Home > Chás > Remédios caseiros para as Varizes – Creme caseiro e chá

Remédios caseiros para as Varizes – Creme caseiro e chá


Linhas curvas, debaixo da pele, de cor azulada ou roxa nas pernas, correspondem a veias que se dilatam, ou seja, são as varizes!

É muito fácil identificar uma variz na perna, têm as características indicadas anteriormente e ainda causam cansaço e sensação de pernas pesadas.

Apesar de ser mais frequente nas mulheres (devido à gravidez), também é possível surgirem varizes nos homens. Elas aparecem principalmente em indivíduos com peso acima do normal, sedentários.

Também é muito frequente surgir em pessoas que permaneçam muito tempo em pé sem se movimentarem, muitas vezes devido à profissão que exercem. Neste caso o sangue vai permanecer nas pernas, sentindo dificuldade em subir para voltar ao sangue, fazendo com que as veias se dilatem.

Neste artigo vamos indicar uma pomada ou creme caseiro para as varizes e ainda um chá para aliviar este problema!

Estas veias dilatadas provocam dores fortes ao toque, sensação de calor, cansaço e peso nas pernas. Outros sintomas também podem ser formigamento, coceira e cãibras. Para além disso, também é muito comum ocorrer um inchaço tanto no tornozelo como no pé, isto quando fica algumas horas com essa parte do corpo exposta ao calor – cuidado com a praia!

Veja também: Como acabar com o Inchaço

Creme e pomada de Alhos e Limão para as Varizes

Esta pomada caseira é muito fácil de fazer e vai ajudar a acabar com os sintomas dolorosos das varizes e outros problemas de circulação de sangue. Para preparar esta mistura você irá precisar de:

  • 5 a 6 dentes de alho;
  • 2 colheres de azeite de oliva, frio;
  • Suco de 1 limão e meio;

Também será necessário um frasco de vidro para guardar este preparado.

Para fazer este creme caseiro deve seguir os passos abaixo:

  1. Cortar os alhos em rodelas e colocá-los no frasco;
  2. Adicionar o suco de 1 limão e meio ao frasco;
  3. Adicionar 2 colheres de azeite de oliva.
  4. Feche o frasco e mantenha-o à temperatura ambiente, longe da luz direta do sol, num local seco e fresco, durante 12 horas no mínimo.

Após ter feito este remédio caseiro para tratamento das suas varizes, e ter esperado o tempo necessário para que fique pronto, já poderá aplicá-lo nas varizes para aliviar os sintomas!

Para usar este creme nas suas varizes siga as instruções:


  1. Agite o frasco com força antes de o abrir para usar o remédio caseiro;
  2. Colocar o dedo indicador e médio no frasco para retirar um pouco da mistura preparada;
  3. Aplique essa mistura nas varizes, massageando durante cerca de 2 a 3 minutos em círculos;
  4. Repetir todos os dias antes de dormir;
  5. Após aplicar o produto nas varizes, deve colocar algodão ou uma meia para cobrir a área, e manter tapada durante toda a noite, de forma a não sujar o seu pijama, os lençóis nem retirar a mistura do local onde é desejável.

Chá de Castanha-da-Índia para as varizes

Não só eficaz para o tratamento das varizes, o chá de castanha-da-índia também se mostra ser muito útil para outros problemas de saúde relacionados com problemas de circulação sanguínea.

A Castanha-da-Índia vem de uma árvore, o castanheiro-da-índia, que teve origem na Grécia, e hoje em dia já é fácil encontrar uma árvore destas em qualquer cidade do mundo. Os frutos desta árvore, ficam maduros no final do Verão e início de Outono.

A infusão com Castanha-da-Índia é muito útil no tratamento de problemas de circulação do sangue, uma vez que funciona como um vasoconstritor dos vasos sanguíneos, e desta forma alivia sintomas de doenças relacionadas com problemas de circulação de sangue, como é o caso das varizes.

Para preparar este chá, siga os seguintes passos:

  1. Coloque água a ferver;
  2. Parta as castanhas em pedacinhos (com casca);
  3. Introduza as castanhas partidas aos pedaços pequenos, na água a ferver;
  4. Deixe ferver durante 3 a 4 minutos;
  5. Após ter fervido durante o tempo indicado, apague o lume e deixe repousar durante 5 minutos;
  6. Filtre e está pronto a beber

PS: Para adoçar este chá, não use açúcar refinado (açúcar “normal” branco). Prefira sempre o açúcar mascavado, mel ou suco de limão!

Como tomar este chá?

Este chá para o tratamento e alivio de sintomas das varizes tem um horário de posologia de toma:

  • Para os primeiros 10 dias, beba o chá antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar);
  • Passado esse período, durante mais 10 dias, beba apenas antes de duas das principais refeições (café da manhã e jantar);
  • No final desses 20 dias, escolha uma das principais refeições, e beba apenas 1 vez por dia, antes da refeição escolhida!

ATENÇÃO: Apesar de ser apenas um chá, esta infusão de castanha-da-índia é um potente vasoconstritor, ou seja, contrai as veias, e por isso é excelente para o tratamento de problemas de circulação sanguínea, mas também aumenta a tensão arterial! Por isso, pessoas que sofram de tensão arterial elevada, devem evitar este chá ou tomá-lo com precaução sempre vigiando os pârametros da pressão sanguínea! Caso seja necessário aconselhe-se com o seu médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *