Home > Doenças > Ceratocone – Sintomas, Causas e Tratamento

Ceratocone – Sintomas, Causas e Tratamento

Ceratocone, também conhecido como queratocone, é o nome dado a uma doença no olho que não é inflamatória, e causa degeneração da córnea, onde esta adquire uma forma conica.

A córnea é um líquido branco que cobre e protege o olho. Quando existem mudanças na estrutura da córnea, ela fica mais fina, resistente e elástica, e assim a sua curvatura normal (relembrando que o olho é uma esfera), fica com um formato de cone. Esta alteração é chamada de Ectasia ou distensão corneana.

Apesar de ser mais frequente acontecer em só um olho de uma pessoa, também é possível que esta doença afete os dois olhos.

A imagem seguinte serve para ajudá-lo a entender melhor o que é realmente o Ceratocone.

 

Sintomas da Ceratocone

São vários os sintmoas deste problema ocular, mas os mais frequentes são:

  • Ver as imagens distrocidas e multiplicadas;
  • Ver as imagens em cima umas das outras;
  • Ver imagens com sombra;
  • Ter alto contraste na visão (ver as cores muito intensas), ou o inverso (ver pouca cor);
  • Ver pontos espalhados;
  • Dores de cabeça;
  • Sensibilidade à luz;

Em casos mais graves e mais avançados, a ceratocone pode cegar!

Causas do Ceratocone

Em relação às causas deste problema, elas ainda não são bem conhecidas, mas sabe-se que alguns hábitos pessoais pedem levar ao desenvolvimento desa doença. Alguns desses hábitos é o caso de esfregar os olhos constantemente, sem conseguir parar. Não quer dizer que seja uma causa concreta, mas pode ajudar a desenvolver ou a evoluir a ceratocone, por isso é importante evitar este tipo de movimentos nos olhos.


As grávidas apresentam um maior risco, uma vez que é sabido que durante a gravidez a ceratocone evoluí com mais rapidez.

Há cura para o Ceratocone?

A alteração que o ceratocone provoca na visão é bastante incomodativa, e uma cura é o que muitas pessoas desejam para este problema. Porém, infelizmente ainda não existe cura!

Ainda assim, se a doença for identifica a tempo, e se o paciente seguir os devidos tratamentos, é possível melhorar a visão e viver o seu dia-a-dia sem ter que se preocupar com esse problema.

Cirurgia para Ceratocone

Apesar de não existir uma cura eficaz, é possível, através de uma cirurgia, corrigir esta alteração do olho.

A cirurgia é recomendada para pacientes em que o uso óculos ou lentes de contacto não são suficientes para corrigir esta irregularidade visual. Antes que comecem a ficar com a córnea turva e a perder a visão, é feita a cirurgia onde são colocado implantes de anéis na córnea. Este tipo de tratamento tem sido bem aceite pelos doentes, e tem apresentado resultados positivos.

Em estados mais avanaçados, em que a córnea já está turva e impedindo a visão, o único tratamento para melhorar ou tratar esta situação será a introdução de uma nova córnea, ou seja, um transplante.

Tratamento do Ceratocone

O tratamento passa por 4 fases, e só deverá passar à fase seguinte quando a primeira fase não é tolerável ou não faz efeito. Então elas são:

  1. Uso de óculos no início;
  2. Uso de lentes de contato (rígidas ou semi-rígidas), se os óculos não fizerem o efeito que se pretende;
  3. Recorrer à cirurgia caso as soluções acima indicadas não resultem;
  4. Transplante da córnea quando esta se encontra enfraquecida, apresentando visão turva, ou muito cónica.

Nesta última opção, com o transplante, é possível voltar a restabelecer a função dos meios óticos de forma límpida.

Sempre que sentir dor nos olhos, ou se a sua visão se tornar baça ou com dificuldade para enxergar os objectos, deve procurar com urgência ajuda de um médico especialista dos olhos – oftalmologista.