Home > Medicamentos > Medicamentos e Remédios Caseiros para Herpes Labial

Medicamentos e Remédios Caseiros para Herpes Labial

O herpes existe sempre no nosso organismo e é causado por um vírus que causa umas feridas redondas no lábio e dura entre 1 semana a uma semana e meia.

É fácil transmitir este vírus de pessoa para pessoa, quer seja por contato direto ou através de copos, talheres ou líquidos contaminados.

Causando um grande desconforto, o herpes no lábio é feio esteticamente e ainda provoca alguma dor, por isso, quem sofre deste problema, tem urgência em eliminar este herpes. Ele pode ser eliminado e é possível diminuir os sintomas usando pomadas contra vírus assim que começar a sentir os primeiros sintmas de coceira, dores na ferida labial ou sinais de borbulhas aparecendo.

Porém, infelizmente não existe uma cura 100% eficaz para este vírus. O que acontece é que ele vai “adormecer” e quando algo o despertar, a ferida na boca vai surgir novamente, ou seja, o herpes labial nunca é eliminado em definitivo.

Ainda assim, com os remédios, é possível remover o herpes e passar longos períodos de tempo sem nada nos lábios.

Medicamentos para eliminar Herpes no Lábio

Como remédios para o herpes, existem as pomadas para o vírus do herpes, que são compostas por um destes príncipios ativos: Aciclovir, Valaciclovir, Famiciclovir.

Um exemplo deste tipo de pomadas para aplicar no lábio é o Zovirax.

O tratamento com estas pomadas é feito durante 1 semana, e deve aplicar entre 3 a 4 vezes por dia no lábio, sobre a ferida. Durante o período em que estiver em tratamento, deverá ter a preocupação de não contaminar ninguém, não compartilhando talheres, copos nem entrando em contato direto com os lábios de outra pessoa.

Remédios caseiros para o Herpes Labial

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto e até a curar o herpes labial. Eles são:

Alho

O alho, é um potente remédio natural que contém atividade antiviral e antibiótica. É bastante utilizado no tratamento de muitas doenças e problemas de saúde e é basante eficaz para o herpes no lábio. Corte metade de um dente de alho e coloque sobre a ferida no lábio.

Aloe Vera

Um gel à base de aloe vera é bastante utilizado para acalmar e aliviar problemas de pele, o que pode ser bastante útil para o herpes. Este gel causa um alívio agradável na dor do herpes e ainda combate contra o vírus que está provocando a ferida.


Leite para o Herpes Labial

As proteínas do leite são usadas como anticorpos para combater o vírus que provoca o herpes. A presença do aminoácido lisina também inibe a ação de outro aminoácido – a arginina – que é responsável por causar algumas eruopções na pele, como é o caso do herpes no lábio.

Para usar o leite no tratamento deste problema, basta colocar leite num algodão e aplicar sobre o lábio lesado durante alguns minutos.

Mel

O mel também é conhecido como um potente antibiótico e curativo tendo até ter sido comprovado a sua eficácia no tratamento de herpes. Para tal, basta colocar mel diretamente em cima da ferida no lábio e deixar durante 15 a 30 minutos, ou até desaparecer.

Sal

O sal é excelente para ajudar a combater a dor sentida na região assim como ajuda a reduzir a inflamação no lábio. Com uma colher pode pressionar o sal para o partir e reduzir a um pó mais fino e depois aplique sobre a ferida.

Como obter melhores resultados no tratamento do herpes

O tratamento deste tipo de problema é mais eficaz se forem cumpridas algumas recomendações gerais que aceleram o processo de cura assim como atrasam o desenvolvimento do vírus.

Para que tenha melhores resultados durante o tratamento deverá:

  • Não permanecer ao sol, principalmente com o lábio exposto;
  • Não pressione a ferida e não retire a pele que fica por cima da ferida;
  • Não coma alimentos que contenham na sua composição arginina (chocolate, refrigerantes açúcarados, amendoins, nozes, cerveja e algumas gelatinas)

Como saber se o herpes está melhor ou pior?

Muias pessoas ficam na dúvida se será que o tratamento está resultando e o herpes está passando… Através de alguns sinais é possível saber.

As primeiras conclusões só podem começar a ser tiradas após 3-4 dias de tratamento. Se depois desse período de tempo a coceira diminuir, o vermelho ficar menos intenso e começar a notar as feridas cicatrizadas e mais pequenas, então o tratamento está a ser eficaz e deverá continuar até remover por completo.

Por outro lado, quando não é feito tratamento, o herpes pode começar a espalhar pelo lábio e surgir em outros locais da boca ou até mesmo no interior da boca, provocando alguma dor a mastigar e até mesmo a engolir alimentos.