Os furúnculos são uma infeção na pele causada pela bactéria Staphylococcus aureus.
Ela surge com mais facilidade em áreas quentes e úmidas da pele, sendo que o mais comum são as narinas, axilas, entre as nádegas e nas virilhas ou parte interna das coxas.
Normalmente os furúnculos não é sinal de grande preocupação e por vezes não é necessário ajuda médica, podendo resolver o problema mesmo em casa ou com simples remédios da farmácia.
Ainda assim, não rebente você os furúnculos em casa, pois pode espalhar para outras áreas do corpo e infetar ainda mais.
Sintomas
O principal sintoma é o aparecimento de um alto redondo, vermelho e inchado, que cresce gradualmente. Os furúnculos contém no seu interior pus branco composto por tecido morto e células do sangue. Eles têm uma duração média de 10 dias.
Estes pontos que causam um certo desconforto, podem surgir sozinhos ou em grupo.
Uma das partes mais comuns para surgir os furúnculos, é precisamente na virilha. Devido à sua localização, o simples andar causa alguma pressão no furúnculo, por estar naquela localização, e isso causa uma ligeira dor.
O que causa um furúnculo?
Como foi dito no início, este problema surge devido a uma bactéria. Quando ela invade as paredes de um folículo piloso que está danificado, ela se coloniza nesse local, causando infeção e o surgimento de um furúnculo.
Estas bactérias vivem na superfície da pele de algumas pessoas (não muitas, mas há pessoas que têm a bactéria). Essas pessoas podem nem ter nenhum furúnculo, mas são portadoras da bactéria e através do contato pele com pele, pode contaminar outra pessoa.
A bactéria também pode se espalhar através do contato com objetos contaminados. Ainda assim, na maioria das pessoas, a infeção e consequente formação do furúnculo, só acontece quando a barreira natural da pele está lesada ou danificada e permite a entrada da bactéria.
Alguma condições podem facilitar o infeção com esta bactéria e a formação de furúnculo, tais como:
- Cortes e lesões na pele;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Falta de higiene;
- Fumar;
- Anemia;
- Deficiência de ferro;
- Má nutrição;
- Excesso de uso de antibióticos;
- Eczema;
- Estresse extremo;
- Uso de corticosteróides a longo prazo.
Tenho um furúnculo, devo ir ao médico?
Na maioria dos casos, não é necessário acompanhamento médico para tratar um simples furúnculo. Contudo, existem algumas condições em que é aconselhado visitar o médico, tais como:
- Surgimento no rosto ou pescoço;
- Se tiver um tamanho superior a 5 milímetros;
- Se causar muita dor;
- Se não cicatrizar passado 2-3 semanas;
- Se o líquido no seu interior não for branco ou claro;
- Se possuir uma cor anormal que não pareça saudável;
- Se forem muitos;
- Se estiver espalhando por várias zonas do corpo;
- Se espremeu e ficou inchado e com aspeto feio.
Ainda assim, se sentir outros sintomas tais como náuseas, vômitos, perda de apetite ou febre, deve visitar o médico com alguma urgência, pois a infeção pode requerer outro tipo de tratamento.
Remédios caseiros para furúnculo
Antes de iniciar o tratamento, seja ele qual for, deve começar por limpar o abscesso e a pele em redor com água morna e sabão. Não toque diretamente no local nem faça pressão após limpar.
Veja também: Abscesso – inchaço e pus – Causas, Sintomas e Tratamento
Remover o pús do abscesso ou furúnculo
Se pretende rebentar ou espremer o abscesso não o faça! É muito simples provocar a saída do pus! Para isso, use uma toalha de rosto limpa, completamente molhada em água muito quente. Coloque a toalha sobre o furúnculo e faça uma ligeira pressão para estourar o abscesso.
O ideal é que a toalha seja molhada com água o mais quente possível mas sem queimar a pele! Deve manter a toalha sobre o furúnculo até que fique à temperatura ambiente.
Por vezes não vai conseguir remover o pús fazendo isto apenas uma vez, por isso pode ser necessário repetir o procedimento várias vezes até conseguir.
Outras formas de curar o abscesso e remover o furúnculo naturalmente:
- Não aperte ou prefure o furúnculo;
- Mantenha a região afetada limpa;
- Não toque nem faça pressão desnecessária sobre o abscesso,
- Pode colocar uma gaze ou compressa por cima do furúnculo para evitar que fique exposto;
- Evite atividades que causem atrito entre as pernas, para evitar pressão sobre o furúnculo que está na virilha;
- Quando tocar no furúnculo lave sempre as mãos com água e sabão;