Home > Sinais e Sintomas > Meias de compressão para varizes – Benefícios e riscos

Meias de compressão para varizes – Benefícios e riscos

Será que as meias de compressão ajudam a tratar o problemas das varizes?

Muitas pessoas sofrem com problemas de varizes. Estes problemas leva à procura de alternativas para se livrarem desse problema que surge nas pernas. Essas veias são bastante visíveis e estão logo abaixo da superfície da pele. As meias de compressão, em algumas pessoas, podem ajudar a reduzir a aparência das varizes e os sintomas dolorosos associados a esse problema.

Este tipo de veias veias surgem quando o sangue se acumula na veia de um indivíduo, e não flui suavemente de volta para o coração, como seria suposto. Esta situação é mais comum nas pernas e nos pés, uma vez que o sangue para regressar ao coração nesta situação, é mais complicado, uma vez que a força da gravidade “puxa” o sangue para baixo.

De forma a melhorar a circulação e a facilitar o retorno do sangue para o coração, os médicos recomendam o uso de meias de compressão. Em pessoas que já sofrem com varizes, essas meias impedem que as varizes fiquem piores e reduz ainda o desconforto e a dor sentida pelos pacientes.

Veja também: Remédios caseiros para as Varizes

Como funcionam as meias de compressão para as varizes?

Estas meias de compressão, são utilizadas para melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

Certamente já viu alguns filmes medievais onde surgem soldados e guerreiros romanos com umas fitas brancas logo acima dos tornozelos, envolvendo a perna. Essas fitas de couro, serviam para apertar a perna, de forma a melhorar a circulação durante longas caminhadas.

As meias de compressão hoje em dia, são mais sofisticadas, e servem para fazer pressão consistente e constante nas pernas, ajudando o sangue a fluir suavemente de volta para o coração.

Foram feitos vários estudos sobre as meias de compressão. Através desses estudos concluíram que o uso destas meias durante 2 semanas, ajudou a reduzir dores associadas às veias e também sintomas de cansaço em comparação com meias normais. Outro estudo que durou 6 meses, concluiu que as meias ajudaram a controlar o inchaço nas pernas durante a gravidez em pessoas com varizes.


Que tipo de meias de compressão devo usar?

Existem vários tipos de meias de compressão que devem ser usadas de acordo com o tipo e causa de varizes de cada pessoa.

Os tipos de meias que existem depende da pressão que elas fazem nas pernas. Existem as que apertam um pouco fazendo uma pressão leve. Existem aquelas que fazem uma determinada pressão intermédia, que são as mais utilizadas. Depois também há outras meias que exercem uma maior pressão sobre a perna que normalmente são prescritas por um médico ou especialista na área.

Quando devo usar meias de compressão?

As pessoas normalmente usam meias de compressão durante o dia porque é quando estão em pé, quando se sentem mais cansadas e quando surgem maiores problemas de circulação, precisamente por estar na posição vertical.

A uma pessoa que sofre de varizes, o médico pode recomendar o uso das meias também durante a noite, para melhorar a circulação. Para além disso, quando estiver deitado, deve elevar as pernas de forma a ficarem mais altas que o tronco, para facilitar o retorno do sangue ao coração.

Quais os riscos ou problemas de usar meias de compressão?

É verdade que estas meias são bastante úteis e ajudam a melhorar a circulação, porém, o seu uso pode dar origem a alguns problemas.

Estas meias são intencionalmente apertadas e podem ser difíceis de colocar. Quando as coloca, deve ter as pernas limpas e secas.

O uso das meias de compressão podem ter como efeitos colaterais os seguintes:

  • Irritação da pele;
  • Desconforto nas pernas;
  • Pele seca.

Estes problemas surgem com maior frequência quando as meias que estão a utilizar já são velhas, estão enrugadas, desgastadas, pouco esticadas, ou quando o tamanho utilizado é incorreto.

Quando por alguma razão, a circulação sanguínea nas pernas se encontra bloqueada, como é o caso da neuropatia periféria, que pode danificar os nervos nas pernas, a pessoa pode não se sentir capaz de utilizar as meias de compressão bastante apertadas.

Se o uso destas meias for bastante prolongado, é muito provável que venha a sentir efeitos negativos no futuro. Não use as meias durante 24 horas, nem durante todo o dia! Retire todos os dias as meias e observe com atenção as suas pernas e pés para confirmar se não tem sinais de irritação da pele ou outros problemas.

Se notar alguma diferença, para pior, nas suas pernas, ou outros problemas que não estava à espera relacionados com o uso das meias de compressão, o melhor será consultar o seu médico e pedir ajuda.