Home > Problemas de Saúde > Formigamento nas Mãos e Pés – Quais as causas?

Formigamento nas Mãos e Pés – Quais as causas?

Pode acontecer na ponta dos pés ou nos dedos das mãos, o formigamento incomoda e é desagradável, mas na maioria dos casos não se trata de algo sério.

Se de facto for uma situação casual e raramente acontecer, podem não ser nada preocupante. No entanto, se o formigamento for frequente e constante, já pode estar relacionado com alguma causa.

Existem várias razões que podem levar à dormência ou formigamento nas mãos ou dedos dos pés ou das mãos, e que em grande parte dos casos é temporário.

Uma causa bastante frequente mas que tem uma causa óbvia de fácil solução, é dormir numa posição o nervo esteja pressionado, acabando por deixar o braço com formigamento. Todas as pessoas já experimentaram ou vão experimentar um episódio desses.

Veja também: Acordar com formigamento no braço – O que pode ser?

Contudo, se o formigamento realmente está surgindo com alguma frequência nos dedos, nas mãos, nos pés, sem uma razão específica, deverá procurar o que pode estar a acontecer e tratar da sua situação.

Causas que podem levar ao formigamento das mãos ou pés

São muitas as causas, umas mais graves que outras, mas se é uma situação ligeira que está a sentir há pouco tempo, então não deverá se preocupar com os casos mais graves. Contudo, se continuar ou se já sentir há muitos dias, procure ajuda médica para que seja feito um diagnóstico do que poderá estar a acontecer consigo.

Muitas das causas da sensação de formigamento estão relacionadas com a neuropatia periférica – É uma condição em que existe um dano do nervo que leva ao formigamento e dormência nas mãos e pés. Existem várias causas que podem levar à neuropatia periférica.

1. Gravidez

As grávidas durante os 9 meses de gestação sofrem várias vezes com formigamento nos pés. Apesar de não ser igual em todas as mulheres grávidas, muitas acabam por sentir este formigamento devido à pressão que o útero pode fazer nos nervos das pernas, tornando-se mais frequente e intenso à medida que o bebê cresce. Muitas mulheres descrevem a sensação como formigamento com “alfinetes e agulhas”.

Neste situação é importante manter-se hidratada e alterar as posições em que se encontra. O repouso e permanecer com os pés e pernas elevadas também ajuda no alívio da sensação de formigamento.

Se o formigamento nos pés não passar, se sentir as pernas e pés fracos ou se começar a inchar nos membros inferiores, deverá procurar um médico.

2. Álcool

O álcool pode danificar o tecido nervoso e causar neuropatia periférica. Quando isto é causado pela excessiva ingestão de bebidas alcoolicas, é chamado de neuropatia alcoólica.

A neuropatia alcoólica poded dar origem a formigamentos nas mãos, pés, pernas e braços. Isto acontece porque os nervos periféricos foram danificados pelo álcool.

3. Ansiedade

Uma das causas de formigamento, principalmente nos pés, é a ansiedade. Isto ocorre devido ao fenómeno de hiperventilação. É um sintoma comum em pessoas que sofrem de ansiedade derivado à respiração rápida e ofegante que está presente devido à ansiedade. Este problema causa um desequilíbrio nos níveis de dióxido de carbono e oxigênio acabando por resultar em formigamento nos pés.

4. Toxinas

Se esteve em contato com algo tóxico ou se alguma toxina fio absorvida através da pele, pode dar origem a formigamento no local exposto. Normalmente as toxinas que causam este tipo de situação são derivadas de arsênico, tálio, mercúrio, hidróxido de sódio e anticongelantes.


Se este exposto a alguma destas substâncias deverá conversar imediatamente com o seu médico. A urgência do tratamento dependerá da substância.

5. Insuficiência Renal

Problemas nos rins também pode ser uma das razões do porquê de estar a sentir formigamento nas mãos ou pés. Para “ajudar” nesta situação, está a Diabetes e a pressão alta que aumentam o risco de insuficiência renal, dando origem a formigamentos.

Se realmente for problemas nos rins, então para além do formigamento também poderá estar a sentir cólicas, contrações musculares ou fraqueza muscular.

Se realmente suspeita de problemas renais é importante que consulte o seu médico e faça exames para confirmar a situação.

6. Diabetes

Esta sim é uma das causas que quase sempre causa formigamento, principalmente nos pés, principalmente quando não está controlada. Esta doença provoca açúcar elevado no sangue  e essa situação leva à lesão dos nervos. Quem sofre com esta doença pode como resultado sentir formigamento, a chamada, neuropatia diabética.

7. Lesões provocadas por esforço repetitivo

Esforços repetitivos podem dar origem a formigamento nas mãos. Isto acontece quando uma pessoa realiza uma atividade repetitivamente muito tempo e muitas vezes, sem descanso.

Esta situação também pode estar relacionada com a má postura afetando pulsos e mãos; antebraços e cotovelos; pescoço e ombros.

Para além do formigamento, muitas vezes a pessoa também pode sentir dor, rigidez muscular, músculos latejantes, fraqueza, e cãibras.

8. Deficiência de Vitaminas

A falta de vitaminas, nomeadamente vitamina E, B1, B6, B12 ou niacina é uma das possíveis causas de formigamento nas mãos ou pés. Estas vitaminas são bastante importantes nas funções nervosas do organismo, pelo que a falta delas pode dar origem a esta situação.

A carência de vitamina B12 está ainda relacionada com o aparecimento de Neuropatia periférica. Se realmente for mesmo deficiência destas vitaminas, juntamente com o formigamento poderá outros sintomas como:

  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas digestivos;
  • Dor no peito;
  • Náuseas.

Para tratar a falta destas vitaminas, pode ser suficiente a pratica de uma dieta saudável ou o uso de suplementos para repor os níveis destas vitaminas.

9. Nervo comprimido

O formigamento nas mãos ou pés pode estar relacionado com um nervo comprimido nas costas. Esta situação pode ocorrer devido a uma lesão ou inchaço.

Se for um nervo comprimido, para além do formigamento também é possível que possa sentir outros sintomas como dor e movimentos limitados. O tratamento nestes casos envolvem descanso, medicação e fisioterapia.

10. Infeções

Algum tipo de infeções podem dar origem a inflamação nos nervos e consequentemente formigueiro nas mãos ou pés. As infeções mais comuns que causam este sintoma são:

  • HIV;
  • Doença de Lyme;
  • Lepra;
  • Hepatite B e C.

11. Esclerose Múltipla

Este problema de saúde a longo prazo afeta o cérebro e a medula espinhal dando origem a formigamento ou dormência principalmente nos pés. Este é um dos primeiros sintomas da esclerose múltipla.

12. Remédios que causam formigamento

Alguns medicamentos podem estar na origem do formigamento das mãos ou pés. Se está a tomar alguns remédio recentemente, pode ser interessante ler os folhetos para confirmar quais os efeitos colaterais e verificar se o formigamento não está descrito.

Os principais remédios que causam este sintoma de dormência são remédios que tratam câncer, HIV, convulsões, problemas de coração e pressão alta.