Home > Beleza e Cosmética > Porque tenho os dentes pretos? – O que pode ser e como tratar

Porque tenho os dentes pretos? – O que pode ser e como tratar

Os dentes pretos podem ser provenientes de cáries em elevado estado de degradação e que devem ser tratadas o mais rápido possível, uma vez que se não tratadas podem descarnar as gengivas e os dentes cairem.

No entanto, dentes pretos podem ter igualmente a sua proveniência em manchas. Os diferentes alimentos que consumimos podem deixar pigmento e ser uma das causas para os dentes pretos.

A coloração dos dentes deve-se unicamente à qualidade do esmalte, proveniente da alta quantidade de cálcio.

Com a quantidade de alimentos que consumimos diariamente, estes deixam pigmentos de diferentes tonalidades que em conjunto podem ficar amarelados e/ou cinzas.

Se por alguma razão os dentes estiverem pretos, deverá consultar um dentista o mais breve possível, porque pode estar a esconder outro tipo de patologias mais graves.

O que causa os dentes negros?

Podem ser várias as causas que levam ao escurecimento dos dentes, tais como:

1# Dano ao esmalte;
2# Manchas;
3# Acumulo de tártaro;

Algumas causas diretas de coloração escura incluem:

  1. Beber café com frequência;
  2. Tomar certos medicamentos, como suplementos de ferro líquido;
  3. Uso de certos enxaguatórios bucais e cremes dentais;
  4. Uso do tabaco;
  5. Ter corôas dentárias, ou ter dentes chumbados com sulfeto de prata.

Causas internas

  • O dente pode aparecer preto quando danificado por dentro. As causas mais comuns dos dentes negros nesses casos são as cáries. Por exemplo, uma infecção na parte interna do dente ou um dente descarnado pode tornar um dente negro.
  • O dano começa no interior e vai até a superfície. A cor preta do dente pode aparecer primeiro em pigmentos e, eventualmente, cobrir todo o dente, se não for tratada.

Sintomas

Não é normal que um dente mude rapidamente de um tom esbranquiçado para preto. Essa situação pode ser notada por alguns outros sinais antes que o dente comece a ficar preto.

Em alguns casos, pode aparecer um ponto marrom ou cinza. Com o tempo, as manchas marrons podem ficar pretas.

Outras vezes, os dentes podem desenvolver pequenos pontos que aparecem com a cor preta. Estes pequenos pontos aparecem frequentemente perto da linha da gengiva, que é uma ocorrência comum em crianças que têm dentes pretos.

Quando o tártaro é a causa, a pessoa provavelmente notará a coloração preta do lado de fora dos molares ou do interior dos dentes da frente.

O tártaro continuará a se acumular, provocando uma mancha maior a menos que seja totalmente removido. Nestes casos, podem aparecer orifícios quando o esmalte se corrói.


Quais manchas podem ser evitadas?

  • Café e coca-cola podem levar a dentes pretos;
  • As pessoas preocupadas com o desenvolvimento de dentes pretos devem evitar levar à boca certos objectos;
  • A pratica da higiene dental e bucal adequadas, e depois de comer, deve ser uma prioridade diária.

Para não ficar com os dentes escuros deve evitar:

  1. Café;
  2. Coca-cola;
  3. Chá preto;
  4. Vinhos tintos;
  5. Tabaco de mascar e tabaco em geral;
  6. Chocolate.

Uma boa higiene dentária pode muitas vezes proteger contra as potenciais causas externas que provocam os dentes negros.

Tratamento e prevenção

Tratar dentes pretos em casa geralmente não é possível. Vários kits de branqueamento em casa estão disponíveis e podem ajudar com descoloração leve, mas os dentes pretos geralmente exigem tratamento profissional.

Um dentista examinará os dentes para diagnosticar a causa subjacente e determinará o tratamento correto e mais adequado.

E se o tártaro for a causa?

Um dentista removerá o acumulo quando o tártaro for a causa. Isso geralmente é feito raspando o tártaro(formação de placa) dos dentes. O dentista pode precisar usar instrumentos ultra-sônicos que usam vibração para quebrar o tártaro e facilitar sua remoção.

E se a decomposição do dente e/ou da gengiva for a causa?

Em casos de decomposição, é pouco provável que um dentista consiga melhorar os dentes pretos através de uma limpeza simples. Em vez disso, o dentista precisará remover a parte que estiver danificada e colocar uma coroa na parte superior do dente.

Se o descarnamento estiver em uma parte do dente, o dentista poderá remover a parte afetada e suturar o restante da ferida.

Se a cárie atingir a segunda camada do dente, no entanto, o dentista removerá toda a cárie e colocará uma coroa sobre a parte superior do dente.

Às vezes, o dente pode estar muito danificado para se recuperar com uma coroa ou preenchimento. O dentista pode precisar remover o dente inteiro.

Dicas de prevenção

Pode-se evitar dentes pretos com higiene dental adequada.

A American Dental Association (ADA) recomenda:

  • Escovar os dentes duas vezes por dia com um creme dental com flúor;
  • Limpeza ou uso do fio dental entre os dentes, pelo menos uma vez por dia;
  • Consultas odontológicas regulares, pelo menos de 6 em 6 meses;
  • Evitar consumir alimentos açucarados.

Dicas a observar

Um dentista é a melhor opção para determinar se os dentes pretos são causados ​​por manchas, acumulo de tártaro ou descarnamento e/ou decomposição dos dentes.

Uma pessoa precisará de ajuda de um profissional para tratar os dentes pretos, não importa qual seja a causa.

Praticando a higiene dental adequada pode ajudar a prevenir dentes negros. Uma vez removida a placa negra e com o devido cuidado,  os dentes negros nunca mais aparecerão.