A conjuntiva corresponde à parte branca dos olhos, e quando essa área se encontra inflamada, diz-se que está com conjuntivite.
A conjuntiva, tem como função a proteção do olho contra agentes nocivos do meio ambiente. Quando um agente externo penetra na conjuntiva, o organismo vai-se defender através de uma reação inflamatória, e por isso surgem os sintomas da conjuntivite, de forma a tentar eliminar o agente agressor.
Normalmente, a conjuntivite dura entre 1 a 2 semanas, dependendo do tipo que é, tendo em conta o microorganismo ou o do agente agressor que está a inflamar o olho.
Causas da Conjuntivite
Conforme já foi dito, esta doença ocorre devido à presença de um agressor externo. Os agressores que geralmente causam esta inflamação, são bactérias, vírus ou fungos.
Para além destes microrganismos, outros fatores como calor excessivo, gases que causam irritação ocular, exposição a raios solares, fumos, etc, também podem causar este problema.
Muitas pessoas podem não saber, mas as piscinas públicas são um local potencialmente perigoso de 2 formas: Primeiro, as piscinas públicas costumam estar carregas de substâncias irritantes para o olho, como é o caso do cloro. Por outro lado, esta doença também é contagiosa, ou seja, uma pessoa infetada numa piscina pública, pode muito bem contagiar qualquer outra pessoa saudável.
Outras doenças oculares, como é o caso da miopia ou hipermetropia, quando não estão tratadas corretamente, também podem desenvolver conjuntivite, uma vez que vão provocar um esforço excessivo do olho, causando inflamação.
Sintomas de Conjuntivite
São vários os sintomas, sendo os principais e mais frequentes:
- Lacrimejo (muitas lágrimas e correr água do olho);
- Olho muito vermelho;
- Coceira;
- Visão turva e embaçada;
- Sensibilidade à luz;
- Inchaço do olho (edema).
Também pode ocorrer a presença de secreções dependendo do tipo de fator que desencadeou a conjuntivite.
Conjuntivite é tranmissível – contagiosa?
Sim! É bastante fácil transmitir esta inflamção para outra pessoa, através de qualquer objeto contaminado.
Para ocorrer um contágio, basta uma pessoa com conjuntivite esfregar o olho, tocar em qualquer objeto, e mais tarde outra pessoa saudável ir tocar nesse mesmo objeto, e depois esfregar o olho. A probabilidade pode ser pouca, mas o modo de contágio é fácil!
Como tratar a conjuntivite
O tratamento e os remédios utilizados na conjuntivite variam de acordo com o agente que está a causar a inflamação.
Quando a conjuntivite é viral (causada por vírus), o tratamento é feito com colírios com corticóides.
- Alguns dos colírios utilizados são: Dunason, Refresh, Lacril, Ecofilm Colírio.
Quando a conjuntivite é bacteriana (causada por bactérias), é necessário “matar” essas bactérias e por isso deve-se recorrer a colírios com antibióticos que apenas podem ser pescritos pelo médico oftalmogista.
- Alguns colírios com antibiótico são: Biamotil Oculum, Cloranfenicol, Flumex, Maxitrol, Vixmicina;
Quando a conjuntivite aconteceu devido a agentos químicos, geralmente desaparece ao fim de alguns dias sem ter que recorrer ao uso de remédios.
O tratamento desta complicação costuma ser bastante fácil e eficaz. Porém, por vezes podem surgir algumas complicações quando não são tratadas a tempo, como é o caso do desenvolvimento de uma ceratite (infeção na córnea). Apesar de ser uma complicação da conjuntivite, é igualmente tratável recorrendo a colírios com antibiótico, tal como se cura a do tipo bacteriana.
Como prevenir e evitar a conjuntivite?
Uma vez que é contagiosa, ter cuidado com o meio ambiente ou com agentes químicos ou físicos pode não ser suficiente.
É sempre importante manter uma boa higiene pessoal para prevenir ser contagiado por outras pessoas.
No caso das piscinas, como já foi explicado, o uso de óculos que evitam o contato direto dos olhos com a água, podem ser uma ajuda preciosa na prevenção da conjuntivite.
Se está contaminado com uma conjuntivite bacteriana, tenha o bom senso de evitar as piscinas para que não contamine a água que possa vir a infetar outras pessoas.
Para prevenir, ou para evitar agravar complicações, você deve:
- Evitar esfregar os olhos;
- Se notar que alguma pessoa está infetada, evite abraços, beijos ou outros cumprimentos mais íntimos;
- Lave com frequência o rosto e as mãos;
- Use proteção para os olhos (óculos de mergulho) quando frequentar piscinas públicas;
- Mantenha os olhos limpos e secos;
- Não compartilhe produtos de maquiagem para os olhos;
- Se estiver infetado, troque a fronha do seu travesseiro todos os dias;
- Mantenha uma boa higiene corporal diária.

