Home > Perguntas e Respostas > Qual a diferença entre cisto e tumor?

Qual a diferença entre cisto e tumor?

Tanto os tumores como os cistos são células em crescimento. Apesar de serem semelhantes ao “olho vivo”, eles diferem na causa que lhes dá origem.

Tumores são nódulos não naturais que se formam através das células do corpo. Estes são compostos por 3 categorias, como sendo o benigno (não canceroso), o pré-maligno (pré-canceroso) e o maligno (canceroso).

Um cisto por outro lado é uma cápsula fechada ou uma estrutura semelhante a um saco. O seu conteúdo é normalmente liquido, semi-sólido ou esponjoso.

O corpo humano é algo complexo e nem sempre as células  atuam de forma normal. Estas podem crescer e se dividir descontroladamente.

Com o crescimento desordenado dessas células extras, esses nódulos começam a aumentar de tamanho e a agrupar-se em massas maiores, criando protuberâncias, a que chamamos de tumores ou neoplasias. Podem conter liquido ou serem sólidos.

Os cistos por outro lado podem aparecer logo abaixo da pele ou dentro do corpo, normalmente junto a um orgão ou tecido especifico. Podem ser visíveis a olho nu ou ao toque e podem ser doloridos ou indolores.

Cistos e Tumores – Quais as diferenças?

O cisto tem uma aparência semelhante a uma bolsa que se pode formar em qualquer parte do corpo. No seu interior pode estar algum fluído ou ar.

O cisto pode surgir em qualquer parte do corpo, até mesmo nos ossos e tecidos moles. Felizmente os cistos raramente são cancerígenos, embora existam algumas exceções. Os cistos também são sensíveis ao toque e pode ser movidos com os dedos facilmente.

Enquanto que, um tumor, é uma massa sólida, composto por células (ao contrário do cisto que é uma bolsa que tem fluído ou ar por dentro).

Estes podem crescer quase em qualquer parte do corpo. Normalmente quando iniciam o seu crescimento fazem-no bastante rápido e são firmes ao toque.

É possível existir a formação de cistos e tumores no mesmo órgão.

Tipos de cistos – onde se podem formar

Existem muitos tipos de cistos, sendo que os mais comuns são:

  • Cistos Mamários (surgem na região do peito);
  • Cistos Epidermóides (presentes na pele);
  • Cistos hepáticos (presentes no fígado);
  • Cistos pilares (formam-se nas células dos folículos pilosos);
  • Cistos renais (presente nos rins);
  •  Cistos ovarianos (presente nos ovários).

Tipos de tumores

Existem 2 categorias para os tumores: os benignos (não cancerígenos) ou malignos (cancerosos). Os benignos são geralmente considerados mais “simpáticos” que os malignos, isto porque enquanto os benignos crescem em um determinado local do corpo e não se espalham no se desenvolvem muito mais, os malignos já têm um desenvolvimento maior e podem espalhar para outras áreas ou órgãos.

Adenomas

Estes são feitos de tecido epitelial glandular, que cobre os órgãos e glândulas. Exemplos destes tumores incluem pólipos do cólon, adenomas do ducto biliar e adenomas hepáticos. Podem ser cancerosos, mas geralmente são benignos.

Miomas

Este tipo de tumor é considerado benigno e costuma crescer nos tecidos conjuntivos ou fibrosos. Desenvolvem-se  sobre, no ou em redor do útero.

Lipomas

Esses tumores de células de gordura geralmente se formam em pessoas com mais de 40 anos. São  de conssistência moles e estão localizados logo abaixo da pele. Eles são quase sempre benignos.

Tumores malignos

Estes tumores ou neoplasias desenvolvem-se em qualquer parte do corpo. Os sarcomas, por exemplo, desenvolvem-se a partir de tecido conjuntivo, como a medula óssea .

Também existem os carcinomas, que são outro tipo de tumor, que geralmente é maligno. Estes crescem a partir de células epiteliais no cólon, fígado ou próstata.

Todos os tumores cancerígenos são geralmente removidos, a menos que sejam impossíveis de alcançar ou localizados tão perto de um órgão vital que a sua remoção cirúrgica possa causar danos a esse orgão especifico.

As cirurgias são normalmente efectuadas para remoção de grandes tumores.

Sintomas dos tumores

Os tumores podem crescer tanto que criam uma massa sólida grade e penetram em órgãos próximos. Esta situação causa dor e outros sintomas, tais como:

  • Fadiga;
  • Palidez;
  • Perda de apetite;
  • Falta de ferro;
  • Prostração;
  • Dor localizada;
  • etc…

Diagnóstico

Para saber se tem um tumor ou um cisto, deverá consultar um médico, que irá usar vários métodos de diagnóstico para distinguir a massa que cresceu de forma anormal.

O médico irá querer saber toda a informação relacionada com o historial clínico do doente e vai questionar acerca do momento em que começou a surgir os primeiros sintomas e a intensidade das dores que sente, assim como o período do dia em que surgem. O momento em que aparecem os sintomas é importante. Por exemplo, os cistos podem se tornar mais visíveis na altura da menstruação, devido a flutuações hormonais.

Um médico também examinará o cisto ou tumor, se isso for possível.  Irá determinar o local onde se encontra implantado o tumor ou o cisto, a cor e se há alguma drenagem em andamento.

O médico pode fazer um ultra – som para examinar um cisto ou tumor localizado no interior do corpo.

A ultra-sonografia pode mostrar frequentemente se um nódulo é oco, cheio de líquido ou um conjunto anormal de células.

Em determinados casos, o especialista (oncologista) pode solicitar uma biópsia da massa em crescimento, que consiste a remoção do nódulo ou das suas células que se encontram ao seu redor. A biópsia será enviada para um laboratório para testes e para determinação do tipo de massa.

Quando devo ir ao médico?

Nem todos os cistos e tumores necessitam de tratamento imediato. No entanto, uma pessoa  que esteja com um nódulo, deve procurar um médico com urgência para examinar do que se trata.

Se este estiver crescendo mais do que o normal deverá procurar um médico com urgência.

Outros sintomas potencialmente perigosos incluem:

  • Sangramento na área do nódulo ou do cisto;
  • Dor ou sensibilidade;
  • Movimento das pernas, braços ou outros membros inibido;
  • Dificuldade em realizar atividades diárias devido ao tumor ou cisto;
  • Falta de apetite;
  • Fadiga e cansaço extremos;
  • Palidez;
  • Desorientação.

Considerações Finais

Tumores e cistos são um caso sério e devem ser motivo de preocupação. É certo que algumas destas condições são apenas inofensivas, mas até chegar a essa conclusão deve-se preocupar e procurar ajuda médica.

A principal diferença entre os cistos e tumores é que os cistos são formados por ar ou por fluido, enquanto que os tumores são compostos por massas firmes e sólidas compostas por células.

Sempre que tenha ou sinta um caroço logo abaixo ou acima da pele, com ou sem crescimento anormal deve consultar um médico com alguma urgência para determinar o que possa ser.

O médico irá pedir alguns exames e testes mais detalhados para que com conhecimento possa diagnosticar e adequar o tratamento mais apropriado à condição de saúde analisada, e/ou se o individuo carece ou não de tratamento urgente.