Pés inchados, podem provocar dor intensa e desconforto e dificultam muitas vezes o caminhar. Os pés inchados podem ocorrer devido a várias causas e razões.
Os sintomas podem aparecer devido a uma variedade de condições médicas. Se você souber porque motivo os seus pés ficaram inchados, você pode tomar as medidas necessárias para se sentir melhor.
Os pés inchados provocam um mau estar geral, causando uma sensação de cansaço pesado e até de preocupação. Fique alerta com esta situação, até porque pode ser um alerta para outros problemas de saúde mais sérios.
O que causa os pés inchados? – O que é o Edema?
O edema é uma condição em que o corpo faz a retenção de líquidos (água). Isto pode fazer com que varias áreas do corpo possam inchar, como pés, mãos, rosto, pernas e braços.
As principais causas de inchaço nos pés incluem:
- Estar em pé por longos períodos de tempo;
- Permanecer sentado várias horas por dia;
- Fazer uma longa viagem de avião e permanecer sentado a maior parte do tempo;
- Período menstrual em algumas mulheres.
O edema pode ser provocado por outras condições de saúde mais graves, tais como:
- Doença hepática (doença no fígado);
- Problemas renais (doença nos rins);
- a insuficiência cardíaca;
- TVP (trombose venosa profunda);
- Baixos níveis de proteína no sangue;
- etc…
Torsão, distensão muscular e ossos partidos
Ter um pé inchado pode significar também um sinal de lesão no pé ou na perna. Dedos partidos, dores musculares, contusões e entorses dos tornozelos, ossos partidos, são apenas algumas das condições que podem provocar o inchaço.
O inchaço é a resposta normal do corpo à lesões sofridas. A inflamação facilita a cura. Se você tiver muitas dores, e mal consiga pousar o pé no chão, procure de imediato ajuda médica, pois poderá estar a causar uma lesão maior, mais difícil de curar.
Inchaço nos pés durante a gravidez
Algumas mulheres ficam assustadas quando isso acontece durante a gravidez e até colocam a questão – Quando estou grávida é normal os pés incharem?
Sim, é normal durante a gravidez os pés e as pernas ficarem inchados. Muitas mulheres são vitimas deste desconforto. Permanecer em pé durante muito tempo e/ou ser uma pessoa muito ativa , pode contribuir significativamente para o inchaço nos pés e nas pernas.
Consumir muito sal e pouco potássio e pouca água também pode provocar o inchaço nos pés. Muitas mulheres durante a gestação apercebem-se que o calor, com a temperatura elevada, agrava o inchaço nos pés e nas pernas. Inchaço nos membros inferiores das gestantes é considerado normal, pelo que não deve constituir motivo de preocupação.
No entanto, o inchaço súbito, pode indiciar uma condição perigosa, chamada de pré-eclâmpsia. Deve contatar o seu médico de imediato se o edema for repentino e se desenvolver durante a gravidez.
O que é a pré-eclâmpsia?
A pré-eclâmpsia é uma condição potencialmente perigosa que causa pressão alta, para as mulheres que têm os pés inchados. Esta condição é extremamente perigosa, porque se não tratada a tempo pode danificar os rins e o fígado e pode ser até em alguns casos fatal.
Outros sintomas da pré-eclâmpsia podem incluir náuseas, dores de cabeça, dificuldade em respirar, dor abdominal, visão turva ou pouco nítida e retenção de líquidos. Esta condição se desenvolve normalmente após as 20 semanas de gravidez. Se você tiver algum destes sintomas, consulte o seu médico de imediato.
O que é o Linfoedema?
O Linfo-edema é o resultado da acumulação de fluído quando o sistema linfático do corpo é bloqueado ou se encontra comprometido e/ou danificado. Câncer ou o tratamento contra o câncer, são duas causas potenciais do linfo-edema.
Quando o liquido linfático se encontra preso (bloqueado) as suas pernas, pés e braços podem inchar. Certos exercícios podem ajudar a circulação da linfa por todo o corpo. Dentro destes exercícios está a massagem linfática que é um das técnicas mais utilizadas para o tratamento do linfo-edema.
Outra técnica igualmente utilizada é o uso de um dispositivo de compressão pneumática, uma máquina que bombeia ar para uma manga que é colocada nos braços ou nas pernas. A pressão exercida sobre os membros, facilita a circulação da linfa e ajuda a aliviar e a reduzir o inchaço.
O que é a insuficiência venosa crónica? Também induz ao inchaço?
O sangue viaja de volta ao coração com a ajuda de válvulas unidireccionais em veias que ajudam o movimento directo do sangue.
As válvulas danificadas podem causar insuficiência venosa crónica, uma condição em que o sangue que circula nas pernas, desce mas tem grande dificuldade em fazer o caminho inverso, causando o inchaço nas pernas e nos pés. Exemplo disso é, uma condição mais grave, a trombose venosa profunda (TVP), que impossibilita o sangue de circular livremente sem obstáculos, e poder fazer o caminho de volta para o coração. Para além disso, tumores e malformações vasculares, são outras causas menos comuns de insuficiência venosa crónica.
Insuficiência Cardíaca provoca inchaço nos pés
A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não bombeia o sangue de forma eficaz. Isso resulta no comprometimento do fluxo sanguíneo, e por conseguinte o sangue pode acumular-se nas pernas e nos pés.
Estar na posição de deitado pode-se tornar desconfortável caso padeça de insuficiência cardíaca.
Isto também faz com que o coração bata mais depressa ou até a um ritmo anormal e descompassado. Pessoas que padeçam desta condição podem ter dificuldade em respirar.
De alertar que insuficiência cardíaca é uma situação séria a que se deve dar a devida atenção. Consulte o seu médico sem demora caso venha a desenvolver estes sintomas.
Como a doença renal provoca pés inchados

