Algumas pessoas acordam durante a noite com formigamento num dos braços ou nas mãos, e sentem um incómodo bastante grande fazendo parecer que nem tem esse braço. Você é uma delas?
Este formigamento pode surgir devido a vários fatores, que podem ser preocupantes, ou não, dependendo da causa. São sensações desagradáveis, mas na maioria dos casos, são de fácil resolução. Basta colocar o braço numa posição diferente, ou até mesmo abanar o braço, para que tudo volte ao estado natural.
Se este problema surgir com pouca frequência, talvez não seja muito preocupante… O pior é quando se torna uma situação recorrente!
Mãos e Braços com Formigamento – Causas e Sintomas
A sensação que temos, é de que o braço ou mão está sendo picado com centenas de agulhas pequeninas, ou que tem um monte de formigas passando por cima do braço, e dificilmente o consegimos mover. Alguns indivíduos também se queixam com sensação de ardor.
– A causa mais frequente para esta sensação enquanto dormimos, será a de “braço preso”. Acontece quando estamos a dormir durante algumas horas na mesma posição. O braço pode ficar preso debaixo do corpo, ou debaixo do seu pescoço, ou debaixo do corpo ou pescoço da pessoa com quem está dormindo, etc…
Quando isto acontece, a pressão que faz em cima do seu braço vai bloquear a massagem da circulação sanguínea, perdendo a sensibilidade na área levando a que sinta esse tal formigamento.
Assim que se aperceber que está com o braço dormente, vai acordar com o desconforto, e colocando-o numa postura normal, o sangue vai circular na área afetada, e tudo voltará ao normal.
Existem também outros problemas que podem originar formigamento no braço!
– Fadiga, cansaço e fraqueza extrema – O formigamento pode ser um sintoma de cansaço. Se você sente uma fadiga muito grande, um cansaço excessivo e fraqueza acompanhada, isso pode originar dormência no braço.
– Roupas e acessórios apertados – O uso de pulsieras ou aneis apertados, pode dificultar a passagem normal do sangue, causando o formigamento. Por isso é importante dormir com roupas largas e sem quaisquer acessórios nos pulsos, pescoço, anéis, ou qualquer outro tipo de objeto que aperte alguma área do seu corpo, dificultando a passagem do sangue.
– Lesão ligeira na mão – Se durante o dia, ao longo do seu trabalho, machucou a mão com alguma movimento mais agressivo, durante a noite pode vir a sentir uma dormência na mão. Essa situação deverá passar em 1-2 dias, caso contrário, deverá visitar o seu médico para averiguar a situação.
– Retenção de Líquidos – Muitas pessoas não têm noção, mas a retenção de líquidos também pode exercer pressão sobre os canais sanguíneos, dificultando a passagem do sangue e causando formigamento. Esta situação é mais ferquente em mulheres na menopausa, durante a gravidez ou em casos de excesso de peso.
– Falta de Vitamina B12.
– Pressão ou lesões nos nervos da mão ou pulso – Mais uma das possíveis causas, é uma lesão ou uma pressão que tenha sido exercida durante o dia, ou que esteja a ser exercida durante a noite.
– Ligaduras apertadas – Se partiu o pulso, a mão, um dedo, o braço, o ombro, o cotovelo, ou qualquer outra área do braço, e está com ligaduras, verifique se não está demasiado apertada. Alguns médicos e enfermeiros preocupam-se em deixar a ligadura bem apertada para que ela não saia. Porém, ao apertar demasiado, estará a bloquear
O que fazer quando tem formigamento no braço
Se o problema estiver relacionado com a má posição em que está a dormir, é uma situação normal em qualquer pessoa e é facilmente identificável. É possível tratar muito facilmente, bastando apenas ficar numa posição normal, de forma a restabelecer a correta circulação sanguínea.
Por outro lado, se o formigamento nos braços ou mãos é bastante frequente e não está com o braço preso, ou com algo que esteja a bloquear a circulação, então deverá preocupar-se um pouco com a situação e visitar um médico.
Existem diversas doenças, síndromes, e outros problemas como AVC ou AIT, que podem causar formigamento nos membros. Mas para apurar as causas desse formigamento, o melhor será mesmo consultar o seu médico para realizar análises e exames e apurar a causa para proceder ao tratamento.
Formigamento nas pernas enquanto dorme
Se o formigamento ou dormência surgir nas suas pernas enquanto dorme, pode estar sofrendo com um problema de Síndrome de Pernas Inquietas.
Veja mais aqui: Síndrome das Pernas Inquietas, o Que é, Qual o Tratamento

