A trombose é uma situação que ocorre em muitas pessoas por todo o mundo e pode ter consequências graves de saúde.
Esta situação ocorre quando existe a formação de um trombo (coágulo) no interior de uma veia. Geralmente ocorre com maior frequência nas pernas, mas também pode estar presente em outras partes do corpo.
Nos estudos estatísticos elaborados, foi demonstrado que as mulheres, especialmente acima dos 50 anos, são quem sofre com maior frequência este problema.
A formação de um coágulo numa veia, não só impede a correta circulação do fluxo sanguíneo, como poderá sair do local onde se encontra e migrar até outros órgãos vitais, como é o caso do cérebro, coração ou pulmões.
Por isso, é muito importante manter-se alerta e conhecer todos os sinais e sintomas que podem indicar a presença de trombos.
Quem corre o risco de ter trombose?
Existem algumas situações que podem aumentar a chance de formar um coágulo e consequentemente desenvolver trombose, elas são:
- Mulheres com idades superiores a 50 anos;
- Ossos fraturados;
- Lesão nas veias;
- Histórico familiar de TVP;
- Obesidade;
- Fumar;
- Consumir álcool;
- Tomar pílula anticoncepcional;
- Permanecer sentado na mesma posição durante longos períodos de tempo (condição verificada em viagens longas de avião ou ónibus);
- Colesterol elevado.
Pessoas que sofram de hipertensão, diabetes, doenças do sangue ou câncer, também têm uma maior chance de desenvolver coágulos, uma vez que o sangue pode ficar mais espesso e começar a formação de um coágulo.
A gravidez também aumenta o risco deste problema de saúde devido aos níveis de hormônios que tornam o fluxo sanguíneo mais lento. Ainda assim, nas 6 semanas após a gravidez, este risco ainda se mantém, por isso é muito importante permanecer alerta.
Principais sintomas da trombose
Quando ocorre a formação de coágulos, por vezes, algumas pessoas nem sentem qualquer sintoma. Ainda assim, pelo menos metade dos pacientes que já sofreram de TVP, descrevem os seguintes sintomas:
- Inchaço do local afetado (geralmente pé, perna ou tornozelo);
- Dor forte e inexplicável na perna;
- Vermelhidão e calor na área afetada;
- Rigidez muscular na região afetada.
Quando consultar o médico?
Por se tratar de um problema grave, que pode ter consequências fatais, a ida ao médico deverá ser visto como urgente!
Assim que detetar os sintomas, principalmente dor, inchaço e/ou calor no local afetado, deve ir ou ligar imediatamente ao médico e explicar a situação.
Ainda assim, se tem mais de 4 fatores de risco de desenvolver trombose, deverá consultar o médico para que este possa requisitar algumas análises para avaliar a qualidade do seu sangue e prever a chance de desenvolver trombose.
Aspirina para prevenir a trombose
Se realmente estiver em risco de desenvolver uma TVP, o seu médico poderá receitar remédios para prevenir a formação de coágulos.
Está comprovado que o uso prolongado de anticoagulantes diminui o risco de desenvolver esta patologia em até 85%!
A aspirina é um anticoagulante oral bastante utilizado! Sim, a aspirina! Não foi engano.
Provavelmente conhece a aspirina de 500 mg que serve para tratar inflamações e outras dores generalizadas, como é a dor de cabeça.
Porém, quando ela é utilizada em doses baixas (entre 100 a 200mg), este medicamento tem um poder anticoagulante.
Isto quer dizer que, doses baixas de aspirina, tem ações anticoagulantes e ajudam a prevenir tromboses.
Ainda assim, a auto-medicação é um sério risco de saúde. Por isso, antes de tomar a iniciativa de ingerir qualquer medicamento deve ser avaliado e confirmado pelo seu médico!

