Por vezes surgem dores no lado direito do peito, mas por vezes são menos preocupantes que as do lado esquerdo. Isto porque o coração se localiza do lado esquerdo, e dores nessa região podem indicar problemas cardíacos graves.
Ainda assim não quer isto dizer que não se deva preocupar com as dores do lado direito do peito! Antes pelo contrário. Apesar de não ser o lado do coração, pode querer indicar alguns problemas de saúde.
Apesar de não ser dada muita importância a esta dor, precisamente por não ser do lado do coração, e por não ocorrer com tanta frequência, não devemos ignorar essa dor! Ela pode ser um indicador de alguma inflamação no corpo ou algum problema de saúde que esteja presente.
Causas da dor no lado direito do peito
Veja também: Dor no peito – O que pode ser?
Um ligeiro desconforto no lado direito do peito pode querer indicar várias condições de saúde diferentes. Pode estar relacionado com problemas emocionais, tensões musculares, resfriados, entre muitas outras… Veja abaixo a lista de possível causas de problemas de saúde que podem originar dores do lado direito do peito.
#1. Ansiedade e estresse
Muito comum na sociedade de hoje em dia. Casos de ansiedade é frequente em grande parte da população, sendo que uma pequena parte destes indivíduos, sofrem também com ataques de ansiedade.
Geralmente, estes ataques de pânico (ou ansiedade), tem semelhanças com um ataque cardíaco, onde existe dor no peito, palpitações cardíacas e dificuldade em respirar.
Esses ataques de ansiedade são desencadeados por eventos estressantes que possam ocorrer durante o dia.
#2. Tensão muscular
A parede torácica contem vários músculos diferentes. É bastante simples forçar estes músculos através do excesso de atividade física ou estresse acumulado.
Esta situação causa uma dor no peito bastante incomodativa, mas que pode ser resolvida através da ingestão de remédios analgésicos.
#3. Traumas
Uma simples queda, uma pancada forte no peito, um acidente de carro, ou qualquer outra situação que provoque algum dano nos nervos ou vasos sanguíneos e músculos do tórax, pode levar a uma lesão traumática.
Essa situação também pode danificar o coração, pulmões ou outros órgão internos.
#4. Costocondrite
Um problema de saúde pouco conhecido, talvez por ser pouco falado, a costocondrite caracteriza-se por uma inflamação da cartilagem que liga as costelas ao esterno principal.
Esta dor pode ser grave e pode surgir com tosse forte, infeções ou lesões traumáticas.
A parte boa desta doença é que geralmente desaparece sozinha, mas geralmente o indivíduo que sofre com esta situação, necessita de repouso e analgésicos para suportar a dor.
#5. Costela fraturada
Uma costela partida consiste numa fratura dos ossos que protegem os órgãos que se localizam no interior do tórax.
É uma situação bastante dolorosa e pode originar complicações mais graves se não for tratado.
Este tipo de fraturas são causadas por impactos fortes no toráx, originários de alguma pancada, queda ou qualquer outra situação semelhante.
Se essa fratura for do lado direito, poderá causar uma dor do lado direito do peito, acompanhado de inchaço e sensibilidade na área.
#6. Azia
O ácido que se encontra no estômago pode subir até à garganta, causando um sabor azedo, ácido e desconfortável.
O tubo por onde desce a comida quando a engolimos, e por onde sobe o ácido do estômago nos casos de refluxo, passa pelo peito. Por isso, dores no peito podem estar diretamente relacionadas com esta situação.
#7. Pleurisia
Esta é uma doença que causa inflamação no tecido que envolve os pulmões. Devido a essa inflamação, ocorre um atratio entre as duas camadas de tecido, originando uma dor intensa e constante ao respirar.
Ao inspirar e expirar, os pulmões enche de ar e vazam, isso provoca um movimento neles, que pode causar dor no peito.
#8. Pneumotórax
O pneumotórax é uma situação delicada que ocorre quando o ar que inspirou, sai do pulmão, e preenche o espaço entre o pulmão e a parede torácica.
Nesta situação, a expansão do pulmão ao inspirar está comprometida, o que irá causar dor e desconforto significativo no peito. Esta doença também provoca taquicardia, tonturas e sensação de falta de ar.
#9. Pneumonia
Causada por organismos bacterianos, virais e fúngicos, a pneumonia é uma doença onde ocorre uma infeção dos pulmões.
Quem sofre com esta doença sofre dores, não só por todo o corpo, como principalmente no peito ao respirar e tossir. Para além dos sintomas de dor, o paciente também irá sentir calafrios, tosse, perda de apetite e ainda febre.
#10. Hipertensão pulmonar
Esta situação vai causar o aumento da pressão sanquínea. Isto vai fará com que o coração tenha que se esforçar mais para bombear o sangue por todo o corpo, causando um desconforto e dor no peito.
#11. Embolia pulmonar
Este problema de saúde, grave, ocorre devido à presença de um coágulo sanguíneo que se alojou nos pulmões. Se não for tratado com urgência, pode ser fatal.
Se o coágulo migrar ou se formar no pulmão direito, ele pode causar dor no lado direito do peito.
Em casos de embolia pulmonar, surgem sintomas de falta de ar, respiração ofegante e tosse com sangue.
#12. Câncer
Talvez seja uma condição muito radical, mas o que é certo, é que o câncer do pulmão causa dor no peite, tosse e falta de ar.
#13. Tumores no peito
O crescimento de tumores dentro do tórax, mesmo que não sejam cancerosos, podem dar origem a dores no peito.
Ao crescer, o tumor vai pressionar os vasos sanguíneos que estão por perto, e os nervos, causando um desconforto e uma dor localizada.
#14. Doença cardíaca
Apesar de as pessoas pensarem que um problema de coração só dá dor do lado esquerdo e não do lado direito, estão erradas! A dor do lado direito também pode querer indicar um problema cardíaco, principalmente se esse problema estiver localizado no lado direito do coração.
#15. Problemas de fígado, pâncreas ou vesícula biliar
Estes três órgãos são bastante importantes na digestão de alimentos, e desempenham ainda outras funções vitais. Eles encontram-se no lado direito da parte superior do abdômen.
Doenças do fígado (doença hepática), cálculos biliares e pancreatite, são doenças que podem causar dor do lado direito do tórax, causando assim uma dor localizada no lado direito do peito.
Sinto do dor lado direito do peito – Devo ir ao médico?
Um caso de dor nunca é normal. Portanto, se sentir uma dor e não saber do que se trata, o melhor mesmo é consultar um médico para que possa fazer exames e tratar a situação.
Quando a dor se localiza no peito, seja do lado direito ou esquerdo, deve sempre avisar o médico desse desconforto.
Uma dor no peito pode ser tudo e pode não ser nada… Como viu nas causas apresentadas anteriores, a sua origem pode ser muito diversa, mas não quer dizer que seja o pior!
Deverá contatar o médico com urgência quando sentir:
- Uma dor intensa no peito com início repentino;
- Uma dor no peito como se estivesse a apertar;
- Dor acompanhada de falta de ar;
- Dor que parece continuar para os braços;
- Dores acompanhadas de tonturas e fraquezas;
- Perda de consciência.

