Home > Saúde > Fazer Fisioterapia resulta e alivia dores?

Fazer Fisioterapia resulta e alivia dores?

Sabe o que é a Fisioterapia? Sabe para que serve? O que trata? Será que resulta mesmo? Muitas pessoas têm receio da fisioterapia ou não têm conhecimento se será que vai resultar. Tem dores nas costas? Na zona lombar, ou no pescoço? Sofre de dores ciáticas? Possivelmente terá que recorrer à Fisioterapia e aos tratamentos alternativos que ela proporciona.

Podemos com toda a certeza afirmar que a fisioterapia trata problemas de nervos, ossos, músculos e tendões!

  • O estresse e a vida apressada dos nossos dias, são a causa de muitos problemas de saúde.
  • Noites mal dormidas, compromissos inadiáveis, é um corre corre todo dia, poucas horas, e horas tardias para ir descansar, más posturas, fazem com que nos sintamos muitas vezes cansados, sem posição para estar deitado ou sentado, em suma sentimo-nos doentes e sem ânimo para nos mexermos.

 

Quando temos um problema de saúde que pode ser caracterizado por uma inflamação, o corpo utiliza determinados mecanismos para proteger o corpo, e várias células de defesa correm até onde se encontra a lesão, ou onde existam corpos estranhos para os tentar eliminar, quer isto dizer que elas focam-se essencialmente em tentar reabilitar a parte do corpo que se encontra lesionada. Nestes  casos, e aqui temos um pequeno senão, é que quando se deslocam arrastam consigo um maior numero de células mais do que é necessário, e formam-se então os inchaços, e/ou edemas.

Existem vários tipos de inflamações, dependendo muito da zona do corpo e das áreas afectadas.

As inflamações mais conhecidas deste tipo são as dos músculos, dos tendões, as conhecidas tendinites, as bursites, inflamações do estômago, da garganta do nariz, gengivas, intestino, de entre outras.

Como aliviar as dores da inflamação com fisioterapia?

Para além dos anti-inflamatórios, existem vários outros métodos para atenuar algumas dessas inflamações. A Fisioterapia é um desses métodos, um dos mais utilizados nos dias de hoje. Embora a fisioterapia possa resolver alguns problemas relacionados com outras patologias, hoje vamos reservá-la, exclusivamente para o tratamento dos tendões, das bursites dos músculos e dos ossos.

Como acontece ou qual a causa de uma tendinite?

Nas inflamações dos tendões (as tendinites) ou ainda nas inflamações dos músculos, a causa primária está no uso continuado e excessivo  desse músculo e ou tendão. Esse uso continuo, produz cansaço, fadiga e várias pequenas lesões das fibras do músculo e/ou tendão, havendo deste modo predisposição para uma inflamação desse local. O que a Fisioterapia faz é procurar o que causou uma tão grande sobrecarga e corrige o que está errado.

Como já referimos no caso das más posturas, as tendinites e lesões musculares acontecem, pela posição errada que muitas vezes adoptamos, prejudicando músculos fracos que utilizamos como músculos fortes, afectando os primeiros, criando a lesão. Assim se alterarmos a nossa postura e orientarmos o nosso corpo de forma correta,  reduzimos favoravelmente as lesões de músculos e tendões, diminuindo significativamente as inflamações.

 

O que são bursites? Fisioterapia para a Bursite é bom e resulta?

Relativamente às bursites, podemos indicar que as bursas são pequenas bolsas e fazem com que as nossas articulações, se movimentem bem, produzindo o lubrificante necessário ao seu pleno funcionamento. Como estas se encontram no meio dos ossos, acabam por sofrer  compressões e outros traumas. Se estas compressões ou traumas forem muito intensas, acontece a inflamação. Com esta inflamação as bolsas tornam-se mais sensíveis e dolorosas, pelo que formam as chamadas bursites.

As bursites mais conhecidas são as das ancas, (trocantérica), sendo que as nossas actividades diárias, e de dormir ficam comprometidas. Outra bursite conhecida  e a do ombro (subacromial).  Más posturas continuam a ser a causa primária destes problemas, porque existe um uso excessivo dos músculos errados, aumentando a compressão dos ossos que por sua vez comprimem as bursas. A Fisioterapia nestas situações orienta o nosso corpo a usar os músculos por forma a não fazer pressão nas bursas, diminuindo assim as dores e a inflamação.

 

Como pode aliviar dores nos nervos com o uso da Fisioterapia?

Falando agora dos nervos, estes são mais sensíveis que os anteriores, pois uma das suas maiores funções é transmitir ao cérebro a sensação de dor, quando existe inflamação. Podemos afirmar que a maior parte das inflamações são dolorosas ou causam dor, afectando os nervos. Cada parte especifica do corpo é assistida por um neuro- transmissor, afectando por conseguinte o nervo que lhe diz respeito. Como o nervo fica mais sensível à dor, o envio de impulsos da dor fica mais facilitado. (gerar a dor). Por outro lado e como os nervos têm ramificações, é normal sentir a dor de forma refletida, ou seja sentir dores noutras partes do corpo, para além da que se encontra inflamada. A bursite trocantérica pode causar na parte lateral do pé uma dor neural, assim como o que gera uma tendinite no cotovelo pode provocar na ponta do dedo da mão (indicador), uma dor neural. Nestas casos específicos o que a Fisioterapia faz é reconhecer a proveniência da dor e tratar por conseguinte as suas causas.

É da maior relevância lembrar que a maior parte dos nervos nasce na nossa coluna. Desta forma é normal que encontremos pessoas que precisam tratar a coluna vertebral,  na área do pescoço, através da Fisioterapia, porque possuem inflamações nos nervos  dos braços. Também podemos tratar as dores ciáticas movimentando a coluna lombar. A Fisioterapia actua nestes casos, na utilização de meios para imobilizar a coluna e impedir que esta prejudique os nervos , para outras zonas do corpo.

 

Como a fisioterapia pode ajudar a tratar e a aliviar sintomas de inflamação?

A Fisioterapia actua no tratamento das causas e utiliza técnicas para atenuar os sintomas provenientes da inflamação e ao mesmo tempo reduz a intensidade e confluência, no sentido de estimular a sua recuperação.

Contudo, e apesar de a Fisioterapia ser utilizada como recurso para tratamento destas enfermidades, ela está longe de poder substituir-se aos anti-inflamatórios. Estes medicamentos actuam de forma diferente no nosso corpo, e que a Fisioterapia é incapaz de resolver.

É por esta razão que recorremos à Fisioterapia, e é por isso mesmo que completamos os tratamentos através dela. Através da conjugação dos medicamentos e da Fisioterapia, tratando a causa dos sintomas, os resultados obtidos costumam resultar favoravelmente evitando a possibilidade de recaídas.

Caso as dores reapareçam e persistam, é muito provável que as causas das inflamações não tivessem chegado a ser identificadas, ou possivelmente o tratamento efectuado não foi o mais adequado, havendo a necessidade de alterar o tratamento para outro mais eficaz ou até mesmo procurar uma segunda opinião.