Home > Alimentação > Maçã é bom para a diabetes?

Maçã é bom para a diabetes?

A maçã é um bom lanche, ótima para comer a meio da manhã e saciar a fome em alguns casos. Mas, será que é boa para a diabetes?

Esta fruta tem açúcar e carboidrato, e devido a isso, muitas pessoas que sofrem de diabetes, e não só, perguntam se realmente será uma boa opção para quem sofre com esta doença. É verdade que esta fruta contém açúcar, mas é um tipo de açúcar diferente daquele encontrado nos alimentos com adição de açúcar. Para além disso também contém fibras e nutrientes.

Segundo a Associação Americana de Diabetes, embora as maçãs contenham açúcares e carboidratos, elas não são problemáticas para uma pessoa que sofre de diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Quem tem diabetes pode comer maçã?

A ingestão de carboidratos e açúcares deve ser doseada em pessoas que sofram de diabetes de forma a garantir que os níveis de açúcar no sangue vão permanecer estáveis ao longo do dia. Por isso, é importante controlar os níveis de açúcar no sangue sempre que se alimentar com alimentos que contenham carboidratos e açúcares.

Uma maçã média, tem aproximadamente 25 gramas de carboidratos, dos quais 19 gramas são açúcar. Porém, este açúcar não é o mesmo que encontra em produtos embalados que têm açúcares adicionados, como biscoitos, bolachas, cereais, entre outros. Na maçã existe frutose natural.

Estudos realizados descobriram que a frutose em diabéticos, age de forma diferente da glicose ou sacarose. Este açúcar da fruta, leva à necessidade de menos insulina na corrente sanguínea comparada com outro tipo de açúcar como a glicose ou sacarose.

Assim, em diabéticos, as maçãs têm um impacto baixo nos níveis de insulina e açúcar no sangue, pois são considerados alimentos de baixo índice glicêmico e são sim adequadas a pessoas com diabetes. Esta fruta é considerada uma excelente escolha saudável para quem sofre desta doença crônica, uma vez que tem um efeito mínimo nos níveis de açúcar no sangue.

Contudo, após comer a maçã, é importante que observe os valores de glicêmia para garantir que tudo está correto.


Benefícios das maçãs

As maçãs são um excelente fruto. Não interferem em pessoas com diabetes e ainda fazem maravilhas em pessoas que não sofrem da doença. É uma fruta simples e bastante nutritiva.

As maçãs contêm fibra, água, vitaminas A e C, antioxidantes e minerais.

Comer uma alimentação deixa a pessoa saciada e satisfeita devido à combinação entre a fibra, água e nutrientes, sendo por isso, uma excelente escolha para um lanche entre refeições.

Quem tem diabetes pode comer fruta?

Vegetais, legumes e frutas são bastante benéficas para qualquer pessoa. Determinadas frutas oferecem maiores benefícios que outras, principalmente em quem sofre com uma doença crônica como é o caso da diabetes.

As frutas têm maiores benefícios quando são comidas cruas, pois possuem as fibras, nutrientes e antioxidantes. Enquanto que, frutas cozidas ou processadas, perdem estes componentes que trazem bastantes benefícios ao seu corpo.

Para além das maçãs, uma excelente fruta também para quem sofre de diabetes são as cerejas. Elas contêm quercetina que é benéfico para quem sofre de diabetes.

Que frutas uma pessoa com diabetes pode comer?

Se não for alérgico a qualquer fruta, elas são benéficas para quem sofre de diabetes.

A Associação Americana de Diabetes recomenda algumas frutas, tais como:

  • abacate;
  • laranja;
  • abacaxi;
  • kiwi;
  • banana;
  • mamão;
  • manga.

Apesar de serem benéficas, quem sofre de diabetes deve monitorar os níveis de índice gliêmico após ingerir cada fruta, já que as sensibilidades de cada pessoa podem ser diferentes. Para algumas pessoas, frutas que tenham uma maior quantidade de frutose, podem ter que ser evitadas, dependendo de como elas afetam os níveis de açúcar no sangue.

Ainda assim, deve consultar o seu médico e questionar acerca das frutas que pode e/ou deve comer, e em que situações e com que regularidade pode comer. Pois ele irá aconselhar da melhor forma possível para que tenha uma alimentação segura, equilibrada e sem riscos devido à diabetes.