Home > Problemas de Saúde > Abscesso – inchaço e pus – Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção

Abscesso – inchaço e pus – Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção


O abscesso ou designado também como furúnculo é uma doença que normalmente é associada a uma inflamação e causa dor ao toque, contudo é uma doença que pode perfeitamente surgir nas virilhas, por baixo dos braços, nas gengivas, pescoço ou até mesmo na mama.

Para quem não sabe como é formado, o abscesso é a acumulação de pus que se forma através da inflamação do tecido, cuja aparência normalmente é vermelha. O líquido do pus que é gerado no interior do tecido, forma-se devido à morte das células, dos microrganismos e dos glóbulos brancos desse mesmo tecido.

Se tem um ponto no seu corpo com pus, vermelho em redor e causa dor ao toque, fique a saber que provavelmente está com um abscesso!

Existem ainda vários tipos dependendo do local onde eles surgem. Assim, temos abscesso abdominal, cerebral, hepático, anorretal, dentário, pulmonar, cutâneo, etc…

Causas dos abscessos

Existem diversas causas que podem levar ao aparecimento do abscesso, no entanto, existem pelo menos dois fatores que estão associados ao surgimento desta doença que são: uma dieta rica em gorduras e açúcares e uma má higiene oral, que neste caso causa o aparecimento de um abscesso na gengiva.

Porém, outro dos fatores mais importante no aparecimento de abscessos é o contato direto com bactérias e produtos químicos tais as tintas a óleo.

Se as glândulas sebáceas também estiverem tapadas, também pode ocorrer o desenvolvimento de inflamações e consequentes abscessos.

Uma vez que dietas ricas em açúcares podem causar abscessos, se tiver uma doença em que os níveis de açúcar no sangue estejam elevados, como é o caso da diabetes, também pode ocorrer o desenvolvimento destes inchaços com pus! Por outro lado, também pode ser um excelente indicador da presença de diabetes sem ter conhecimento de tal! Se está com muitos abscessos e não percebe a sua causa, experimente fazer análises ao sangue e verifique os resultados!

Sintomas do abscesso

Quando uma pessoa fica com um abscesso, é muito difícil não dar conta da doença, tendo em conta que os sintomas são bem caraterísticos, como por exemplo, o inchaço do tecido afetado, o ardor que se sente, a massa inflamada que se forma com o abscesso e a própria cor são aspectos inconfundíveis. Em alguns casos, quando não é tratado a tempo, a inflamação pode mesmo chegar a tecidos mais profundos e desenvolver febre no indivíduo.

Por isso, se tem um abscesso trate dele assim que puder para não alastrar para o resto do corpo e organismo, tendo em conta que os sintomas após um processo bem mais avançado podem piorar para a diarreia, as náuseas, os vómitos e os calafrios.

Tratamento do abscesso

No entanto, o tratamento do abscesso também não é feito de qualquer forma, existem diversos tipos de tratamento sim, mas todos eles exigem a intervenção de um médico especialista. No caso de um abscesso mais pequeno, o médico executa um corte sobre o tecido afetado, retira o pus e higieniza a área com um líquido à base de salina. Se o abscesso já se espalhou para diversas áreas, o antibiótico receitado pelo médico poderá ser a melhor hipótese. Contudo, se o abscesso não é assim tão grande e se a inflamação apenas acontece numa pequena superfície, então o antibiótico poderá não ser medicação a mais indicada para o seu caso.

Para aliviar a dor e suavizar a área afetada, pode aplicar toalhas molhadas quentes por cima do abscesso. Isto irá fazer com que o pus se liberte de forma natural, sem que tenha que espremer a borbulha, algo que é completamente CONTRAINDICADO! Não force a saída do líquido do interior do abscesso, por isso irá alastrar a infeção pelos tecidos e pode provocar o aparecimento de novos abscessos.

Por vezes, existem casos em que o abscesso simplesmente vai desaparecendo lentamente sem rebentar e outros tantos esvaziam o seu conteúdo. A melhor forma é ir acompanhando todo o processo para que a situação não piore!

Tratamentos naturais para abscesso

Aplicando sacos de chá preto, alho também é uma excelente hipótese que além de ajudar a aliviar as dores funciona como um bom antibiótico, assim como sal que apresenta propriedades anti-bacterianas.

Colocar uma pasta de argila verde por cima de um pano limpo que esteja sobre o acesso abscesso também é uma técnica muito comum para acalmar a dor e ajudar no tratamento, isto porque a argila tem capacidade anti-inflmatória e irá tornar a cura do abscesso mais rápida. Deixe atuar durante 10 minutos e repita o processo de manhã, à tarde e à noite.

Esta argila verde pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais.

Como prevenir um abscesso

Para evitar o aparecimento de um abscesso, existem algumas atitudes que podemos tomar no nosso dia-a-dia para ajudar a prevenir esta doença, como por exemplo, escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, utilizar o fio dentário pelo menos uma vez por dia, sendo que o ideal seria após a última lavagem, trocar a escova de dentes a cada três meses, evitar alimentos ricos em açúcar e fazer algumas visitas diárias ao dentista, para evitar que isto apareça na boca e gengiva.

Uma higiene corporal também é bastante importante para que não apareçam abscessos noutras regiões do corpo. Para além disso, monitorizar os valores de glicémia (açúcar no sangue) também é importante, uma vez que elevados valores de glucose no sangue podem promover o aparecimento de abscessos. Mesmo que os valores estejam reduzidos, é importante não abusar nos alimentos gordurosos e ricos em açúcares.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *