Home > Problemas de Saúde > Fungos nas unhas dos pés – Causas e Tratamento

Fungos nas unhas dos pés – Causas e Tratamento

A infeção de unhas nos pés, é causada por fungos, também chamada de micose de unha ou onicomicose.

Esta situação é mais frequente em indivíduos com idade superior aos 65 anos (afetando aproximadamente 20% dessa população), enquanto nos adultos cerca e 10% da população sofre deste problema. Não se pode dizer que apresente sintomas “clínicos” complicados, é certo que a deformação da unha possa causar um pouco de dor, mas será sempre ligeira, outros sintomas como coceira ou outro incómodo não costumam estar presentes. Porém, a unha fica bastante feia, podendo causar constrangimento quando é necessário usar sapatos abertos, principalmente em locais públicos.

Para além disso, não deixa de ser uma infeção causada por fungos, portanto um tratamento é altamente recomendado. O fungo causador da micose também é responsável por algumas infeções na pele, como é o caso do pé de atleta – por isso, é importante tratar o fungo na unha do pé de forma a não evoluir para outras complicações.

Como aparece a micose na unha do pé – Causas?

Muitas pessoas acham estranho terem ficado com esse problema, pois não entendem onde podem ter pegado o fungo. Locais úmidos e com calor são os ‘cantinhos’ perfeitos para estes fungos, pois são as condições ideais que eles gostam para se poderem desenvolver. É mais provável contrair este problema na unha em banheiros públicos, vestiários, piscinas, etc… Ao frequentar um destes locais públicos, nunca permaneça descalço!

Apesar de parecer fácil adquirir fungos nas unhas, não é assim tão simples. É necessário que o fungo encontre um espaço embaixo da unha para que se possa alojar, permanecer quente e úmido para que se comece a multiplicar aí. Numa primeira exposição em locais públicos também é raro adquirir logo uma micose, é mais provável e mais fácil isso acontecer quando a sua visita a estes locais é feita com alguma frequência.

Uma vez adquirido o fungo, ele não irá deformar e deixar a unha feia logo no primeiro dia. O fungo irá permanecer na unha, e ao longo do tempo, com as condições ideais (calor e úmidade) ele irá se multiplicando. Por exemplo, o uso de sapatos fechados durante dias de calor, podem promover o suor nos pés, causando as condições perfeitas para o fundo (está quente e o suor deixa o pé úmido). A falta de luz (como é o caso do ambiente dentro de um sapato fechado) é também uma situação benéfica para o fungo, pois ele prefere locais escuros.


As defesas nos pés também não são tão perfeitas como nas outras regiões do corpo, pois sos dedos dos pés são a parte mais distante do coração, sendo menos irrigadas de vasos sanguíneos, logo a disponibilidade dos glóbulos brancos (células de defesa) em chegar às unhas dos pés, não é tão eficaz como noutras regiões do corpo.

Micose na unha é contagiosa?

Ela é contagiosa sim, pode passar de uma pessoa para a outra no entanto, para isso acontecer, é necessário existir uma partilha de ferramentas de unhas que ja esteja contaminada (como cortadores de unha).

Se alguém em sua casa, ou você mesmo, tem onicomicose e usa um cortador de unha, não compartilhe esse cortador com mais ninguém, nem outro acessório de unhas, pois esse poderá ser um meio de contaminação.

Tratamento dos fungos nas unhas do pé

Sendo a micose causada por fungos, o tratamento mais eficaz para esta complicação passa pelo uso de remédios anti-fungicos, porém, não é uma situação de fácil resolução, pois as unhas dos pés recebe pouco sangue e demoram muito tempo a crescer.

Antigamente os remédios que existam não eram muito eficazes e as pessoas desesperavam à procura de um tratamento que fizesse efeito nas unhas. Contudo, hoje em dia, já existem medicamentos capazes de tratar com mais eficácia este problema.

Existem alguns remédios anti-fungicos tanto orais como tópicos, que podem ajudar no tratamento da onicomicose.

Os mais eficazes são Terbinafina e Itraconazol. Outros remédios também indicados para este problema, mas menos eficazes que os dois anteriores são a Griseofulvina e o Fluconazol. Para um melhor aconselhamento de qual o anti-fungico e que tipo de remédio usar no tratamento da unha, deverá consultar o médio, pois ele saberá como tratar a sua situação.

Ainda assim, mesmo que consiga resolver o problema da micose nas unhas, existe algum risco de voltar a ter uma recaída e de o fungo voltar a surgir e a deformar e deixar a unha feia novamente, por isso é importante ter cuidado com os pés para não voltar a ficar com as unhas contaminadas de fungos.