Home > Doenças > Sintomas de Alzheimer

Sintomas de Alzheimer

Algumas pessoas chegam a confundir sintomas normais de envelhecimento com os sintomas de Alzheimer.

Com o avançar da idade, algumas alterações no corpo vão acontecendo, e a perda de memória é algo natural nos idosos. Algumas pessoas associam essa perda de memória a problemas de Alzheimer, mas isso nem sempre em verdade!

Existem sim alguns sinais que podem ajudar a fazer um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, esteja atento a quais.

Estes são os sinais e sintomas que podem indicar princípios de Alzheimer

Criamos uma lista com vários sinais que são preocupantes na hora de identificar o seu problema. Se reconhecer algum deles, deverá ficar alerta!

#1. Perda de Memória

Nos primeiros dias, os esquecimentos acerca de eventos recentes começam a ser cada vez mais frequentes. Começam a ser esquecidas as datas importantes, repetem a mesma pergunta várias vezes, e estão constantemente  a utilizar lembretes para tudo!

#2. Dificuldade em solucionar problemas

Se está com dificuldades em gerir o seu dinheiro, esquece de quanto tempo disponível ou do que gastou. Se sente que leva muito tempo para fazer contas simples ou responder a questões que estava habituado a resolver rapidamente, poderá ser um sinal do início da doença.

#3. Problemas em realizar tarefas diárias

Um dos sintomas do Alzheimer é também a dificuldade em praticar tarefas comuns que sempre praticou. Quem sofre desta problema de saúde, pode sentir dificuldades em dirigir até um local que conhece bem, ou até mesmo esquecer das regras de um esporte que conhece bem.

Também é possível que a pessoa se esqueça se já comeu, assim como daquilo que ingeriu na refeição.

#4. Não ter noção do tempo e espaço

Bem, a perda de noção do tempo é comum em muitas pessoas e nem sempre tem que significar Alzheimer, principalmente quando estamos a desenvolver alguma tarefa que gostamos.

Porém, quem sofre de Alzheimer acaba por não saber a que dia está, em que mês ou ano se encontra.

A pessoa também pode perder noção do espaço, ou seja, não sabe onde se encontra nem de que modo conseguiu chegar aquele lugar.

#5. Não entende imagens visuais

A dificuldade em entender imagens, calcular distâncias ou distinguir cores é também um sinal de alerta que está presente na Doença de Alzheimer.

Em casos mais graves, a pessoa pode até passar em frente a um espelho e nem se reconhecer a si mesma, pensando ser outra pessoa.

#6. Dificuldade em comunicar verbalmente

A linguagem também é afetada nas pessoas que sofrem de Alzheimer. A pessoa não tem facilidade em entrar numa conversa e perde-se a meio. Acaba por não ter noção do que estão falando e por vezes repete a mesma coisa ou “desliga” no meio do papo.

#7. Perder objetos por não saber onde estão

Este sinal também é muito frequente entre todas as pessoas: esquecer onde guardou qualquer objeto. Porém, as pessoas com Alzheimer esquecem onde guardam as coisas e mais tarde esquecem que têm esse objeto, acabando por perde-lo.

#8. Afastamento da vida social

É bastante comum as pessoas com Doença de Alzheimer começarem a perder o prazer pelas atividades que desenvolviam antigamente e acabam por abandonar alguns “hobbies” que realizavam no passado. Acabam por ficar fechados em casa, com medo e dificuldade de sair de casa, principalmente por não reconhecerem ninguém nem o mundo onde estão.

#9. Alterações de humor

Quem sofre do mal de Alzheimer sofre muitas alterações de personalidade durante o dia. Sentem-se confusos, ansiosos, desconfiados, agoniados, sonolentos, sozinhos, irritados, etc…

Podem ainda sofrer alterações de humores repentinas, desde a alegria extrema até ao choro descontrolado, sem qualquer razão aparente.

Pode ter alguns destes sintomas mas não sofrer de Alzheimer

Ao ler sobre estes sinais e sintomas, talvez tenha reconhecido e se identificado com alguns deles. Entenda que algumas situações são normais em cada um de nós!

Não é por esquecermos da data de aniversário de um familiar próximo que estamos sofrendo de Alzheimer.

Não é por esquecer do celular em casa após sair para o trabalho que indica que sofremos de Alzheimer.

Não é por ir no mercado e esquecer de comprar aquele ingrediente especial que queríamos para o jantar de hoje que indica que tem Doença de Alzheimer.

É normal cada um de nós ter esquecimentos e nos sentirmos cansados alguns dias da nossa vida! Porém, em algumas situações, isso deixa de ser normal!

Na tabela abaixo identificamos as diferenças entre um sintoma que pode ser um sinal de alerta para Alzheimer e uma situação normal que acontece num envelhecimento saudável:

Sinal de Alerta de AlzheimerSituação normal de Envelhecimento Saudável
Esquecer de um evento ou acontecimento importanteTer noção que algo importante acontece naquela data, mas de momento não lembrar
Não conseguir se orientar num texto escrito ou imagensFicar confuso mas mais tarde entender um texto ou imagens
Dificuldade ou incapacidade em acompanhar uma história ou filmeAcompanha sem grandes dificuldades histórias ou filmes, podendo esquecer de algumas partes mas relembra após rever
Esquecer de nomes ou dados históricosEsquecer de nomes ou dados históricos no momento mas relembra mais tarde
Perder a capacidade de se vestir, fazer refeições, lavar, etc...Apesar dos problemas físicos característicos da idade, mantém a capacidade em realizar tarefas diárias
Incapaz de tomar decisõesPossibilidade de tomar decisões incorretas, mas reconhecer o erro e saber resolver
Incapacidade em gerir o seu orçamentoPode cometer erros ocasionais mas reconhece o erro e apresenta solução
Dificuldade em entrar ou manter uma conversa, esquecendo-se do assunto e/ou das palavrasEsquecer de uma palavra ou outra, mas conseguir resolver a situação recorrendo a sinónimos ou outros exemplos
Esquecer-se onde deixou os objetos, acabando por os perder e não ter conhecimento que os possuÍaEsquecer onde guardou algum objeto, mas sabe que o tem e encontra mais tarde
Perder noção do espaço e tempo, não sabendo onde está, como chegou lá nem em que época se encontraNão ter noção que o tempo passou tão rápido, mas sabe em que época está