O olho de peixe, que surge principalmente na palma do pé e dedos das mãos, é uma pequena verruga que causa incômodo.
Esta lesão é uma pequena saliencia circular e dura, que fica com uma cor preta no seu centro, ficando parecido a um olho de peixe, daí o seu nome.
O uso de algum tipo de calçado ou o manuseamento de alguns objetos pode estar comprometido quando existe esta lesão. É possível que sinta alguma coceira ou dor, e deve ser tratado logo assim que for identificado.
Este probelma é uma infeção que pode ser causada pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV). Este vírus (o HPV) também pode causar outras infeções e câncer. Ainda assim, pode ficar tranquilo, pois o olho de peixe em nada está relacionado com câncer!
Causas do Olho de Peixe
Pessoas que tenham contato direto da sua pele com o vírus do HPV, pode originar esta pequena lesão. As crianças são o grupo alvo mais frequente deste tipo de problema uma vez que o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.
O estresse e nervosismo também são alguns dos causadores do olho de peixe. É importante evitar o estresse procurando métodos de se acalmar, através da prática de exercício físico ou técnicas de relaxamento. A alimentação saudável também é importante no controlo do estresse, nervosismo e ansiedade!
O sistema imunológico enfraquecido também ‘ajuda’ no desenvolvimento deste problema. Assim, a toma de alguns antibióticos facilitam o aparecimento do olho de peixe.
Sintomas do Olho de Peixe
O principal sintoma é o aparecimento de uma verruga redonda com uma saliência de cor amarelada e um ou vários pontos pretos no centro. Pode surgir mais que um olho de peixe na palma do pé, causando um enorme desconforto ao caminhar.
Tratamento para Olho de Peixe
O tratamento para este problema deve ser sempre recomendado pelo médico! É importante referir que esta lesão não é de rápida cura, podendo demorar mais de 1 mês até ficar completamente sarada.
Ao consultar um dermatologista, deverá ser recomendado uma pomada com ácido salicílico. Esta pomada deve ser colocada no local afetado, não só em cima do olho de peixe como também na região em volta. Esta pomada deve ser aplicada 2 vezes por dia, a não ser que o médico tenha indicado outra posologia.
Remédios caseiros para Olho de Peixe
O tratamento com a pomada indicada anteriormente é bastante importante para remover o olho de peixe! Ainda assim, alguns métodos caseiros aceleram e facilitam esse tratamento, tais como:
1. Esfoliação
Coloque água quente e sal numa bacia e deixe os seus pés de molho durante cerca de 15 a 20 minutos. Lave bem o pé e depois use pedra pomes para fazer uma esfoliação na área em volta do olho de peixe. Se este procedimento causar alguma dor ou desconforto, não force e pare! Não é suposto estar a causar dor.
Não esfregue muito de forma a tentar tirar a verruga, pois isso só irá fazer com que o vírus se espalhe pelo pé causando novas verrugas.
2. Hidratação
É muito importante manter a pele e a região afetada hidratada. Depois de terminar o procedimento anterior, coloque um creme hidratante! Para ter a certeza que esse creme é absorvido pela pele, calce umas meias para garantir uma hidratação duradoura.
Cirurgia para tirar o Olho de Peixe
A cirurgia deve ser considerada quando existe bastantes verrugas deste tipo ou quando o tratamento com pomadas indicadas pelo dermatologista não estão fazendo efeito.
Este tipo de tratamento é feito com o uso de nitrogênio. Ele é utilizado para congelar a verruga e posteriormente poderá ser eliminada por completo.
Apesar de ser o tratamento mais eficaz, uma vez que elimina por completo com este problema, é um procedimento um pouco doloroso.
Existem ainda outras cirurgias que são feitas com anestesia local e não causam qualquer dor, removendo por completo a verruga.
Prevenção do Olho de Peixe
Evitar este problema de saúde é uma excelente forma de ter qualidade de vida e não sofrer com esta situação! Porém, nem sempre isso é possível, mas existem algumas formas de prevenir o aparecimento destas verrugas que tanto incomodo causam.
Para não aparecer Olho de Peixe no seu pé, você deverá:
- Evitar andar descalço em locais úmidos públicos (piscinas públicas, vestuários, etc);
- Não usar sapatos sem calçar meia;
- Não usar sapatos de outras pessoas;
- Não mexa no Olho de Peixe caso já tenha aparecido, para evitar que surjam novas verrugas em outros locais do seu corpo;
- Evite contato direto com o olho de peixe de outras pessoas;
- Tenha uma alimentação cuidada e equilibrada.
A prevenção é importante em todas as pessoas, mas é ainda mais importante em indivíduos que costumam sofrer com esta patologia.
Em caso de complicações mais graves relacionadas com o Olho de Peixe, procure um médico dermatologista com urgência para que ele possa analisar a situação e aconselhar o melhor tratamento!

