Home > Doenças > Sangue nas fezes do Bebê – O que pode ser?

Sangue nas fezes do Bebê – O que pode ser?


A saúde de um bebê é muito delicada e é muito importante os pais estarem alerta para todos os sinais da criança. Um recém-nascido, é muito novinho e não consegue falar para dizer os sintomas que está a sentir, por isso é importante observar tudo ao detalhe.

As fezes é um local onde muitas doenças podem ser manifestadas, principalmente através da presença de sangue.

Ainda assim, também é importante observar com atenção, uma vez que parecer sangue, nem sempre significa que ele está presente! Muitas vezes o bebê faz um coco que tem uma cor avermelhada ou escura, e parece que tem sangue, mas na verdade, não existe. Essa cor avermelhada está relacionada com a ingestão de alimentos que possuem corantes naturais vermelhos, tais como o tomate, gelatina de morango ou beterraba. Quando isso acontece, não é grave, mas normalmente, é como seria de esperar, assusta os pais.

Causas mais comuns e o que pode ser o sangue nas fezes do bebê

  • Fissuras no anûs – Se as fezes forem demasiado duras, podem causar fissuras, mesmo que sejam milimétricas, podem ser o suficiente para criar uma pequena ferida e sangrar.
  • Prisão de Ventre (Constipação) – É uma das principais causas, principalmente quando há alteração na alimentação do bebê e não são adicionadas fibras, frutas ou água em quantidades ideiais. Uma vez que o bebê ainda tem uma pele muito suave e fina, as fezes duras podem rasgar essa pele e causar sangue.
  • Vacina do Rotavírus – Sangue no coco do bebê é um efeito adverso da vacina do rotavírus que pode aparecer mesmo depois de 40 dias após ter tomado a vacina.
  • Assadura – Se ficar com assaduras, uma vez que a pele é muito fina e sensível, pode causar sangue, que apesar de não ser diretamente nas fezes, pode confundir os pais.
  • Meninas recém-nascidas – Um assunto pouco falado, mas é normal em bebês do sexo feminino também apresentarem sangue na fralda, mas não vêm das fezes. O que acontece é que devido às alterações hormonais, pode ocorrer uma menstruação muito pequena, nada significativa, e na fralda pode induzir os pais em erro a pensar que é sangue nas fezes.

Bebê com sangue nas fezes – o que fazer?

Depois de termos visto os diversos fatores que podem causar sangue nas fezes, quando realmente existe mesmo sangue, deve-se ter uma especial atenção.


Normalmente, não é uma situação grave que facilmente se resolve, mas se existir diarreia com sangue e/ou se o bebê estiver com febre, deve ir urgentemente ao pediatra para realizar alguns exames e verificar o que pode estar a acontecer com a criança.

É importante que recorra ao médico assim que identificar algum problema mais grave, como diarreia com sangue ou febre, para que caso exista algum problema, ele possa ser detetado o quanto antes, evitando que o bebê fique em sofrimento e conseguir uma cura o mais rápido possível.

Se por sua vez, o sangue nas fezes se deve à constipação (prisão de ventre – dificuldade em fazer coco), ou devido a fissuras no anûs, o ideal é começar a dar mais água ao bebê para tentar amolecer as fezes e desta forma evitar que elas causem feridas internas. A ingestão de fibras e frutas também é muito importante para facilitar a evacuação da criança e evitar que ela fique em sofrimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *