Por vezes sentimos as orelhas entupidas ou bloqueadas, parece que o som está muito baixo ou muito lá ao fundo.
Existem diversos fatores externos e internos que podem fazer com que esta situação aconteça. As orelhas entupidas afetam tanto a audição como o equilíbrio da própria pessoa, podendo originar dor e desconforto.
As crianças e bebês são quem mais sofrem com esta situação de ouvido entupido. Ocorre principalmente durante as épocas mais frias e em pessoas que sofram de sinusite.
Veja também: Remédios Caseiros para a Sinusite
Assim, as pessoas podem ter maior probabilidade de sentir os seus ouvidos entupidos devido a:
- Acúmulo de cera no ouvido;
- Trompa de eustáquio bloqueado;
- Sinusite;
- Resfriados e gripes;
- Estar em locais de grande altitude (montanhas e serras);
- Neuroma acústico (crescimento de tumor dentro da orelha);
Remédios naturais para remover cera do ouvido
A cera funciona como uma barreira que protege o interior da orelha, criando uma barreira entre a abertura da orelha e o aparelho sensitivo do ouvido interno.
É a cera que impede com que objetos e partículas estranhas entrem dentro do ouvido. As glândulas responsáveis por produzir esta cera por vezes criam em excesso, fazendo com que acumule bastante cera. Esse acúmulo se não for limpo ou removido pode fazer com que a cera que dura dentro do ouvido.
Ao acumular e a ficar dura dentro do tubo, bloqueia todo esse canal provocando sintomas como:
- Tonturas;
- Dor de ouvido;
- Zumbido nos ouvidos.
Alguns remédios caseiros podem ajudar a eliminar a cera que está em excesso no ouvido.
Soluções naturais para remover cera do ouvido
Para suavizar a cera que fica dura dentro do ouvido, existem várias soluções naturais que pode usar sem qualquer perigo.
Em formas de gotas pode utilizar:
- Óleo mineral;
- Óleo de bebê;
- Peróxido de carbamida;
- Peróxido de hidrogênio (água oxigenada);
- Glicerina.
Existem gotas deste género à venda na farmácia para remover a cera que se encontra em excesso.
Irrigação da orelha para remover a cera
Outra opção que também é bastante utilizado para limpar o excesso de cerúmen, é o uso de um kit de irrigação, que geralmente é feito pelo médico otorrino.
Para fazer esta limpeza, é utilizada água e uma solução salina que deve ser aquecida até cerca de 35 – 36ºC para que sejam evitadas tonturas devido à diferença de temperaturas entre a solução e o corpo.
Evite usar cotonetes para limpar a cera
Apesar de serem fabricados e vendidos como uma ferramenta para limpar a cera do ouvido, os cotonetes não devem ser utilizados!
Estes objetos podem causar uma obstrução do canal. É verdade que quando coloca o cotonete no ouvido consegue ver que alguma cera saiu, mas na verdade, a outra parte da cera foi empurrada mais para o fundo, dificultando o acesso. Essa cera que é empurrada pode causar um bloqueio e problemas futuros.
Utilizar outras ferramentas para limpar a cera também não é boa ideia, uma vez que podem danificar o interior do ouvido provocando danos mais graves.

Trate alguma doença que possa ter
Como já foi dito, um ouvido entupido ou bloqueado pode estar relacionado com alguma doença associada, como é o caso de sinusite, esfriados, gripes, etc…
Pode tentar comprovar essa situação se ao mesmo tempo que tiver um ouvido entupido, também sofrer com algum dos seguintes sintomas:
- Nariz escorrendo;
- Espirros frequentes;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Febre.
Se sofrer com algum destes sintomas, significa que tem alguma doença associada e é muito provável que venha a sofrer com o ouvido entupido.
Se tiver o ouvido entupido, também é possível que venha a sofrer com problemas de infeções no ouvido. Para evitar essa situação, é altamente recomendado que cuide rapidamente da doença que está sofrendo, para que o ouvido desbloqueie e se veja livre deste problema.
Ouvido entupido, devo ir ao médico?
É possível que consiga tratar o ouvido entupido se seguir as recomendações anteriores. Porém, em algumas situações, e em casos mais graves, os remédios naturais indicados podem não ser suficientes e não tratar a situação. Assim como, também existe uma série de condições que devem ser encaminhadas imediatamente para o médico mesmo antes de tentar tratar sozinho em casa. Essas situações são:
- Existência de febre;
- Dores fortes no ouvido;
- Perda de audição;
- Não conseguir desobstruir o ouvido;
- Passou por uma cirurgia no ouvido recentemente.
Se alguma destas condições anteriores está acompanhando o ouvido entupido, então deve ir imediatamente ao médico.
Ouvido entupido é neuroma acústico?
Se não conseguiu desentupir, se foi ao médico e o tratamento não foi eficaz, então provavelmente a situação pode ser mais delicada, e alguns exames podem revelar neuroma acústico.
O neuroma acústico é um crescimento benigno dentro do ouvido que pode exercer pressão, e eventualmente, fechar os tubos no ouvido. Não é um câncer maligno e pode ser removido através de uma cirurgia de forma a aliviar o entupimento que sente e tanto incomoda.


