Home > Remédios Caseiros > 6 Tratamentos caseiros para Pele Oleosa

6 Tratamentos caseiros para Pele Oleosa

A pele oleosa aparece quando as glândulas sebáceas da pele produzem sebo em excesso.

O sebo produzido é uma substância, que devido ao seu alto grau de oleosidade protege e hidrata a pele, não a deixando ressecar.

Assim , o sebo torna-se uma substância essencial para que a pele possa apresentar um aspecto saudável. Mas sebo em excesso pode criar na pele o acne, poros entupidos, espinhas e irritação na pele.

Sintomas da Pele Oleosa

  1. Aparência brilhante ou gordurosa;
  2. Poros muito grandes ou poros abertos na pele:
  3. Pele que parece grossa ou áspera;
  4. Espinhas ocasionais ou persistentes;
  5. Poros entupidos e brancos e/ou cravos pretos.

As pessoas que têm a pele oleosa ou muito oleosa podem ter muita dificuldade em arranjar maquiagem adequada ao seu tipo de pele, pois quando misturada com o sebo próprio da pele, a maquiagem fica com um aspecto reluzente em vez de ficar com uma textura mate.

Os sintomas da pele oleosa não são iguais para todas as pessoas. Numas o estado é mais critico do que noutras. Estes sintomas podem ser de ordem genética, pelo que a hereditariedade pode desempenhar um papel crucial nestes casos.

Outros sintomas como o estresse e os níveis hormonais também podem aumentar a oleosidade do corpo e da pele em particular.

6 Tratamentos caseiro para Pele Oleosa

1# Lavar o rosto com frequência

  • Lavar o rosto com regularidade vai com toda a certeza reduzir a oleosidade da sua pele;
  • Use sabão suave e água morna;
  • Evite sabões com fragrâncias, hidratantes ou produtos químicos agressivos que possam provocar irritação;
  • Evite esponjas de cerdas rijas e toalhitas rugosas, uma vez que o atrito adicional pode estimular a pele para produzir mais óleo.

Se este tipo de tratamento não for o bastante, existem alguns produtos para tratamento do acne que podem ajudar. Estes produtos contêm ácidos que podem combater eficazmente a pele oleosa, tais como:

  • ácido salicílico
  • ácido glicólico
  • beta-hidroxiácido
  • peróxido de benzoíla

Estes ácidos podem ser irritantes para alguns tipos de pele. Ao iniciar um novo produto e tratamento, use-o em uma pequena área da pele primeiro para ver como o corpo reage.

Muitos produtos de limpeza faciais podem funcionar bem para alguns tipos de pele. Se o produto não for o adequado pode aumentar o sebo em algumas áreas do rosto, em vez de o reduzir.

Para muitas pessoas que simplesmente têm pele oleosa e não acne vulgar, usar sabão de glicerina sem perfume e água quente pode resultar e ser uma boa opção.

2# Use um Tónico

Os tónicos adstringentes que contêm álcool tendem a secar a pele. No entanto, de acordo com um estudo de 2014 , os adstringentes naturais, como a avelã, podem ter propriedades calmantes para a pele.

Em algumas pessoas, os tónicos adstringentes naturais podem fazer com que poros dilatados parecerem menores e remover os restos dos produtos de maquiagem que podem obstruir os poros.

No entanto, e uma vez mais esses produtos podem não funcionar para todas as peles. Ao usar esses tónicos adstringentes certos tipos de pele podem apresentar coceira e ou irritação que podem levar a uma maior produção de sebo.

Para evitar que a pele sofra qualquer dano que a vá tornar pior em aspecto e irritada, deverá sempre experimentar o novo tónico, de preferência numa determinada área do rosto, para poder verificar se provoca ou não alergia.


3# Cubra o Rosto

Ao secar o rosto depois de o lavar e usar tónico adequado para o seu tipo de pele,  deve tapar suavemente a pele com uma toalha macia.

Isso deve ser feito com cuidado. Puxar a pele com uma toalha, ou usar uma toalha áspera, não é aconselhável, pois pode estimular a pele para criar mais sebo.

4# Use toalhitas descartáveis e discos de algodão com anti-sépticos

Toalhitas descartáveis, que são absorventes protetores especialmente projetados para  extrairem o óleo da pele.

As toalhitas não tratam a produção de sebo na pele, mas podem ser usados ​​para remover o excesso de óleo da pele ao longo do dia para que pareça menos brilhante.

Também pode tentar discos almofadados de pano que são embebidos com produtos como ácido salicílico ou ácido glicólico. Estes podem ajudar a remover o excesso de óleo durante o dia, enquanto purificam os poros e a pele.

5# Use uma Máscara Facial

Certas máscaras faciais podem ser benéficas para tratar a pele oleosa. Estas podem conter ingredientes como:

Argila – Máscaras contendo minerais como o esmimite ou a bentonite podem absorver óleos e reduzir o brilho da pele e os níveis de sebo sem a irritar.

Use-os apenas ocasionalmente para evitar que a pele não seque demasiado e aplique um hidratante suave após a utilização.

Mel – Um estudo de 2011 informa que o mel cru natural possui qualidades antibacterianas e anti-sépticas. Uma máscara facial de 10 minutos pode reduzir acne e pele oleosa, mantendo a pele suave e hidratada.

Aveia – As máscaras que contêm aveia coloidal podem ajudar a limpar a pele, como sugerido em um estudo de 2014.  A aveia contém saponinas suaves, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem acalmar a pele irritada.

6# Aplicação de Cremes Hidratantes

Muitas pessoas têm receio que ao usarem cremes hidratantes a sua pele pareça mais gordurosa e reluzente, mas contrariamente a isso o uso de hidratantes adequados pode beneficiar esse tipo de pele.

Para peles muito oleosas, o uso de um hidratante sem óleo pode ajudar a manter a pele húmida e protegida.

O uso de Aloe Vera pode ser uma boa opção como hidratante para o tratamento do acne e da pele oleosa.

Certos compostos no Aloe Vera podem ter um efeito naturalmente calmante sobre a pele. O estudo observou que um produto deveria ter pelo menos 10% de Aloe para ser um hidratante efetivo.

Algumas pessoas optam por usar gel de Aloe Vera puro para hidratação, mas há que estar alerta com os ingredientes ocultos, especialmente o álcool desnaturado, que pode secar e irritar a pele.

Como prevenir a pele oleosa

A pele oleosa se de origem genética pode ser difícil de prevenir. Mesmo a pele oleosa que é causada por alterações hormonais é difícil de controlar.

A melhor prevenção para a pele oleosa é encontrar uma rotina consistente de cuidados a ter com a pele que funcione.

Quando surge a pele oleosa, pode ser tentador escondê-la com a maquiagem. No entanto, certos produtos, particularmente produtos à base de óleo, podem piorar os sintomas ou obstruir os poros.

A maquiagem à base de água pode ser uma melhor opção para alguns, enquanto outros acham que usar maquiagem não funciona de todo.

Cuide de sua alimentação. Hidrate-se. Evite alimentos gordurosos e gorduras trans. Tenha uma dieta composta por alimentos de verdade, verduras, frutas, carne e peixe. Coma bem e durma melhor.