Home > Problemas de Saúde > Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade – O que é, Causas e Sintomas

Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade – O que é, Causas e Sintomas

Conhecido como Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é uma transtorno que, segundo os especialista, começa durante a infância. Porém, já se sabe hoje em dia, que este transtorno não afeta apenas crianças. Qualquer pessoa de qualquer idade está sujeita a sofrer com esta condição clínica.

Psiquiatras revelam que o TDAH é uma perturbação do desenvolvimento neurocomportamental. Quem sofre com esta situação clínica, tem maiores dificuldades de concentração e distrai-se facilmente com qualquer coisa.

Estudos realizados revelam que os rapazes sofrem mais com esta condição que as meninas (13,1% vs. 5,8%).

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que é o déficit de atenção e hiperatividade. Quem sofre com este problema é frequente que tenha dificuldade em controlar o que está a fazer ou a dizer, ou seja, é uma pessoa que não sabe medir nem controlar o que faz, tornando-se impulsiva e inquieta.

É certo que muitas crianças têm um comportamento inquieto e barulhento na sua infância, mas isso é um processo normal neles. O TDAH não deve ser confundido com as ‘brincadeiras’ comuns e naturais da idade.

Existem três tipos de TDAH

Atualmente o transstorno do déficit de atenção e hiperatividade está dividido em 3 tipos:

1) Tipo predominantemente desatento

A pessoa não se consegue organizar ou concluir uma tarefa, achando um processo complicado. Acham difícil prestar atenção aos detalhes e difícil em se concentrar ou entender indicações ou explicações.

2) Tipo predominantemente hiperativo-impulsivo

Neste caso a pessoa acha difícil manter-se parada, sendo sempre necessário estar constantemente em movimento, e ainda é um tipo de pessoa que fala muito. É provável que a pessoa esteja inquieta e impulsiva, interrompendo constantemente os outros e falando em momentos inapropriados. Não são pacientes e têm dificuldades em aguardar pela sua vez.

3) Tipo Combinado

É uma pessoa cujos sintomas incluem o tipo 1 e 2 de predominância equivalente.

Sinais e sintomas da TDAH em crianças

Crianças que sofram com este problema, geralmente apresentam os seguintes sinais e sintomas:

  • Inquietação e hiperatividade;
  • Dificuldade em manter-se calada, tagarelando constantemente;
  • Interrompe os outros constantemente;
  • Não se consegue concentrar por muito tempo numa tarefa específica;
  • Desatenção;
  • Dificuldade em esperar a sua vez numa fila de espera, num jogo, ou em qualquer situação em que tenha que aguardar pela sua vez.

Contudo, relembramos que alguns dos sintomas são comuns na idade das crianças, não têm que justificar obrigatoriamente a existência de TDAH. O médico só irá diagnosticar a criança com este transtorno quando os sinais se tornam significantes e constantes ao longo do tempo na criança, comparados com outras crianças da mesma idade.

Causas do Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade

É complicado apurar uma causa específica para esta situação, por isso mesmo os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão concreta. O que descobriram foi que o risco de desenvolver TDAH é maior se um parente próximo também a tiver.

Para além de ser identificado como um problema altamente hereditário, alguns cientistas conceituados também acreditam que o TDAH seja resultado de desequilíbrios químicos no cérebro.

Como sei se uma pessoa ou criança tem este transtorno?

Não é fácil, pois o TDAH não é diagnosticado fisicamente nem através de exames ao sangue, urina, cérebro ou o qualquer outro.

Para o médico poder fazer um diagnóstico correto (que geralmente deve ser feito por um psiquiatra, psicólogo ou pediatra), ele deverá observar a criança e reconhecer padrões de comportamento. Aqui é importante a colaboração dos pais para descrever ao médico cada detalhe do comportamento habitual da criança, tanto em casa, como na escola. Com base nesses comportamentos, o médico irá tirar as suas conclusões.