ajudar a controlar a sua ejaculação, como é o caso de ter relações sexuais mais frequentes, masturbar antes de ter relações, ou sempre que tiver relações sexuais com a sua companheira peça para ela ficar por cima, etc…

O uso de preservativo mais espesso (ou grosso) também pode ajudar nesta situação. Com uma proteção mais grossa no pênis, a sensibilidade irá diminuir, e assim consegue aguentar mais tempo.

As técnicas de “start-stop” e de “apertar” também podem ajudar a controlar e são bastante eficazes.

É importante que tenha conhecimento, que até controlar a ejaculação, pode levar vários meses e é necessário o uso frequente de técnicas para retardar.

Entre 50 a 90% dos homens que usam técnicas para atrasar a ejaculação, têm sucesso. Porém, podem existir recaídas se houver uma mudança radical na sua vida (p.ex: nova pareceira, estresse, ansiedade, etc… Ainda assim, quanto mais cedo conseguir dominar estas técnicas, mais rápido vai superar a ejaculação precoce.

Para homens que tenham uma sensibilidade muito acentuada no pênis, é recomendado que visitem o médico para que ele possa receitar um creme anestésico ou um comprimido oral para controlar a ejaculação.

Técnica “Start-Stop”

Esta é a técnica mais fácil e simples de fazer. Pode ser feita sozinho ou em conjunto com o parceiro.


Para praticar basta estimular o órgão sexual até perto do momento de ejacular. Quando sentir que está perto de ejacular, deve parar imediatamente durante 30-60 segundos. Quando sentir que recuperou o controle, deve voltar a estimular o pênis e voltar a parar assim que sentir que está próximo de ejacular. Este processo deve ser repetido cerca de 5 vezes. Depois dessas vezes, pode ejacular para sentir aquele momento em que “não tem retorno”.

Apesar de ser uma técnica simples de fazer, alguns casais queixam-se que é uma técnica para sofrer, uma vez que tudo para quando chega a hora de ejacular. Para não parecer tão ruim, tente aproveitar as pausas para se concentrar em outras fontes de prazer para além do pênis.

Técnica de “Apertar”

Esta técnica consiste em “apertar” o pênis na área entre o eixo e a glande durante cerca de 30 segundos, logo assim que você sentir que está no ponto de ejacular. Esta técnica apesar de eficaz, pode afetar a ereção, pelo menos até que volte a ser estimulado. Este processo deve ser repetido 4-5 vezes e no final então ejacular.

Para garantir a eficácia, esta técnica deve ser utilizada durante vários meses.

A ideia desta técnica é que, depois de um tempo, você mesmo seja capaz de reconhecer o momento em que vai gozar, sem ser possível parar, e conseguir atrasar futuras ejaculações, sozinho.

Outras técnicas para controlar a ejaculação

As técnicas anteriores são mais eficazes quando são combinadas ao mesmo tempo com outros métodos, tais como:

  • Pensar em algo mais: distraia-se, pense em algo diferente, no tempo, no dia que passou, em algo chato ou irritante;
  • Respire fundo antes da ejaculação: uma respiração profunda antes do momento de ejacular ajuda a atrasar a ejaculação;
  • Concentre-se em outros prazeres sexuais: não pense só no prazer que está sentindo no pênis. Concentre-se na respiração ofegante, noutros pontos do corpo, noutras sensações. Desta forma poderá controlar a sua ejaculação.
  • Use preservativo: a camisinha diminui a sensibilidade sentida no pênis, o que ajuda a retardar a ejaculação.

Cremes e remédios para retardar a ejaculação

Existem sim remédios para tratar este problema. Porém, o mais recomendado é conversar com o seu médico para que ele lhe possa indicar o melhor remédio para a sua situação.

Ele poderá receitar cremes anestésicos, que causam uma sensação de dormência no pênis, diminuindo assim a sensibilidade. Desta forma não obtém muita estimulação e a relação pode durar muito mais.

Também existem comprimidos orais que auxiliam o atraso da ejaculação, porém o melhor é perguntar ao seu médico e ele certamente saberá aconselhar tendo em conta o seu historial clínico e o seu problema.