Ao contrário do que algumas pessoas pensam, tendinose não é o mesmo que tendinite. Por vezes, pessoas que têm tendinose, também são erradamente diagnosticadas com tendinite.
A tendionose caracteriza-se por uma lesão crônica no tendão. Os tendões prendem os nossos músculos aos ossos. Eles funcionam como uma “corda” composta por fibras e colágeno
Quando esses tendões se degeneram devido ao desgaste ou a outras complicações, eles começam a romper, dando origem a esta doença. É um problema comum maioritariamente nos tendões do cotovelo, ombro, quadril, calcanhar e joelho.
A tendinose é também conhecida como o cotevelo de tenista ou ombro do nadador. Pois estes esportistas têm maior probabilidade de vir a sofrer estas lesões, devido ao uso contínuo dos braços na prática dos seus esportes.
Sintomas da Tendinose
Nesta situação há uma perda de flexibilidade na articulação e endurecimento dos tendões. Os sintomas mais comuns são:
- Dor localizada;
- Inchaço no local do tendão lesado;
- Articulação rija;
- Dificuldade em movimentar a articulação;
- Dor que presiste durante muito tempo.
Causas
A origem da tendinose está relacionada com o uso excessivo do tendão. Para além disso, também pode estar relacionada com um trauma físico como é o caso de uma queda ou lesão esportiva.
Movimentos repetitivos que obriguem a colocar pressão nos tendões dia após dia, pode levar à tendinose. Atletas e trabalhadores manuais são quem mais sofre com este problema devido ao uso repetitivo de determinado tendão.
Os idosos, por terem as articulações menos flexíveis e mais frágeis, também têm alguma probabilidade de desenvolver este problema.
Tratamento para a Tendinose
Os tendões demoram muito tempo para cicatrizarem e ficarem curados. Assim, para tratar a tendinose, recorrem-se a repousos, massagens e outras situações “naturais”.
Os médicos geralmente dão algumas indicações para tratar a tendinose. Essas indicações costumam ser:
1) Descanso
O descanso evita com que continuem a usar o tendão lesado. Deve fazer uma pausa de 5 minutos a cada 15-20 minutos de uso do tendão, para evitar um esforço contínuo.
2) Alongamentos
Deve alongar o tendão lesado para aumentar a amplitude de movimento e flexibilidade, promovendo ainda a circulação.
3) Massagens
A massagem na área afetada é uma excelente forma de promover a circulação sanguínea na região lesionada.
4) Exercícios para fortalecer os músculos
De forma a reduzir a tensão diária sobre o tendão lesionado, exercícios para fortalecer os músculos, podem ajudar a reduzir a dor e o evoluir da tendinose.
5) Cirurgia
Se a situação tiver muito complicada, a cirurgia pode ser uma alternativa. Removendo o tecido danificado vai aliviar a dor e permite que o tendão volte a cicatrizar.
Quanto tempo demora a recuperar uma tendinose?
Os tendões têm uma recuperação muito lenta, uma vez que o sangue que chega aos tendões é tipicamente baixo. Este problema geralmente pode demorar entre 3 a 6 meses a cicatrizar. Em determinadas situações pode durar mais tempo.
Ainda assim, a fisioterapia está comprovada como sendo um tratamento que alivia as dores sentidas e ainda acelera o processo de recuperação.
Diferença entre tendinite e tendinose
Muitas vezes estas duas doenças são confundidas principalmente porque ambas se referem a problemas nos tendões, mas são situações diferentes.
A tendinite é uma dor no tendão causada por uma inflamação. Os sintomas da tendinite podem ser aliviados com anti-inflamatórios ou gelo.
Veja também: Tendinite – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura
A tendinose é uma degeneração do tecido do tendão, que também pode dar origem a alguma inflamação. Esta é uma condição crônica e de longo prazo.
Por vezes o médico consegue distinguir a tendinose (tendões degenerados) da tendinite (tendões inflamados), usando um ultra-som ou ressonância magnética na área afetada.

