O fígado é um dos órgãos mais importantes no nosso corpo, pois sem ele não conseguimos sobreviver, e um dos que mais trabalha no organismo.
O fígado tem inumeras funções, tais como produzir proteínas plasmáticas, armazenar vitaminas, metabolizar vitaminas e outros nutrientes, secretar bilís, controlar o equilibro de água e sal no organismo, “limpa” o sangue, armazena energia, produz colesterol, participa em alguns mecanismos energéticos do corpo e também desintoxica o corpo das toxinas que são produzidas nele mesmo ou que vêm de fora.
Para além destas funções, existem muitas mais, pois o fígado tem mais de 500 funções no nosso organismo!
O nosso fígado pode ficar intoxicado e também desgastado devido a muito trabalho quando comemos muitos fritos, outras comidas conhecidas como “fast food”, quando comemos alimentos processados ou muito doces, quando tomamos muitos medicamentos, etc…
Existem vários métodos para desintoxicar o fígado, quer seja através de ações no nosso dia-a-dia ou através da alimentação. São vários alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado, assim como a sua dieta diária também pode ajudar nesse processo.
Como desintoxicar o fígado com a alimentação?
Existem vários alimentos, que devido às suas propriedades, fazem uma “limpeza” no fígado e ajudam a desintoxicar.
1. Alho
O alho é bastante importante e benéfico para nós! Mas não serve de nada consumir alho se fizer uma refeição muito gordurosa, com fritos, molhos, e outras substâncias que só fazem mal…
Pode obtar por ingerir um alho inteiro (ou partido em pedaços mais pequenos), logo de manhã.
Para além de baixar os níveis de colesterol, um pouco de alho ativa umas enzimas no fígado que vão expelir as toxinas que estão a intoxicá-lo.
2. Toranja
É bastante rica em Vitamina C e antioxidantes, o que ajuda a desintoxicar de forma natural.
Para além de ajudar a dexintoxicar o fígado, um copo deste suco em jejum, também ajuda a eliminar cêlulas cancerígenas.
3. Água e limão
Em jejum, esquente um copo de água no microondas (basta 10 segundos, só mesmo para ficar morna), adicione umas gotas de limão e beba.
Esta mistura purifica o fígado e é uma excelente ajuda na eliminação de toxinas que vão ser excluídas do organismo através das fezes.
4. Dente-de-leão
Esta erva, que pode ser bebida num chá ou infusão, é vista como um remédio natural para purificar o fígado e ainda ajudar no seu correto funcionamento.
5. Cenoura
A cenoura contém bastante flevonoides e betacarotenos, facilitando e promovendo a função do fígado, para desintoxicar.
6. Beterraba
Tal como a cenoura, a betrraba também ajuda na estimulação da função hepática promovendo a eliminação de toxinas que intoxicam o organismo.
7. Legumes verdes
As verduras, principalmente brócolis e couve-flor, são ricos em glucosinolatos que estimulam a síntese de enzimas capazes de eliminar substâncias cancerígenas.
8. Abacate cru
Esta fruta é uma excelente ajuda no fabrico de glutationa, uma substância importante na limpeza deste órgão vital.
9. Maçã
A presença de pectina na sua composição, é uma excelente ajuda na estimulação de libertação de toxinas através das fezes.
Suco para desintoxicar o fígado
Estão na moda os famosos sucos detox que ajudam a purificar o corpo e a desintoxicar o organismo.
Existe um suco verde, que é um excelente aliado na desintoxicação do fígado quando tomado em jejum.
Para a preparação desse suco, irá precisar de:
- 1 Maçã;
- 1 Pepino;
- Folhas de espinafre;
- 1 Cenoura;
- 1 rodela de limão sem casca;
- (Opcional): Kiwi, beterraba, pêra, gengibre em pó.
Basta colocar os ingredientes num liquidificador e beber o suco.
As substâncias presentes no suco, são uma “bomba” para a limpeza do fígado e purificação do organismo.
Outros truques para desintoxicar o fígado rapidamente
Apesar de todos estes alimentos, também é importante seguir um estilo de vida saudável para que a desintoxicação do fígado ocorra de uma forma mais rápida e eficaz.
Se fuma ou bebe álcool, aqui estão 2 compostos que é obrigatório eliminar! Se não conseguir eliminar o álcool ou o tabaco da sua vida, então esqueça, jamais vai conseguir purificar e eliminar as toxinas do seu fígado.
Embora não tão grave como álcool e tabaco, o café também intoxica o órgão e dificulta o correto desempenho das suas funções.
A ingestão de água é um recurso bastante importante no que diz respeito à desintoxicação do fígado. Para além de todas as vantagens e benefícios que a água oferece, também é um excelente aliado para “lavar” e limpar o fígado.
Por fim, dormir bem e o tempo adequado é outro “segredo” para o sucesso da desintoxicação do fígado. É durante a noite, enquanto dorme perfundamente, que o órgão faz a maior limpeza. Por isso, dormir bem e tempo suficiente, são uma das “chaves” do sucesso da desintoxicação do fígado.
Se o seu fígado tiver desintoxicado e a funcionar corretamente, também vai ajudá-lo a ter um dia melhor e a sentir-se melhor consigo mesmo!