Home > Problemas de Saúde > Aftas – O que são, como surgem e tratamento

Aftas – O que são, como surgem e tratamento

As aftas são conhecidas como pequenas feridas com úlceras, que surgem maioritariamente na boca, mais concretamente nos lábios, na língua, na área interior das bochechas, nas gengivas e por vezes até na garganta. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estas úlceras não são causadas por fungos bactérias e/ou outros similares. Apesar de grande parte das aftas serem conhecidas como uma ferida com um tamanho pequeno, por vezes também podem aparecer com um tamanho grande, ou superior ao normal.

As aftas causam grande desconforto e dor onde aparecem e ainda não têm uma causa comprovada mas acredita-se que aparecem derivada de alguns fatores.

Embora ainda não esteja comprovada como surgem, acredita-se que podem aparecer através devido a diversos alimentos que ingerimos, como é o caso de algumas frutas ácidas (p.ex: ananás, abacaxi), alguns queijos (salgados), frutos secos, chocolate ou alguns alimentos que contenham certos conservantes.

Outros fatores que podem contribuir para o aparecimento de aftas são o álcool, o tabaco, alguma deficiência hormonal ou a carência de ferro. Alguns medicamentos também podem provocar este pequeno problema que nos causam mau estar e desconforto.

Para além das diversas causas já referidas, estas feridas ulcerosas que surgem na boca, podem ainda ser um alerta para outro tipo de doenças, sendo que o mais provável são as doenaçs imunológicas. A falta de higiene a nível da boca e lábios, o stress, a imunodepressão, alguns fatores ligados à hereditariedade e o baixo consumo de alimentos frescos também podem levar ao desenvolvimento deste problema que causa enorme desconforto.

 

Como identificar uma afta e quando ir ao médico?

As aftas normalmente apresentam-se com cor leitosa ou amarela, entre formas circulares ou ovais, apresentando pequenas ou grandes crateras de cor avermelhada. Quando estas úlceras bocais surgem na boca com um tamanho superior a 1cm de diâmetro, acompanhadas de febre e que levam mais tempo a desaparecer, convém que o paciente procure a ajuda de um médico para avaliar a situação e prescrever o medicamento indicado para acabar com o problema.

Quanto tempo duram as aftas?

As aftas mais pequenas têm uma duração aproximadamente de uma a duas semanas, enquanto que, as aftas maiores podem levar até 2 meses para desaparecer e caso estejam acompanhadas de outros problemas de saúde (febre, gripe, doenças imunológicas, etc), convém procurar a ajuda de um médico.

Mesmo que exista contato direto, as aftas no não passam de pessoa para pessoa porque não são infeciosas.

Tratamento

Este tipo de lesões curam-se naturalmente com o passar do tempo, contudo, o desconforto e a dor causadas pode forçar a procura de um tratamento adequado de forma a aliviar os sintomas.

Para aliviar a dor e o mau estar que provocam, existem à venda na farmácia pomadas, sprays ou elixires que podem ser aplicados diretamente na afta de forma a aliviar a dor enquanto o tempo vai curando naturalmente a pequena úlcera.

Uma vez que o aparecimento das aftas está relacionado com o consumo de alimentos ácidos, é importante contrariar essa acidez de forma a aliviar o desconforto causado. Desta forma, é possível e recomendado fazer gargarejos e bochechar cerca de 3 vezes por dia, água juntamente com um pouco de sal. O sal irá contrariar o caráter ácido que está a provocar a lesão.

Também é importante fazer uma prevenção do aparecimento de aftas, e para tal deverá ter uma boa higiene oral e evitar alimentos muito ácidos ou muito salgados.

Plantas medicinais (Fitoterapia) para tratamento das aftas

Algumas plantas como é o caso da hamamelis, do ruibarbo, sálvia, e malva podem ajudar no tratamento desta enfermidade. As plantas podem ser aplicadas diretamente na lesão através dos saquinhos húmidos (saquetas de chá) facilitando a cicatrização da afta.

O chá preto também é um excelente aliado na aceleração da cicatrização das aftas.

Informações importantes sobre as aftas:

  • Alimentos muito ácidos, salgados, queijos chocolates, temperos, nozes amêndoas que por vezes até deixam a boca acre e a língua dormente, propiciando o aparecimento destas lesões ;
  • Faça sempre uma boa higiene oral, bochechando inclusivamente com um bom elixir ;
  • Para amenizar a dor pode aplicar pachos ou compressas com desinfectante, ou selos (películas) com desinfectante que se vendem nas farmácias ;
  • Consulte um profissional de saúde sempre que as aftas sejam maiores que 1 cm de diâmetro, que sangrem ou provoquem muita dor ;
  • Ingira alimentos ricos em vitamina C (Laranja, Morango, Pimentos, Tomate, Couve, Caju, Kiwi, brócolis, etc) e ou vitaminas do complexo B (Frango, Salmão, Iogurte, Sardinha, etc). Este tipo de nutrientes previnem o aparecimento das aftas;
  • As aftas são úlceras que provêm de alimentação ácida ou salgada. Assim, e só para enumerar alguns alimentos, tais como, carnes vermelhas, doces, melão e frutos secos, facilitam o aparecimento de aftas ;
  • Para contrariar a acidez que se consome através dos alimentos, coma bastantes saladas e legumes, que irão cortar essa acidez ;
  • E por último, a aplicação de um cubo de gelo directamente na afta, alivia a dor, e se esta estiver no principio ajuda a uma cicatrização mais rápida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *