Várias condições podem fazer com que a sua língua fique sangrando. Algumas dessas condições são graves, enquanto outras não apresentam risco para a saúde a longo prazo.
Pode ter mordido a língua, ter aftas na boca e língua, ter lesões ou feridas na língua causadas por dentaduras postiças ou aparelhos dentários. Também pode ter acontecido o caso de estar a mastigar algum alimento mais duro ou pontiagudo, e ferir a sua língua, assim como também pode ser alguma espinha de peixe ou algo semelhante.
Existe também a hipótese de tratamentos com radiação para câncer. Esses tratamentos também podem lesar a cavidade bocal ou até mesmo a língua, resultando em sangramento.
Veja também: Cuspir Sangue ao acordar – O que pode ser?
Causas de Sangue na Língua
Várias condições podem causar uma língua com sangramento, como por exemplo, infeções orais.
Apesar de ser uma das causas menos óbvias, uma infecção oral e feridas, podem afetar a língua e ser uma das razões pela qual ela esteja a sangrar. Destas infeções podem resultar úlceras, bolhas ou aftas que caso sejam feridas através de alimentos afiados, ou escova de dentes ásperas, pode dar origem a sangramento da língua.
Estas infecções podem se desenvolver como resultado de alterações hormonais ou genéticas ou podem ser desencadeados por certas condições de saúde, como deficiência de vitamina B-12 ou doença inflamatória intestinal (DII).
Como saber se tem infecções na boca e língua
É provável que um médico ou dentista faça um diagnóstico examinando a boca. Se houver suspeita de uma infecção subjacente ou outra condição médica, o médico irá pedir um exame de boca ou outros testes.
Normalmente, os médicos tendem a diagnosticar infecções orais por exame visual pedindo ao paciente que abra a boca e usa um cotonete para descobrir qual germe é responsável pela infecção (análise).
Saber isso ajudará o médico a decidir o melhor tratamento especifico para este género de patologia.
Infecções na boca e língua
Infecções por fungos ou leveduras na boca são bastante comuns, e se não forem tratadas, podem progredir para o sangramento na língua.
Algumas infecções como é o caso da candidíase oral, podem resultar em feridas na boca que causam dor ao comer, beber e engolir.
Muitas pessoas saudáveis têm fungos na boca, mas apenas algumas desenvolvem uma infecção.
Maior risco de contrair essas infecções incluem:
- Recém nascidos;
- Portadores do vírus HIV;
- Radioterapia ou quimioterapia no combate ao câncer;
- Quem toma antibióticos regularmente.
Como tratar as infecções orais
Não há solução rápida para úlceras na boca e bolhas, mas estas geralmente desaparecem sozinhas em 1 a 2 semanas. Ainda assim, se sentir bastante incómodo, existe forma de tratar reduzindo os sintomas sentidos através de:
- Elixires antimicrobianos, géis e sprays;
- Medicamentos e remédios contendo corticosteróides;
Se o problema persistir por mais de 3 semanas, pode ser um sinal de algum problema mais grave e deve ser visto por um médico.
Herpes Oral – Pode causar sangramento na boca e língua?
O herpes oral é uma condição contagiosa causada pelo vírus herpes simplex. Este vírus pode sobreviver no corpo humano por anos sem causar problemas.
No entanto, certos fatores desencadeantes, como estresse ou alterações hormonais, e/ou climatéricas podem ativar o vírus para causar uma infecção.
O herpes oral aparece inicialmente com feridas na boca. Se presentes na língua, essas feridas são propensas a sangramento por lesão súbita ou contato com certos alimentos desencadeantes, como alimentos ácidos, picantes e acres.
Este vírus não é fácil de diagnosticar, uma vez que tende a causar sintomas semelhantes aos de outras condições médicas ou ausência de sintomas.
Sinais e sintomas do herpes oral
- Dor;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Bolhas que queimam.
A melhor maneira de diagnosticar o herpes oral é retirando uma amostra de tecido da área afectada, que um médico pode testar para verificar a presença do vírus. Um exame de sangue também pode ser usado para detectar o vírus.
Tratamento do herpes oral
Não há cura para uma infecção por herpes, mas medicamentos estão disponíveis para tratar seus sintomas. A opção de tratamento mais comum para o herpes oral é a medicação antiviral, que pode ser na forma de comprimidos ou uma injeção.
Outros tratamentos que ajudam a controlar os sintomas incluem pomadas antivirais, anestésicos tópicos e agentes anti-inflamatórios de venda livre.
Câncer de língua – Sintomas e Tratamento
O carcinoma de células escamosas (SCCA) é o tipo mais comum de câncer de língua. Obtém o nome do tipo de células que são afetadas, que compõem o revestimento da boca, nariz, cordas vocais, tireóide e garganta.
Os sintomas do câncer de língua incluem:
- Sangramento inexplicável da língua;
- Dor persistente ao engolir;
- Ponto dolorido ou caroço na língua;
- Sensação de dormência na boca.
Outras condições médicas podem causar esses sintomas, mas vale a pena visitar um médico se aparecerem.
Como saber se tenho câncer na língua
A detecção precoce do câncer de língua é importante para evitar que ele se espalhe para outras partes do corpo.
Uma biópsia é a melhor maneira de confirmar a presença de câncer de língua. Envolve examinar uma pequena amostra de tecido sob um microscópio.
Tratamento para o câncer na língua
Como acontece com a maioria dos cânceres, o estágio e a extensão do câncer de língua determinam como ele é tratado. Por exemplo, uma abordagem diferente pode ser necessária se o câncer se espalhar para outras partes do corpo.
Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são usadas para tratar esse tipo de câncer.
Prevenção

Produtos de higiene dental, incluindo escova de dentes, fio dental e enxaguatório bucal.
Manter uma boa higiene bucal pode prevenir o sangramento da língua.
Pode-se prevenir uma língua com sangramento estando ciente dos factores de risco.
Embora não seja possível evitar muitas das condições de saúde que podem causar uma língua com sangramento, as alterações de certos hábitos diários ou de estilo de vida pode reduzir o seu risco.
Fatores de risco para sangramento da língua incluem:
- Higiene oral deficiente;
- Consumo excessivo de álcool;
- Fumar em excesso;
- Mau uso de dentaduras postiças, fio dental e outros aparelhos dentários;
- Tomar cuidado ao comer também tornará as lesões na boca menos prováveis.
Remédios caseiros para língua sangrando
Alguns remédios caseiros fáceis de fazer podem proporcionar alívio e interromper temporariamente o sangramento.
- Colocar cubos de gelo na área afectada da língua, directamente ou em um guardanapo ou gaze limpa. Repita duas ou três vezes por dia, se isso aliviar o sangramento.
- Gargarejo várias vezes ao dia com um anti-séptico bucal ou água morna.
- Deitar uma colher de chá de sal ou bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna e enxaguar a boca três a cinco vezes por dia.
- Evitar alimentos sólidos ou líquidos que possam desencadear ou agravar uma ferida na boca ou úlcera. Estes incluem alimentos picantes e alimentos que são aguçados na textura.
- Tomar um analgésico para reduzir a dor e o inchaço.
Evite mastigar o lado afetado da língua e não a passe pelos dentes constantemente para que a língua se possa curar.
Língua sangrando – Devo ir ao médico?
Se uma pessoa continuar sentindo dor na língua, formigamento ou sangramento por mais de 2 semanas , ou se tiver feridas na boca que persistam por mais de 3 semanas , seria prudente e aconselhável consultar um médico.
É uma boa ideia tomar nota de quaisquer sinais e sintomas antes da consulta, a fim de comunicá-los claramente ao seu médico. Esta informação irá ajudá-lo a fazer um diagnóstico mais preciso.


