Manchas brancas na pele geralmente ocorrem quando proteínas da pele ou células mortas ficam presas sob a superfície da pele.
Eles também podem ocorrer como resultado de despigmentação da pele ou perda de cor.
As manchas brancas da pele geralmente não são motivo de preocupação e não causam sintomas importantes.
É importante, no entanto, que os pontos brancos sejam vistos por um dermatologista, entender a causa deles é a melhor maneira de tratá-los.
Causas das Manchas Brancas

Uma variedade de condições e fatores de saúde podem causar este tipo de manchas que se desenvolvem em diferentes partes do corpo.
As causas mais comuns de manchas brancas na pele incluem:
Em pessoas com tinea versicolor (TV), o fungo que geralmente vive na superfície da pele fica fora de controle.
O fungo causa manchas secas, escamosas e com coceira que são mais claras ou mais escuras que a pele circundante. Essas manchas crescem normalmente muito devagar e muitas vezes se agrupam.
Às vezes, os sintomas só se notam quando uma pessoa está bronzeada. A condição é generalizada, e os sintomas tendem a se tornar mais visíveis em ambientes quentes e úmidos.
Doenças que causam manchas brancas
Existem, para além da Tinea versicolor, outras doenças da pele, que têm como principal sintoma o aparecimento de manchas brancas em diversos locais do corpo.
Essas doenças, são:
- Pitiríase Alba;
- Vitiligo;
- Hipomelanossas gutadas;
- Milia;
Dependendo da doença, assim variam os respetivos sintomas. Em alguns casos, os sintomas são apenas visuais, enquanto que noutras situações podem incluir outras condições. Confira já de seguida os diferentes sintomas para cada uma destas doenças.
Sintomas principais
Pitiríase Alba

Pitiríase alba (PA) é uma doença de pele, não-cancerosa que provoca manchas vermelhas, escamosas e com coceira. Essa manchas acabam por se curar curam e deixam algumas manchas fracas e esbranquiçadas na pele.
PA tende a se desenvolver em crianças entre as idades de 3 e 16 anos e geralmente afeta o rosto, mas também pode afetar o pescoço, ombros e braços.
Os pesquisadores não tem certeza do que provoca o PA, mas eles acham que pode ser uma forma leve de dermatite atópica ou eczema .
A pitiriasis albina pigmentadora é uma forma de PA pouco conhecida. O pigmento acaba por provocar manchas escamosas de um branco azulado que são delineadas por um mancha de pele muito clara.
Como a PA, a pitiriasis pigmentar albina afeta principalmente o rosto e tende a se desenvolver em crianças.
Vitiligo

As pessoas portadores de Vitiligo , manchas brancas aparecem na pele em locais onde as células que produzem esse pigmento da pele ou cor foram destruídas.
Os pesquisadores não tem certeza do que causa o vitiligo. Pode ser uma doença auto-imune, onde a própria doença i prejudica de forma equivoca as células saudáveis.
As manchas brancas tendem a se desenvolver em locais mais visiveis e expostos ao sol e podem desenvolver-se lentamente ou a espalhar-se rapidamente. Vitiligo parece ser genético, e a maioria das pessoas apercebe-se da descoloração da pele em idade muito jovem, geralmente aos 20 anos.
Hipomelanossas gutadas (manchas solares)

As manchas de sol são manchas brancas onde o pigmento da pele foi perdido. Essas manchas geralmente não causam sintomas, variam de tamanho entre 1-3 milímetros (mm) e tendem a aparecer primeiro nas pernas antes de avançar para os braços, costas e rosto.
Os pesquisadores não tem a certeza do que provoca as manchas solares. Pode ser provocadas pela falta de um pigmento na pele chamado melanina e parece ser de origem genética. A maioria das pessoas com hipomelanossas gutadas têm pele clara e muito anos de exposição prolongada ou excessiva ao sol.
Milia

