Home > Problemas de Saúde > Sangue nas fezes – O que pode ser?

Sangue nas fezes – O que pode ser?


Não é suposto existir sangue nas fezes! Se foi ao banheiro e viu sangue nas suas fezes é porque algo não está bem a nível do sistema digestivo.

Mesmo que não veja sangue nas fezes, por vezes ele pode estar numa quantidade muito reduzida e não ser possível ver.

Quando as fezes saem escuras, com sangue escuro e com um cheiro bastante desagradável, significa que a lesão localiza-se nas partes mais altas do sistema digestivo (esôfago ou estômago).

Quando o sangue está bem vermelho vivo, quer dizer que existe uma hemorragia nas regiões baixas do sistema digestivo (intestino ou anûs), sendo que, quanto mais vermelho vivo e fresco for o sangue, mais perto do anûs estará.

Se o sangue nas fezes for num bebê, deverá estar atento a outro tipo de problemas.

Veja também: Sangue nas fezes do Bebê – O que pode ser?

O que significa sangue nas fezes?

O fato de existir sangue nas fezes, indica que existe uma lesão no interior que está provocando hemorragia. E essa hemorragia pode ser devido a:

  • Doenças inflamatórias no intestino;
  • Câncer no intestino;
  • Fissuras anais;
  • Hemorroidas;
  • Endometriose no caso das mulheres;
  • Diverticulos;
  • Úlcera no estômago;
  • Pólipos intestinais.

Logo após ir ao banheiro fazer as suas necessidades, pode olhar para as fezes e verificar se existe sangue. Caso exista, note se é sangue vermelho intenso e fresco, ou sangue escuro. Essa informação deverá ser dada ao médico

Também é possível, e mais fácil, verificar a existência de sangue no papel higiénico enquanto se limpa.

Por vezes o sangue pode não ser visto ao olhar diretamente para as fezes e requer uma análise mais ao detalhe para poder ser identificado o sangue.

O que fazer se tiver sangue nas fezes?

Vá imediatamente ao médico! Podem ser várias causas e por isso é necessário recorrer ao médico gastroenterologista para realizar os exames adequados e entender qual a situação que está a provocar o sangue nas fezes.


Muitas das vezes quando se trata de sangue vermelho vivo e brilhante, significa a existência de hemorroidas, mas nem sempre será esse problema de saúde, por isso é muito importante realizar os exames.

Por outro lado, quando é sangue escuro com fezes negras, o problema poderá ser estomacal e o médico poderá realizar exames ao estômago.

Assim que verificar sangue nas fezes, não ignore nem tenha vergonha de ir ao médico! O sangue nas fezes significa que algo não está bem no seu interior e precisa ser corrigido antes que avance para problemas mais graves!

Qual o tratamento para sangue nas fezes?

O tratamento vai depender essencialmente do tipo de problema que tem, por isso é bastante importante dar todas as informações ao médico assim como realizar os exames adequados para verificar a sua situação!

Só eliminar o sangue, não será um tratamento ideal. Aliás, ao ignorar a presença do sangue, só estará a agravar um problema que em princípio está localizado no sistema digestivo.

Caso a presença do sangue nas fezes se deva à existência de uma úlcera, o tratamento adequado seria curar essa úlcera recomendando uma dieta adequada a essa situação e ao uso de antiácidos.

Uma alteração da alimentação também pode ser uma hipótese para tentar resolver o problema. A alimentação influencia em tudo as nossas fezes. Se as fezes estiverem a sair muito duras e secas, poderão estar a causar alguma lesão no anûs ou reto provocando uma hemorragia. Nesta situação, alterar a alimentação para que as fezes comecem a sair mais moles poderá ser uma solução. Neste caso, ingerir grandes quantidades de água é uma excelente ajuda.

Contudo, como foi dito, para o caso de sangue nas fezes o ideal é mesmo atuar no ponto de origem e portanto realizar os exames para saber o que realmente está a causar hemorragia para poder tratar aí.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *