Home > Problemas de Saúde > Como desencravar unha

Como desencravar unha

Desencravar uma unha pode ser um processo doloroso, mas viver com uma unha encravada é algo que incomoda bastante e não é agradável para ninguém!

Aqui, irá aprender a desencravar unha e a aliviar os sintomas (dor) causados pela unha encravada na sua carne.

Um dos métodos mais simples e principais para tratar de uma unha encravada, será utilizar um pouco de algodão, compressa ou gaze e colocar entre a carne (ou pele) do dedo e a unha, de forma a conseguir levantar um pouco a unha. Por vezes não consegue levantar a unha logo de imediato, e o ideal será deixar o algodão durante o dia todo, e ao final do dia troca o algodão e vai fazendo assim até a unha desencravar. Depois de conseguir levantar e conseguir retirar a unha que está espetada no seu dedo, tente cortar a ponta que estava espetando.

Outra forma de conseguir desencravar a unha, é utilizar um cotonete ou uma pinça para levantar a unha de dentro da carne do seu dedo e cortar essa ponta que estava espetando para evitar que ela volte a espetar.

Porém, apesar de o método explicado anteriormente ser um método simples, nem sempre é fácil, e em alguns casos é necessário dedicar mais tempo ao tratamento de uma unha encravada. Quando o caso é mais grave, é necessário recorrer de um médico para que seja prescrito uma pomada que contenha antibiótico ou antifúgico, mas isso apenas acontece quando o local em volta da unha se apresenta inflamado, com cor vermelha e com pus.

Se estiver afim de fazer tudo em casa, siga estas instruções de como desencravar unha:

  1. Coloque o pé (ou mão) que contém a unha encravada num recipiente com água quente e deixe de molho durante cerca de 25 minutos, isto irá tornar a sua unha e pele mais macia e facilmente maleável sem dor;
  2. Utilize algodão e coloque debaixo da unha para ajudar levantar o canto de forma a desencravar. Poderá deixar o algodão para ir levantando ao longo do dia, mas não se esqueça de trocar o algodão pelo menos 1 vez a cada 24 horas;
  3. Faça uma limpeza desinfetante para ajudar na cicatrização e para evitar infeções;
  4. Quando sentir a unha a subir e a desencravar, saindo da carne, basta cortar a ponta que está a espetar no dedo para que não espete mais.

Caso esse método não esteja a dar certo, utilize um contonete, fio dental ou pinça para levantar o canto da unha e desencravar para que seja possível cortar a ponta que está espetando.


Quando estiver a realizar este procedimento, se o levantar a unha causar dores e desconfortos muito fortes, pode utilizar uma pomada ou um spray anestésica de forma a aliviar a dor sentida.

Quando a unha está encravada, também existem algumas regras a seguir para evitar que a situação piore:

  • NÃO corte a unha que está encravada, tente levantar conforme as instruções atrás, mas antes de levantar não a corte;
  • NÃO corte a unha deixando pontas bicudas, isso só irá piorar a situação;
  • NÃO coloque pensos ou calçado apertado sobre a unha, isso irá agravar a situação empurrando a unha ainda mais para baixo, causando uma maior dor.

Se costuma sofrer com unhas encravadas veja aqui o que pode fazer para não encravar mais:

É recorrente encravar a sua unha? Muito provavelmente a razão pode estar no jeito como a corta as suas unhas. Se tem por hábito cortar as unhas de forma a que fiquem redondas, saiba que só está aumentando a probabilidade de ela encravar! Se pretende cortar a sua unha, corte de forma reta, assim diminuí a hipótese de ela encravar.

O seu calçado também é muito importante neste assunto. Evite utilizar calçado ou meias apertadas e desconfortáveis, pois desta forma estará forçar um crescimento anormal da sua unha e a “convidá-la” a espetar na carne e a encravar.

Se a sua unha é teimosa e cresce sempre para “baixo” de forma a penetrar na pele, poderá colocar um pouco de algodão ou gaze (basta uma ponta pequenina), para evitar que ela fique crescendo para baixo.

Ter uma boa higiene dos pés também é fundamental para evitar encravar unhas! Corte as unhas todas as semanas, não deixe que elas cresçam demais e assim irá evitar que se espetem na carne.

Se deixar alguma ponta mal corta e em forma de bico que possa espetar, basta limar esse canto da unha para evitar que espete em si.

E quando a unha encravada está inflamada e contém pus?

Neste caso é recomendável recorrer de um médico. Para esta situação poderá procurar um dermatologista ou o podologista, eles saberão a melhor forma de como atuar para desencravar a sua unha. O mais certo será recorrer ao uso de uma pomada com antibiótico ou anti-fúngico de forma a controlar a sua infeção para depois poder desencravar.

Se o método que explicamos de desencravar a unha não foi eficiente, uma pequena e simples cirurgia poderá ser o ideal para desencravar a sua unha, mas isso só irá acontecer em casos extremos em que já não é possível levantar a unha porque cresceu muito para dentro do seu dedo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *