As tonturas costumam ser um dos sintomas mais comuns numa consulta médica, mas nem sempre revelam ser uma situação grave.
As tonturas são caracterizadas por vários sintomas tais como desequilíbrio, fraqueza, sensação de desmaio, visão turva, cabeça “à roda”, enjoos, vertigens, etc…
Em muitos dos casos de tonturas, principalmente quando o sintoma de vertigem está presente, o paciente sente tudo a andar à roda acabando por causar confusão mental e enjoos. Muitas vezes nesta situação, ocorrem desequílibrios que levam à queda, que por vezes pode ter consequências graves.
Causas de sensação de fraqueza e tontura
A causa principal é sempre a falta de sangue no cérebro. O sangue que transporta oxigénio, por alguma razão não está a atingir o cérebro em condições adequadas, causando tontura.
Por outro lado, o que causa esta dificuldade do sangue a chegar ao cérebro é uma falha no sistema nervoso autónomo que controla a pressão arterial. Ou seja, em momento de estresse, o sangue que estava a ir para o cérebro é desviado, não chegando lá em quantidades adequadas, provocando tonturas.
Quando alguém desmaia porque viu sangue ou porque recebeu uma notícia má, significa que ocorreu esse desvio.
Algumas pessoas têm este mecanismo bastante sensivel e ele é ativado com muita facilidade, por isso têm tonturas e desmaios com frequência.
Causas das tonturas
Existem 4 situações que podem provocar tonturas, elas são: Vertigens, desequilíbrio, depressão e ansiedade, e pressão baixa.
1) Vertigem
Esta situação é uma das causas mais comuns de tonturas e dá a sensação de que tudo está rodando e se mexendo. Neste caso, juntamente com tonturas podem surgir os enjoos. Mesmo estando deitado, as vertigens causam tonturas.
2) Desequilíbrio
Nesta situação ocorre a perda do equilíbrio e por isso fica com tontura. O desequilíbrio e consequente tontura é bastante comum nos idosos que:
- Tenham problemas de visão;
- Tenha doenças neurológicas (Parkinson, AVC, Alzheimer);
- Tenham perdido a sensibilidade nos pés ou pernas;
- Usam remédios que provocam tonturas – Diazepam, Clonazepam, Metamizol, Propanolol, Lorazepam, etc…
3) Depressão e Ansiedade
A depressão e a ansiedade podem desencadear síndrome de pânico e alterações na respiração, que por sua vez vão causar tonturas. Estas tonturas costumam vir junto de falta de ar, formigamento e tremores.
Normalmente apenas ocorre em situações de estresse.
Veja também: Ansiedade – Causas, Sintomas, Tratamento e Dicas
4) Pressão Baixa
Quando não existe pressão suficiente para bombear o sangue, ele pode não chegar ao cérebro, causando tontura. Uma situação bastante frequente, é quando ocorre hipotensão ortostática. Este fenómeno acontece quando o paciente está numa posição de sentado ou deitado e se levanta repentinamente. Quando isso acontece, a pressão pode cair e o sangue não chega ao cérebro, causando assim a tontura.
O que fazer para as tonturas?
O ideal será apurar a principal causa, ou doença que está provocando as tonturas e tratá-la. O mais correto será ir ao médico e explicar toda a situação da tontura, a frequência e períodos em que ocorre, para que seja feito um diagnostico específico.
No entanto, existem algumas dicas caseiras que pode usar em casa para evitar as tonturas, elas são:
– Coma qualquer coisa: A alimentação é muito importante. Saltar refeições pode provocar fraqueza devido à falta de glicose e nutrientes que fornecem a energia ao corpo. Deve comer no mínimo, três vezes por dia.
– Ingira bastantes líquidos: A desidratação não é amiga de ninguém em nenhuma ocasião! Nas tonturas, a falta de água no organismo, em nada ajuda! Deve beber entre 1 a 1,5L de água por dia (no mínimo), especialmente em dias de maior calor.
– Com calor, sente-se e repouse: Permanecer de pé, ao calor e sol, num dia quente de verão, é meio caminho andado para sentir uma tontura. Se não poder ir para um local fresco, então procure sentar-se em algum lugar: Mas sente-se! Não se esqueça também que o uso de chapéu e roupas claras e leves é importante para diminuir a sensação de calor!
– Alterações repetinas de temperatura: Passar do calor forte da rua, para um frio gelado em casa com ar condicionado, não é muito favorável. Esta alteração repentina pode provocar tontura. Assim que chegar a um local fresco, sente-se para ter a certeza que não vai sentir nenhuma contura.
– Evite os maus cheiros: O cheiro também incomoda o nosso cérebro. Evite os maus odores, se for possível, para evitar tonturas.