Home > Problemas de Saúde > Coceira na palma das mãos – O que causa e Tratamentos

Coceira na palma das mãos – O que causa e Tratamentos

Já se perguntou porque está coçando tanto as palmas das suas mãos? Que coceira é essa que tanto está atrapalhando e atacando a sua mão?

A coceira na palma da mão é frequente em pessoas que têm problemas ligeiros de pele. Porém, em alguns casos também pode indicar problemas mais graves.

Em tempos antigos, existia o mito que coceira nas palmas das mãos significava que alguém iria doar ou receber dinheiro, porém, sabe-se que são apenas superstições.

Algumas evidências médicas revelam algumas condições e causas para que as palmas das mãos possam estar com coceira.

Assim, existe seis possíveis razões para que possa estar a ter coceira nas suas mãos, quer seja por reações alérgicas, diabetes, cirrose, nervosismo, reações a alguns remédios que possa estar a tomar, entre outros. Logo de seguida vamos aprofundar melhor estas causas.

Causas de coceira na palma das mãos

Esta coceira pode ser bastante irritante, dependendo do local da palma onde ela surge. Ainda assim, passar o dia coçando as mãos, não é nada prático e impede que façamos as tarefas diárias.

As principais causas que podem levar ao aparecimento de coceira nas mãos incluem:

1) Eczema da mão

Esta doença não contagiosa pode causar coceira nas palmas das mãos, pele vermelha, rachaduras, pele seca e por vezes até bolhas nas mãos.

Para além do principal tipo de eczema, existe ainda um secundário que ocorre nas mãos, denominado de eczema disidrótico, que faz com que a pessoa tenha bolhas pequenas juntamente com a coceira nas mãos e nos pés.

Algumas pessoas têm maior possibilidade de desenvolver eczema nas mãos do que outras. Essas pessoas são aquelas que durante todo o dia permanecem com as mãos molhadas ou úmidas, muitas vezes devido ao seu trabalho, e também aquelas que trabalham diariamente com produtos químicos agressivos. Essas profissões incluem:

  • cozinheiros;
  • limpezas (empregada doméstica);
  • cabeleireiros;
  • enfermeiros;
  • mecânicos;
  • etc…

Quem tem familiares que sofre com eczema nas mãos, também tem um maior risco para desenvolver este problema.

2) Reações alérgicas

Algum produto que teve em contato com a pele da sua mão, pode estar causando uma reação alérgica. Por vezes alguns produtos químicos podem desencadear esta situação, causando dermatite de contato.

A reação alérgica pode aparecer apenas 2 a 4 dias após ter estado em contato com o produto que lhe causou alergia.

Os produtos mais comuns de causarem este tipo de alergias que provoquem coceira nas mãos são:

  • luvas de latex;
  • perfumes;
  • anéis, pulseiras e outras jóias;
  • sabonetes;
  • desinfetates;
  • desodorizantes;
  • substâncias anti-sépticas e antibacterianas;
  • pó;
  • água com cloro (das piscinas, por exemplo).

A reação alérgica neste caso pode ocorrer também devido a exposições repetidas, não ocorrendo logo a reação após 1 ou 2 exposições.

3) Diabetes

Se uma pessoa sofre de diabetes, e está descontrolado, mantendo o açúcar no sangue elevado, pode levar a sintomas de coceira.

Esta coceira pode aparecer acompanhada de inchaços vermelhos e uma cor muito rosada as mãos e em outras áreas do corpo.

4) Reações adversas a remédios

A coceira na palma as mãos também pode acontecer devido a uma reação secundária a algum remédio que possa estar tomando, ou até mesmo com alguma substância medicamentosa que possa ter estado em contato com as mãos.


Se alterou a sua medicação ou se está fazendo algum tratamento novo ingerindo uma nova medicação, deverá levar o remédio ao seu médico ou farmacêutico e perguntar se a coceira nas mãos pode estar relacionada com esse novo remédio. Muitas vezes acontece que sim, essa coceira deve-se ao novo remédio que está ingerindo.

Nestes casos o médico irá reavaliar a sua situação e trocar o medicamento para que o problema de coceira nas palmas das mãos possa ser eliminado.

5) Nervosismo

Se sofrer com disturbios nervosos, os nervos nas mãos podem ser danificados e causar coceira.

Outras disfunções dos nervos da mão podem ter efeitos parecidos, como é o caso da síndrome do túnel do carpo. Nesta doença, a pressão no nervo mediano na mão causa dormência, fraqueza, coceira e dor nas mãos. Esta coceira costuma ir aumentando com o passar do dia sendo mais frequente e intensa durante o período da noite.

Tratamento para coceira nas mãos

Para aliviar o desconforto que sente sempre coçando a palma das mãos, existem vários tratamentos tanto caseiros como medicinais.

São várias as alternativas que tem para aliviar esta condição incomodativa, porém, lembre-se que por vezes pode estar relacionado com alguma doença mais grave, pelo que deverá consultar o médico antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer os seus próprios diagnósticos.

Pano fresco e úmido, ou gelo para coceira

De forma a aliviar o desconforto que está sentido na sua mão, pode colocar um pano úmido e frio na palma das mãos durante 5 a 10 minutos.

Esta é uma forma de aliviar a coceira sem ter que “arranhar” a sua pele com as suas unhas. Até porque estará machucando a sua mão, e coçar só irá piorar a situação.

Pode também segurar um bloco de gelo com a sua mão para sentir um alívio na coceira. Cuidado com o gelo! Se estiver muito frio pode queimar a sua mão! Use um pano ou um guardanapo de papel para não ficar em contato direto com o gelo.

Creme hidratante

Manter a mão hidratada através de um uso de creme hidratante, com frequência, pode ajudar a reduzir a coceira. Use o creme várias vezes ao dia. Pode colocá-lo na geladeira de forma a que fique mais frio, assim vai ajudar a aliviar o sintoma.

Se a coceira for causada por eczema, a hidratação é bastante importante! Especialmente após a lavagem ou quando as mãos estiverem muito secas.

Esteróides tópicos

Apesar de serem pouco desejados na sociedade, os corticosteróides são uma classe de remédios que podem ajudar a aliviar o sintoma de coceira.

O uso de uma pomada com corticosteróide pode ajudar a reduzir a vermelhidão e sensação de formigamento ou coceira nas palmas das mãos durante um “ataque” de coceira.

Veja também: Formigamento nas mãos e pés – Quais as causas?

Ainda assim, evite o uso deste tipo de cremes com muita frequência, use apenas em caso de SOS.

Para ter acesso a um creme deste tipo deverá aconselhar-se com o seu médico e pedir uma prescrição do mesmo, uma vez que eles não são de venda livre.

Terapia de luz ultravioleta

Se a coceira que sofre deve-se a um eczema ou a uma irritação severa, um tratamento recorrendo à luz ultravioleta poderá ser uma ajuda.

Colocar as mãos sob uma luz especial que emite raios ultravioleta-A, pode ajudar a reduzir os sintomas de coceira na palma das mãos, fazendo com que passe o resto do dia com menos incómodo.