Home > Doenças > Impingem – Causas, Sintomas e Tratamento

Impingem – Causas, Sintomas e Tratamento


A Impigem é uma micose da pele que aparece com mais frequência em pacientes idosos e crianças mas é possível que surja em pessoas de qualquer idade.

O nome cientifico desta doença é Tinea corporis, sendo a sua causa fungos que surgem na pele e vão criar vesículas com líquido que acabam por secar e criar manchas vermelhas ou amarelas no corpo.

O fungo que causa esta doença, alimenta-se da queratina que existe em toda a superfície da nossa pele. Eles também preferem locais úmidos e quentes, sendo que pessoas que têm transpiração excessiva, estão mais susceptíveis a contrair este fungo.

Causas da Impingem

O agente causador desta micose é um fungo contagioso que quando encontra comida na nossa pele, locais quente e úmidos, começam a se desenvolver e multiplicar, causando a impingem.

Assim, é mais provável desenvolver este tipo de micose, quando:

  • Mantém a pele molhada durante longos períodos de tempo;
  • Mantém as roupas molhadas;
  • Não tem uma higiene adequada;
  • Após o banho não faz uma secagem do corpo adequada.

Os locais mais prováveis de desenvolver este tipo de problemas é nas dobras do corpo, ou seja, axilas, virilhas, dobras dos joelhos, dobras dos cotovelos, etc… Por isso, é importante manter este tipo de locais bem secos para não contrair esta doença.

Outra possível causa, é o contato com pessoas infetadas, pois este fungo é transmissível de pessoa para pessoa.

Como saber se tenho Impingem

O diagnóstico desta doença é fácil de fazer observando as lesões causadas na pele. O médico identifica facilmente o problema mas poderá ainda solicitar que efetue alguns exames para ter a certeza.

O exame é muito importante para excluir a possibilidade de outros problemas de pele.

Sintomas da Impingem

São vários os sintomas característicos da Impingem. Na fase incial da doença, aparecem bolhas que contém um líquido e são de cor vermelha. Provocam muita coceira e passado algum tempo elas secam e ficam amarelas

Impingem é caracterizada pelos seguintes sintomas:

  • Bolhas redondas vermlhas em redor e um centro mais claro;
  • Muita coceira;
  • Erupções da pele.

Após detetar a presença destes sintomas deverá consultar um dermatologista para que lhe seja indicado o tratamento mais adequado.

Tratamento para a Impingem

Para tratar este problema de saúde, deverá consultar um dermatologista assim que surgirem os primeiros sintomas para que este lhe possa indicar os melhores remédios e tratamentos para a Impingem.

Normalmente o tratamento utilizado é à base de pomadas antifúngicas e as recomendações básicas de manter uma boa higiene corporal especialmente na região afetada por este problema.

O local onde contém bolhas deve ser bem limpo, lavado e secado com cuidado de forma a garantir que não fica úmido, uma vez que ambientes úmidos promovem o desenvolvimento do fungo.

Remédios para Impingem

Se o problema for mais grave, o médico especialista pode ainda recomendar o uso de medicamentos antifúngicos orais.

Clotrimazol ou Miconazol são alguns exemplos de remédios orais que podem ser prescritos no tratamento desta micose.

Pomadas para esta micose

Existem também alguns cremes e pomadas que podem ser aplicados 1 a 2 vezes por dia para tratar este problema, eles são:

  • Terbinafina;
  • Ciclopirox olamina;
  • Amorolfina.

Ao usar estes cremes, os sintomas deverão desaparecer passadas umas 2 semanas, porém, é importante manter a aplicação dos cremes na posologia indicada, durante um período mais alargado (geralmente até 4 semanas), para garntir que todo o fungo foi eliminado e que o problema não volta a surgir.

Remédios naturais para tratamento de Impingem

Uma boa forma de auxiliar o tratamento ou procurar alternativas a remédios e pomadas, é o uso de remédios naturais para a impingem.

Alho

O alho é utilizado em muitos remédios naturais principalmente pelas suas capacidades antifúngicas e antibacterianas. Para o tratamento da impingem, o alho também é uma excelente ajuda natural.

Para tal, só necessita de 2 dentes de alho e 1 litro de água. Deve quebrar os alhos e adicionar num recipiente com água, ficando repousado durante 6 horas. Passado esse tempo coe o preparado e lave as áreas afetadas com essa água 2 vezes por dia até os sintomas desaparecerem.

Repolho

Este vegetal é anti-inflamatório e excelente para acalmar a coceira e ainda reduzir as manchas vermelhas.

Para preparar um remédio com repolho basta lavar as folhas (sem talos) e amassá-las até formar uma pasta. Coloque a pasta nas manchas da pele e deixe atuar durante 3 horas. Repita este tratamento 4 vezes por dia até começar a desaparecer as manchas.

Aloe vera

A Aloe vera é bastante utilizada na medicina natural devido às suas excelentes propriedades anti-fúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Para além destas propriedades, também é utilizado como antiséptico e por isso é um excelente produto para tratar bastantes doenças, sendo igualmente eficaz na impingem.

Para preparar este remédio, basta retirar o gel que se encontra no interior da folha e aplicar sobre a área afetada 3 vezes por dia até que as manchas comecem a desaparecer.

O ideal é utilizar folhas frescas naturais, mas caso não consiga encontrar, também pode procurar gel de aloe vera orgânico 100% natural que se encontra à venda em diversas lojas de produtos naturais!