Home > Mulher > Corrimento Vaginal – O que fazer e como tratar

Corrimento Vaginal – O que fazer e como tratar


É normal a mulher apresentar corrimento vaginal, porém quando esse corrimento torna-se estranho por querer indicar alguma doença.

É importante verificar o corrimento vaginal e notar se existe alguma diferença quer seja no cheiro, na sua consistência, na cor, etc.

O corrimento “normal” é transparente, mas derivado a infeções vaginais ou outras doenças na área vaginal pode apresentar uma cor branca, marrom, rosa, amarela ou esverdeada, sendo que cada cor pode indicar uma doença.

Ainda assim, independentemente da cor que é apresentada e da doença que está associada, é muito importante a visita a um médico ginecologista para que ele possa verificar a verdadeira causa da alteração do seu corrimento, e aconselhar o melhor remédio para tratar a situação.

Corrimento vaginal de outra cor

Quando vê uma cor diferente no seu corrimento vaginal, é importante saber o que quer dizer isso, o que deve fazer e como tratar a doença que está causando isso.

Aqui neste artigo, vamos indicar como deve agir perante cada uma das diferentes cores que podem aparecer nestes fluídos.

Corrimento vaginal branco, esbranquiçado – o que será?

Este tipo de corrimento é muito semelhante ao leite, algo “grosso” com cor branca que também pode dar vontade de coçar.

Quando tem um corrimento assim pode significar candidíase, e na maioria das vezes confirma-se.

Veja também: Causas e Sintomas da Candidíase

Uma vez que muito provavelmente se deve a esta doença causada pelo fungo candida albicans, o tratamento para parar com o corrimento branco passa por conseguir curar esse fungo.

Para tal deve visitar um ginecologista de forma a verificar se realmente é candidíase, caso seja, o médico deverá receitar um medicamento apropriado (um anti-fúngico) para controlar essa doença que tanta coceira causa.

Veja também: Tratamento para candidíase

Por outro lado, se o corrimento branco é acompanhando de um cheiro bastante forte, que é semelhante a peixe estragado, pode querer dizer que está com colpite. Esta doença é causada por fungos ou bactérias.

Caso seja a sua situação, deverá procurar ajuda médica para que seja receitado um remédio para o tratamento da colpite.

Corrimento vaginal amarelo, cinza ou verde – o que será?

Este tipo de corrimento pode ter um misto de cores, um amarelo que parece cinza, ou um amarelo a ficar próximo do verde.

Neste caso é muito frequente que o corrimento também tenha um cheiro característico a peixe e pode apresentar sintomas como dor ao urinar.


O corrimento amarelado da forma como foi descrita é muito provável que seja Tricomoníase.

Esta doença é transmitida através de relações sexuais e é tratada com medicamentos antifúngicos, tais como:

  • Metronidazol;
  • Ticonazol;
  • Fluconazol;
  • Cetoconazol;

Ainda assim, não é indispensável uma visita ao médico, uma vez que este tipo de corrimento também pode indicar calamída.

A calamída, também é uma DST mas não causa quais nenhuns sintomas. O tratamento neste caso deve ser feito à base de antibióticos que devem ser prescritos pelo médico.

Quando a cor do corrimento é um pouco verde, também pode indicar Vulvovaginite, mais uma doença que deverá pedir ao seu médico para verificar e aconselhar o melhor remédio para tratar.

Corrimento vaginal marrom – o que será?

Um corrimento com cor marrom, por vezes pode indicar a presença de sangue, mas nem sempre. Normalmente, quando este corrimento está presente, também pode sentir dor a urinar.

Este corrimento pode ser devido a Gonorreia ou ser um sinal de câncer que pode tanto ser da vagina, do colo do útero ou endométrio.

O corrimento marrom, ou com sangue, é o mais importante e mais grave e por isso a visita ao médico ginecologista deve ser considera como obrigatória.

Ainda assim, se notou este corrimento vaginal poucos dias após a sua menstruação, isso é perfeitamente normal! É frequente este tipo de corrimento alguns dias após a menstruação e nesse caso não deve se preocupar, pois após alguns dias o corrimento irá voltar ao normal.

Corrimento rosa – o que será?

Este corrimento, pode ser bom para umas pessoas ou ruim para outras, tudo depende do objetivo de cada um…

Se notou que o seu corrimento é rosado e estava desejando engravidar, então esta é uma boa notícia. Este corrimento indica o início de uma gravidez e deve surgir cerca de 3 dias após a o ato sexual.

Veja também: Como saber se estou grávida? – Sintomas de Gravidez

Como não ter corrimento

Os corrimentos geralmente significam e indicam a presença de doenças. É importante evitar essas doenças e manter uma boa higiene corporal, principalmente das áreas íntimas.

  • Mantenha uma boa higiene íntima;
  • Use roupa interior de algodão;
  • Evite usar papel higiênico perfumado;
  • Não esfregue a vagina com sabonetes, água é suficiente;
  • Não mantenha a roupa interior nem pensos higiênicos molhados durante muito tempo em contato com o corpo.

São apenas alguns detalhes que são muito importantes no que diz respeito ao evitar ter corrimentos! Se quer ver livre das doenças vaginais, dores, sensação de queimação, ardor, e cheiros estranhos vindos da sua vagina, siga estes conselhos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *