Home > Chás > Chás para dormir – 6 opções que funcionam

Chás para dormir – 6 opções que funcionam

O sono é fundamental para recuperar energias, consolidar conhecimentos, equilibrar o seu corpo, e podíamos ficar aqui enumerando todos os seus benefícios – portanto, resumindo, o sono é crucial para a saúde!

Contudo em todo o mundo mais de 1/4 da população sofre de insônia ou passam por graves dificuldades em adormecer ou permanecer num sono reparador.

A privação do sono pode ainda gerar piores situações:

Para além de não recuperar o corpo de todo o desgaste a que esteve sujeito durante o dia, o não conseguir dormir é um potenciador de várias doenças.

Estudos já realizados indicam que poucas horas de sono, dormir mal, não conseguir dormir, insônias e situações relacionadas com este aspeto, podem gerar doenças como:

  • Alzheimer;
  • Diabetes;
  • Depressão;
  • Fadiga excessiva;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Etc…

Muitos recorrem aos médicos para procurar ajuda. O que estes indicam, são remédios que fazem dormir.

E será que são eficazes? Sim! em 90% da população que usa esse tipo de remédios, eles realmente fazem dormir.

Mas serão seguros? Não podemos mentir! Os remédios para dormir trazem algumas complicações, podendo até a pessoa ficar dependente deles para dormir para o resto da vida, assim como também desenvolvem tolerância, ou seja, para que continuem a fazer efeito, com o passar do tempo, será necessário aumentar a dose.

Porém, estes remédios não existiram durante toda a vida, e os problemas de sono sempre existiram!

Talvez nunca se tenha perguntado, mas pense: Como será que os nossos antepassados faziam para dormir? – Sim, eles também tinham problema de insônia! (Embora não tanto como hoje em dia)

O chá era o principal remédio para a falta de sono! Foi durante séculos a bebida predileta para relaxamento e promoção do sono.

ATENÇÃO: Não é qualquer chá ou planta que faz dormir! Existem chás com cafeína – como é o caso do chá preto, chá branco e chá verde – que provocam precisamente o efeito contrário e em vez de facilitar o sono, retiram-no!

Tenha muita atenção quando compra alguma infusão! A melhor solução seria fazer naturalmente, ou caso compre o chá, confirme nos ingredientes se não contem cafeína ou qualquer substância estimulante!

Chás que fazem dormir

Como alternativa aos remédios para dormir, existem os chás que são infusões feitas a partir de plantas (ou partes de plantas).

Algumas plantas têm propriedades sedativas que ajudam a relaxar, descontrair, e a atingir o sono.

Veja abaixo os melhores ingredientes que pode adicionar em um chá para que possa facilitar o seu sono:

1. Camomila

Este teria que ser o primeiro chá da lista!

Não que seja mais importante que os próximos, mas é o mais utilizado e mais antigo.

Hoje em dia, usam a camomila para diminuir a ansiedade, combater o estresse e a insônia.

Este é um ingrediente que tem como fama ser tranquilizante, relaxante muscular e indutor do sono.

Já foram realizados vários estudos em relação ao chá de camomila. Alguns foram inconclusivos, mas outros revelaram que indivíduos que tomaram 400mg de extrato de camomila diariamente, tiveram uma qualidade de sono melhor em relação aqueles que não tomaram nada.

2. Valeriana (raíz)

Esta pode ser uma opção mais eficaz ou mais “forte” quando comparada com a anterior.

Já existem remédios no mercado em que são utilizados extratos de valeriana para ajudar a atingir o sono.


Este é um potente sedativo natural que tem sido usado há mais de 15 séculos atrás. É um dos mais eficientes no combate à ansiedade e insônia.

Para além disso, nos estudos realizados, verificaram que não provocam efeitos colaterais tal como os remédios que costumam ser usados para o sono.

Se fizer um chá com valeriana para dormir, certifique-se que está a usar partes da raíz, pois é onde tem as propriedades mais eficientes para o sono.

3. Maracujá

Calma! Não é a fruta! O chá de maracujá é feito a partir da planta Passiflora.

São utilizadas folhas secas, flores e caules da planta.

Passiflora tem propriedades sedativas que reduzem o tempo de adormecer, melhoram a qualidade do sono e acalmam a pessoa.

Os estudos mais recentes descobriram que tomar este chá diariamente durante uma semana, melhoravam significativamente o seu sono.

Outro estudo também comprovou que a mistura deste chá com raiz de valeriana (O chá anterior), potenciam ainda mais o efeito relaxante, causando sono.

4. Lavanda

Quem não ouviu falar do óleo de lavanda? O seu cheiro é bastante calmante e relaxante.

Na Grécia antiga o aroma de lavanda era adicionado nos banhos para que a fragrância calmante fosse cheirada a fim de promover a calma ao final do dia ajudando a relaxar.

O chá de lavanda é usado por várias pessoas para acalmar os nervos e ajudar no sono.

Os estudos realizados com esta planta em mulheres, revelou que aquelas que cheiravam o aroma e bebiam chá de lavanda diariamente durante duas semanas, sentiam-se com menos fadiga.

Para além disso, através do aroma e da ingestão do chá de lavanda, também confirmaram a redução da frequência cardíaca.

5. Erva-cidreira

Esta planta é encontrada em todo o mundo e por vezes é comercializada como óleo essencial para aromaterapia.

As folhas secas de erva-cidreira também existem à venda em casas de chás e são utilizados em infusões para ajudar a “chamar” o sono.

Esta planta é utilizada desde a Idade Média com finalidade de reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono.

Estudos realizados demonstram que é uma planta com capacidade de reduzir o estresse depois de ter tido este efeito em quem recebeu 600mg de extrato de erva-cidreira durante 15 dias.

Se a sua falta de sono estiver associada a estresse e preocupações, esta planta pode ajudar a relaxar e a atingir o sono com mais facilidade.

6. Chá do talo da Alface

Esta é talvez a verdura mais consumida em todo o Brasil.

Muito provavelmente o que não sabia nem fazia ideia, é que um chá feito do talo da alface é uma excelente ajuda a induzir o sono.

Tudo se deve à lactucina, uma substância que está presente no talo da alface.

Estudos feitos comprovaram que esta substância – lactucina – contem propriedades sedativas que ajudam a induzir o sono.