Home > Problemas de Saúde > Boqueira ou Ferida no Canto da Boca – Causas, Sintomas e Tratamentos

Boqueira ou Ferida no Canto da Boca – Causas, Sintomas e Tratamentos

A boqueira, de nome cientifico “queillite angular” é uma pequena ferida que aparece no canto da boca. Tanto pode aparecer num só dos cantos, ou nos dois cantos ao mesmo tempo.

O principal causador desta ferida são fungos que se dividem muito rapidamente no nosso organismo. Algumas ações do nosso dia-a-dia podem favorecer o aparecimento dessas rachaduras, como é o caso de estar sempre a lamber os lábios ou de partilhar utensilios pessoais com pessoas afetadas, como é o caso de copos ou escovas de dentes.

Geralmente uma boqueira não é grave, mas pode causar algum incómodo ao abrir a boca, a comer, a falar, bocejar, tossir, etc… Apesar de ser semelhante ao herpes labial, uma boqueira não está relacionado com esse problema. Enquanto a boqueira apenas aparece no canto da boca, o herpes pode aparecer em qualquer local do lábio.

Veja também: Medicamentos e remédios caseiros para o Herpes Labial

Principais causas da boqueira

O que faz aparecer as feridas no canto a boca são os fungos do nosso organismo que se multiplicam muito rápido. Lamber os lábios ajuda nessa proliferação, uma vez que vão estar sempre molhados, podendo contribuir para a boqueira.

Doentes diabéticos tipo 2 ou com HIV também têm maior tendência a ter estas feridas uma fez que apresentam um sistema imunológico fraco.

O uso de medicamentos corticóides e antibióticos também é um fator determinante no aparecimento destas feridas.

Os aimentos ácidos são outra causa comum para a boqueira. Também é possível sofrer uma pequena lesão no canto da boca, um simples corte, que mais tarde vire uma infeção fúngica.

Sintomas da boqueira

O incómodo causado é o principal sintoma da boqueira, uma vez que uma ferida no canto da boca causa bastante dor quando movemos os maxilares.

Outros sintomas associados a esta infeção fúngica são:

  • Sensação de ardor nos lábios;
  • Dor no canto dos lábios ao abrir a boca;
  • Pele do rosto seca;
  • Cantos da boca vermelhos;
  • Crostas e rachaduras nos lábios.

A ingestão de alimentos ácidos ou salgados também causam uma dor forte no local infetado.

Tratamento para a boqueira – ferida no canto da boca

Para curar a boqueira, deve manter os lábios hidratados e procurar manter o canto da boca seco e limpo.

Evite tocar com a lingua no local afetado para que a cicatrização possa ser mais rapida. Ao passar a lingua, estará a espalhar os fungos através da saliva, por isso é importante evitar que a saliva passe no canto da boca.

Só em casos extremamente graves, que também são raros, é que é necessário recorrer a cirurgias plásticas.

Remédios para a boqueira

Antes de mais, é importante referir que qualquer medicamento antifúngico deve ser sempre recomendado pelo médico! Portanto, para usar remédios no tratamento das feridas no canto da boca, deve primeiro aconselhar-se com o seu médico.

Para acelerar a cicatrização das lesões, existem pomadas cicatrizantes e antifungicas, como é o caso do fluconazol – a pomada mais usada para esta situação.

Outra pomada também é utilizada nesta situação, é o Omcilon. Esta pomada é rica em zinco ajudando na cicatrização da ferida.

Alguns médicos podem preferir prescrever pomadas antibióticas em vez de antifungicas, como é o caso da Nomicina.

Prevenir a boqueira

A boqueira pode ser evitada. Este problema não é nada de grave nem complicado, o único problema é que causa imensa dor nos cantos da boca e é incomodativo.

Para evitar sofrer mais com feridas nos cantinhos da boca, é importante seguir medidas de prevenção:

1) Evite passar com a lingua nos lábios – Como já foi dito, a saliva ajuda a espalhar os fungos causadores desta situação. Ao passar a lingua estamos a ajudar a espalhar os fungos por todos os lábios, agravando a situação e dificultando o tratamento;

2) Mantenha os lábios hidratados – Use um creme labial pelo menos três vezes por dia. Use também à noite quando for para a cama.

3) Evite alimentos ácidos e salgados – Os alimentos ácidos, para além de causarem um enorme desconforto e dor, vão ainda atrasar o processo de cicatrização. O mesmo se aplica a alimentos salgados.

4) Evite o açúcar – Alimentos com excesso de açúcar, e refrigerantes também causam boqueira, e por isso devem ser evitados.