Home > Problemas de Saúde > Lábios Inchados – O que pode ser?

Lábios Inchados – O que pode ser?

Está sofrendo com lábios inchados? Algumas pessoas acordam com a boca inchada ou notam durante o dia que os lábios aumentaram de volume.

Esta situação pode indicar alguma alergia, infeção, doença auto-imune ou em casos mais graves, câncer.

Se o inchaço nos lábios ocorreu poucas horas após uma refeição ou após a toma de algum remédio, pode ser considerado alergia. Nem sempre o problema estará relacionado com o que ingeriu, no entanto, esta é uma forte hipótese.

Caso não seja de fato uma reação alérgica, deve ficar atento aos sinais que tem nos lábios, pois pode ser resultado de um outro problema como infeção, doença, resultado de uma febre, entre outros.

O inchaço pode ser aliviado com a aplicação de gelo no lábio. Mas caso o volume do lábio não baixe dentro de 2-3 dias ou se sentir febre ou dificuldade em respirar, deverá consultar com alguma urgência o médico.

O que pode causar lábios inchados?

São várias as razões que podem dar origem a uma boca inchada, e estas são as mais frequentes:

1. Alergias

Se notou o inchaço algumas horas após a ingestão de remédios ou alimentos como marisco, amendoim ou ovo, então pode estar perante uma reação alérgica.

Também pode acontecer se colocou alguma maquiagem ou batom nos lábios.

Se sentir também dificuldade em respirar, rosto rosado, tosse e/ou garanta “cheia”, então sim, é muito provável que esteja a sofrer uma reação alérgica.

Como tratar: As reações alérgicas são perigosas! Se não for tratada a tempo pode dar origem a complicações mais graves. Deve usar um remédio anti-alérgico! Se estiver com problemas de respiração, pode já estar a sofrer com um choque anafilático, devendo contatar imediatamente a urgência para ser assistido por um médico.

E claro, é também importante que identifique a substância que causou esse inchaço para evitar esta alergia.

2. Problemas dentários

Problemas nos dentes também podem dar origem a inchaço na face, boca e lábios, devido à gengiva que também incha. O caso de abscessos dentários podem levar a um inchaço no lábio, inflamando a boca, que por vezes até pode causar sangue na boca.

O uso de aparelho dentário também pode causar lesões e feridas nos lábios que mais tarde dão origem a um inchaço.

Como tratar: Problemas nos dentes deve ser sempre tratado com o médico dentista. O mesmo deverá identificar se existe algum problema, tais como inflamações, abscessos, entre outros. Podem ser recomendados remédios antibióticos anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar os sintomas e tratar o problema.

3. Herpes

O herpes é uma infeção causada por vírus que é contagiosa e se manifesta com inchaço e dor no lábio. Também é comum o vermelhidão no lábio e por vezes pode causar febre.


Como tratar: O corpo combate o vírus sozinho. Porém, o uso de pomada anti-viral pode acelerar o tratamento do herpes. O mais recomendado é consultar o clínico geral para que ele lhe possa indicar qual a melhor pomada para colocar no seu lábio e tratar a situação que está ocorrendo.

4. Candidíase oral

No nosso organismo existe o fungo Candida albicans, porém, os nossos mecanismos de defesa mantêm esse fungo em níveis estáveis que não causa qualquer problema ao organismo. Mas quando esses mecanismos de defesa falham, o fungo aumenta a sua quantidade causando uma infeção conhecida como candidíase.

Essa candidíase pode ocorrer na boca, no interior dos lábios, gengiva ou língua. É uma situação que também pode dar origem a um inchaço dos lábios.

Como tratar: Deverá consultar um médico ou dentista para que este recomende um remédio antifúngico com o objetivo de tratar o problema.

O fato de este fungo se ter desenvolvido foi devido às poucas defesas que tem no seu organismo (quer seja por gripe, HIV, toma de antibióticos, ou outra situação). Assim, o restabelecimento dessas defesas é igualmente uma forma de tratar o problema.

5. Cisto no lábio

O aparecimento de um cisto no lábio, é também conhecido como mucocele, que acontece depois de uma mordida ou lesão no lábio. Causa um inchaço e igualmente desconforto.

Como tratar: Após alguns dias, este tipo de inchaço desaparece sem grande esforço. Deverá consultar um médico apenas se ele durar mais de 1 semana a desaparecer ou se for necessário drenar o líquido que está no interior.

6. Aftas

As aftas surgem na boca, geralmente na parte interna do lábio, ou gengiva, como resposta do organismo a sarar alguma lesão já existente. Quando a afta ocorre no lábio, causa um ligeiro inchaço e uma dor desconfortável.

Como tratar: Estes pequenos pontos dolorosos são curados espontaneamente sem grandes tratamentos. Geralmente duram entre 5 a 7 dias até desaparecerem, e a dor mais desagradável é entre o 2º e o 4º dia na maioria dos casos.

Ainda assim se o caso for grave, se tiver muitas aftas ou de tamanhos anormais, deverá consultar um médico que pode recomendar uma pomada analgésica. Essa pomada é aplicada por cima da afta e alivia a dor sentida.

Concluindo

Existem vários fatores que podem causar inchaço nos lábios. Na maioria dos casos são situações simples que se resolvem sem tratamentos após alguns dias. Ainda assim, quando o inchaço tarda a desaparecer ou se este for acompanhado de febre, dificuldade em respirar ou outras situações preocupantes, não descarte a hipótese de visitar o médico!

Alguns outros fatores, não mencionados anteriormente, também podem provocar lábios inchados, como é o caso de picadas de insetos, a colocações de piercings que acabam por inflamar, câncer oral, sistema imunitário debilitado, entre outros.