A sifílis é uma doença que surge quando existe uma infeção provocada pela bactéria Treponema pallidum e é transmitida através de relações sem o uso de preservativo.
Se apareceram pequenas feridas, úlceras, que não provocam dores, no seu pênis, vagina, ou em redor das partes íntimas, e depois desapareceram e esqueceu o assunto, talvez deva se preocupar. Esse é um dos primeiros sintomas, o aparecimento dessas feridas e o seu desaparecimento com o tempo. Porém, uns dias mais tarde, essas feridas vão voltar, e não será apenas no pênis! Vai ter o seu corpo coberto por essas feridas com um aspeto grave e doloroso.
A doença pode encontrar-se em 3 estágios diferentes: primária, secundária e terciária. Quando uma mulher grávida está infetada, denomina-se sifílis congênita.
Como saber se é Sífilis?
É importante descobrir se realmente se está a tratar de sífilis, e para isso, é necessário fazer um diagnóstico médico.
Se praticou atividade sexual sem proteção e surgiram lesões nas áreas genitais ou na pele, visite o médico!
O diagnóstico é feito através da observação dos sinais e sintomas do doente, exames ao sangue, e por fim uma verificação da bactéria ao microscópio, onde é feita uma raspagem da ferida para poder ser vista ao microscópio e identificar se as bactérias estão presentes.
Sintomas da sífilis primária
O primeiro surgimento da doença começa pelo estágio primário que aparece entre 10 dias a 3 semanas após o contato com a pessoa infetada. Nesta fase aparecem algumas feridas nos órgãos genitais acompanhadas de uma vermelhidão que vai gradualmente desaparecendo passado cerca de 1 mês.
Nesta fase as feridas da doença surgem no pênis e em redor deste no caso dos homens, e para as mulheres aparecem nos pequenos lábios. Também é possível que apareçam úlceras na boca, lingua, seios, mãos ou ânus.
Sintomas da sífilis secundária
Após as lesões provocadas pelos sintomas da sífilis primária terem desaparecido, cerca de 1 mês e meio – 2 meses depois, a doença volta a atacar no seu segundo estágio, por todo o corpo, apresentando os seguintes sintomas:
- Manchas vermelhas na pele;
- Pele a descamar;
- Dores de cabeça;
- Dores nos músculos;
- Dor de garganta;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Febre ligeira;
- Mau estar.
Sintomas da sífilis terciária
Quando o tratamento adequado da doença não é feito, começam a surgir novos sintomas característicos da sífilis terciária. Geralmente aparecem entre 10 a 30 anos após o início da infeção, mas só em indivíduos não tratados. Esses sintomas incluem:
- Lesões e feridas maiores e mais graves;
- Dores de cabeça constantes;
- Dificuldade de audição;
- Insônias;
- AVC;
- Pupilas dilatadas;
- Delírios;
- Alucinações;
- Perdas de memória;
- Convulsões;
- Lesões nos órgãos internos.
Sintomas da sífilis congênita
Se a mulher estiver grávida, com sífilis e não fizer o tratamento adequado, a doença pode passar para o bebê. Se isso se verificar, a criança poderá nascer com ossos deformados, feridas no corpo, anemias, e mortes prematuras devido a problemas nos pulmões. Em alguns casos também pode provocar um aborto.
Quando uma mãe grávida está com sifílis ela deverá passar por sintomas como:
- Manchas vermelhas na pele;
- Problemas de audição;
- Problemas nos ossos;
- Anemias;
- Pneumonia;
- Perda de apetite;
- Problemas mentais.
Quando existe sífilis congênita, deve ser feito um tratamento o mais rápido possível . Nas grávidas esse tratamento pode ser feito com administração de penicilina injetável. A quantidade administrada depende da idade do bebê.