Os rins são órgãos muito importantes no corpo humano pois são eles que filtram o seu sangue e ajudam a regular a pressão arterial. A diabetes e hipertensão arterial podem afetar a função renal, resultando em desequilíbrios electrolíticos no seu sangue, que podem resultar em retenção de líquidos.
A gravidade faz com que o excesso de água no seu corpo desça, de modo que as suas pernas e pés podem ficar inchados.
Problemas de fígado provocam inchaço nos pés
Tal qual como os rins, o fígado é igualmente importante porque a sua função é filtrar os resíduos do sangue. Ter inflamação no fígado (hepatite) ou danos no fígado devido ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas, podem causar cicatrizes (cirrose).
Estas doenças podem prejudicar a capacidade de funcionamento do fígado, de forma eficiente. Quando a função do fígado se encontra comprometida, e este não faz o seu trabalho, o liquido pode acumular-se no abdómen, nas pernas e nos pés. Excesso de fluído, provoca inchaço nas pernas e nos pés.
Remédios caseiros para inchaço nos pés, existe?

Como já vimos existem muitas causas que provocam o inchaço nos pés. A boa noticia é que também existem muitas formas de você aliviar esses sintomas.
A sigla D,G,C,E, são o principal tratamento e aquele que deve ser utilizado num momento inicial. Esta sigla significa, descanso, gelo, compressão e elevação. Esse tipo de estratégias são particularmente úteis, se o inchaço for devido a lesão por entorse ou osso partido, mas pode constituir um grande alívio mesmo se o inchaço for por outros motivos.
O gelo comprime os vasos sanguíneos e limita o fluxo sanguíneo, mantendo-o controlado. O gelo também alivia as dores provocadas pelo inchaço. Elevar os seus pés afasta os fluidos dos mesmos. Meias de compressão ou uma compressa elástica confortável, evitam que o fluído se acumule nos seus pés. Descansar e ficar deitada também pode ajudar a desinchar.
Veja também: Meias de compressão para varizes – Benefícios e riscos
O que fazer e como desinchar os pés?

Para aliviar os pés inchados, você deve mover-se e exercitar-se. Isso é uma das melhores coisas que pode fazer para alivio dos pés inchados. O movimento facilita o fluxo do sangue e da linfa, e por conseguinte é menos provável que se acumule nas pernas.
O exercício é um poderoso aliado, pois pode ajudar a reduzir o inchado e aumentar a força, após uma lesão no pé ou na perna.
Exercitar os seus pés e mexer os tornozelos, são óptimos exercícios para evitar a trombose venosa profunda, doença perigosa como já vimos atrás,e que pode ser em alguns casos até mortal se não diagnosticada a tempo.
Levantar-se e andar, esticar as pernas como se diz, é uma óptima opção para quem viaja muitas horas sentado.
Medicamentos para tratar o pé inchado
Para aliviar o desconforto dos pés inchados, por vezes a medicação pode ajudar. Hipertensão arterial e diabetes podem estar associados à retenção de líquidos.
Nestes casos específicos o médico pode prescrever uma medicação diurética para ajudar o seu corpo a livrar-se do fluído em excesso e que pode estar a agudizar a situação.
Limitar o consumo de sódio, também pode ajudar nestes casos.
Quando procurar o médico?
O inchaço nos seus pés pode ser um sintoma de algo mais grave, como uma trombose venosa profunda ou um coágulo sanguíneo nos pulmões (embolia pulmonar). Como saber quando é hora de procurar um médico com urgência?
Procure ajuda médica, se:
- Não conseguir respirar e/ou tem dor no peito;
- O inchaço e a dor que tem é grave e não está melhorando;
- Estiver tão inchado que a pele está severamente esticada ou até quebrada, ressequida com sulcos;
- Ao pressionar a pele no pé inchado e deixa uma covinha.