Milia são pontos firmes, em relevo, indolores, brancos e cheios de líquido, entre 1-4 mm de largura que se desenvolvem na superfície da pele.
Milia primária ocorre aleatoriamente, quando a queratina, uma proteína que ajuda a endurecer a camada externa da pele, fica presa sob a pele e forma um saco cheio de líquido.
Milia secundário se desenvolve como resultado de situações traumáticas que a pele sofre, como dermo abrasão, danos nos tecidos, bolhas e inflamação da pele .
Milia secundário também pode ocorrer como um efeito colateral de alguns medicamentos.
Embora muito raro, uma condição chamada milia em placa faz com que milia seja cercada por áreas de pele crespa, vermelha, escamosa e com coceira. Milia em placa (pequenos cistos) tende a ocorrer aleatoriamente e aparece em peles saudáveis e ainda sem causa conhecida.
Os pesquisadores, entretanto, pensam que a placa de milia pode ser um sinal de lúpus eritematoso discoide , uma condição de pele a longo prazo que causa feridas inflamadas e cicatrizes no rosto, couro cabeludo e ouvidos.
Tratamento de manchas brancas
O tratamento preferido para manchas brancas na pele depende da causa das manchas e varia do tipo de doença que tem:
Tratamento para Pitiríase Alba
Os sintomas da PA podem curar-se por conta própria. Muitas pessoas não procuram tratamento além da descoloração da pele resultante ou coceira.
Vários medicamentos a serem aplicados na pele podem ser prescritos para reduzir a inflamação, a coceira e a secura associada à PA.
As opções de tratamento para PA incluem:
- Uso regular de hidratantes;
- Cremes de corticosteróides tópicos de baixa dose, muitas vezes começando com 1 por cento de creme de hidrocortisona;
- Creme Elidel, uma fórmula não esteróide.
Curar Tinea versicolor
Lavagens de champôs antifúngicos, sabonetes e cremes são geralmente a primeira opção de tratamento.
A maioria dos medicamentos antifúngicos contém sulfato de selênio , piritiona de zinco ou cetoconazol.
Uma vez que os sintomas desapareçam, outros tratamentos antifúngicos podem ser necessários feitos mensalmente em ambientes quentes ou durante os meses de primavera e verão.
Se uma porção significativa da pele é afetada ou não responde aos medicamentos tópicos, os médicos podem prescrever pílulas antifúngicas por um curto período de tempo. Muitas vezes leva meses para a pele recuperar a cor normal,mesmo quando já não há manchas.
Como tratar a Vitiligo
Vitiligo tende a afetar grandes porções da pele e provoca a sua descoloração significativamente. Isso pode afetar emocionalmente o individuo portador dessa condição.
Dependendo da gravidade das mancha brancas e de como a pessoa encara a sua aparência, várias opções de tratamento podem ser usadas para ajudar a reduzir ou limitar os sintomas da vitiligo.
Se os sintomas são pouco relevantes, algumas pessoas podem evitar que os manchas brancas se tornem óbvias não permitindo o bronzeamento da sua pele.
As opções de tratamento para vitiligo incluem:
- Cremes de corticosteróides de baixa dose, como creme de hidrocortisona a 1%;
- Creme Elidel, uma fórmula não esteróide;
- Tratamento de luz ultravioleta em combinação com medicamentos tópicos;
- Branqueando da pele em torno de grandes manchas brancas para misturá-las;
- Tatuagens sobre as manchas brancas;
- Cirurgia para remover as partes superiores da pele afetada, se os medicamentos e a terapia de luz falharem.
Tratamentos para Hipomelanose Guttate
As manchas do sol geralmente não causam sintomas para além de alterar a cor da pele, e muitas pessoas decidem não tratá-la.
Nos casos em que manchas brancas são muito visíveis ou cobrem uma porção significativa do corpo, o tratamento pode ser aconselhado.
As opções de tratamento incluem:
- Usar protetor solar todos os dias, cobrindo todas as áreas da pele expostas ao sol;
- Evitar passar muito tempo ao sol;
- Evitar câmaras de bronzeamento artificial;
- Dermo abrasão ( Procedimento cirúrgico em que, com um instrumento rotatório ou lixas d’água, as camadas
- superficiais da pele são retiradas ou lixadas, possibilitando a remoção ou suavização de cicatrizes, tatuagens etc.), que remove fisicamente as camadas externas da pele;
- Cremes esteróides tópicos, como a hidrocortisona;
- Cremes retinoides tópicos, como retinol e tretinoína;
Os cremes de esteróides e retinóides causam o turnover celular e a remoção das camadas externas da pele.
Diversos tratamentos e curas para Milia
Para milia, cremes retinoides e pomadas, especialmente aqueles com 0,1 por cento de tretinoína, são normalmente a primeira linha de tratamento recomendada.
Cremes de esteróides também são comumente prescritos para ajudar a reduzir ou remover a milia.
Devo me preocupar com as manchas brancas?
Na maioria dos casos, manchas brancas na pele não requerem tratamento médico.
No entanto, é importante que se tiver pontos brancos no rosto, seja observado por um dermatologista para excluir quaisquer condições subjacentes.
As pessoas também são aconselhadas a conversar com um médico sobre manchas brancas se:
- Permanecerem após algumas semanas de tratamento básico, sem resultados visíveis;
- As manchas reaparecerem continuamente;
- Se as manchas se espalharem para outras partes do corpo;
- Causar sintomas, como dor, coceira ou provocar qualquer tipo de sofrimento emocional.

