Doença de Chagas, tripanossomíase americana ou chaguismo é uma doença que afeta maioritariamente países da America do Sul e América Central.
Esta doença resulta de uma inflamação resultante da ingestão de alimentos que contenham o parasita Trypanosoma cruzi. Este parasita é responsável pela doença e também pode estar presente nas fezes de insectos e contaminar pessoas que tenham contato com essas fezes.
Felizente a transmissão já não acontece por contato direto com o parasita, sendo necessário a sua ingestão para que contamine a pessoa.
As pessoas mais afetadas por este tipo de doença, são indivíduos que habitem em uma cabana onde as paredes possam alojar insetos, pessoas que estão no norte do Brasil, mais perto da América Central ou México e pessoas que vivem com poucas condições de higiene e extrema pobreza.
Os turistas não devem ter grandes preocupações com este tipo de doença, pois quando vão visitar o brasil, a maioria fica em hotéis, pelo que não haverá problemas. Ainda assim, quem visita o norte do Brasil, deve ter cuidado com alguns alimentos como é o caso do caldo de cana e açaí, porque o parasita pode ter estado perto das plantas de vão originar esse tipo de alimento.
Causas
Quem causa esta doença é um parasita que existe nas fezes de insetos. A sua transmissão pode ser feita através de alimentos que estejam mal cozinhados ou mal lavados e estejam contaminados com o parasita ou contenham fezes de insetos infetados.
Outra fonte de contaminação é através da transfusão de sangue e do transplante de órgãos. Se o sangue ou o órgão transplantado estiverem infetados, a pessoa que receber irá automaticamente ficar com a doença.
Esta doença também é transmitida de mãe para filho na gravidez.
A picada do inseto contaminado com o parasita, também pode ser uma fonte de contaminação, não através da picada direta, mas sim se existir alguma ferida. Após o inseto infetado com o parasita picar, ele vai deixar fezes no local onde picou, na pele. É normal a picada causar alguma coceira, e quando coçar, pode fazer alguma ferida, e aí vai facilitar a entrada do parasita para o sangue.
Sintomas
Esta doença está dividida em 2 estágios, o agudo e o crônico.
Os sintomas do estágio agudo, começam a surgir 1 a 2 semanas após a contaminação (ou 1 mês para casos de transfusão de sangue). O estágio crônico só se começa a manifestar cerca de 20 a 30 anos após a infeção.
No estágio agudo da doença de chagas, os sintomas mais frequentes são:
- Febre;
- Fadiga;
- Inchaço em um olho;
- Fígado e baço com volume superior ao normal (hepatoesplenomegalia);
- Má disposição;
- Diarreias;
- Vômitos;
- Dores no corpo em geral;
- Dores de cabeça;
Na fase crônica, os sintomas já são mais graves, podendo originar:
- Alterações no ritmo cardíaco;
- Alteração no volume do coração;
- Dores no abdômen;
- Dificuldades de deglutição;
- Constipação frequente;
- Dificuldades na digestão.
Como detetar a Doença de Chagas
Por vezes os sintomas podem não ser suficientes para identificar esta doença! Pode ser necessário e deve ser efetuado, um questionário ao doente sobre o seu histórico recente, de forma a entender se existiu algum fator que possa ter contribuído para um contato com o parasita.
Para ter a certeza da doença, é feito uma visualização do sangue ao microscópio para observar a existência do parasita. Através de análise ao sangue, também é possível identificar a doença, por meio de deteção de anticorpos.
Tratamento
O tratamento deve ser totalmente aconselhado pelo médico! Pois só depois de ter a certeza da doença é que o tratamento deve avançar.
Assim que identificar a fase aguda da doença, é muito importante ir ao médico para que possa começar o tratamento o quanto antes. Se não for feito um tratamento adequado nesta fase, ela pode evoluir para uma situação crônica, dando origem a outras complicações, tais como problemas cardíacos.
O tratamento pode passar por analgésicos e anti-inflamatórios de forma a controlar os sintomas, porém, é necessário recorrer a outros medicamentos para tratar a doença.
Para um estado crônico da doença de chagas, é utilizado o benzonidazol. Este medicamento é usado em quimioterapia precisamente contra esta doença. Ainda assim, não é 100% garantido que vá ser totalmente eficaz no tratamento da doença.
É recomendado e necessário uma alimentação equilibrada e saudável, assim como visitas regulares ao médico para que a doença não evolua muito mais.
Outro medicamento também utilizado no tratamento da doença de chagas, é a amiodarona, um antiarritmico para controlar as alterações do ritmo cardíaco.
Prevenção da Doença de Chagas
É muito importante prevenir para que não sofra no futuro! Ainda não existem vacinas contra a doença de chagas, por isso é muito importante ficar alerta aos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.
- Evite estar em habitações de madeira ou canas;
- Use replente de insetos;
- Não coce quando sentir uma picada e lave bem a área com muita água e sabão;
- Lave bem os alimentos antes de consumir;
- Cozinhe bem os alimentos antes de ingerir;
- Lave constantemente as mãos;
- Evite lagos, poças e outros locais com águas paradas onde possam existir insetos.
Em relação às transfusões de sangue, pode ficar tranquilo! Tanto na América do Sul como na América Central, o sangue doado é analisado para verificar a existência de algum problema! Caso o teste dê positivo para a doença de chagas, esse sangue será eliminado e não será doado a ninguém!

