Uma picada de abelha pode causar algum desconforto e dor no local da picada, mas na maior parte das vezes não é grave.
Porém, a dor causada pela picada não é muito agradável, e importante aliviar a dor para nos sentirmos melhor.
Uma pessoa consegue aguentar com 10 picadas por cada 0,5 kg do seu peso. Ou seja, uma pessoa de 70 quilos, consegue aguentar 14.000 picadas. Atenção ao caso das crianças que pesam muito menos, e por isso 500 picadas de uma abelha poderá ser fatal!
O que fazer depois de uma picada de abelha?
Assim que sentir a picada da abelha, para tratar deve seguir os seguintes passos:
- Retire o ferrão da abelha, raspando com as unhas ou usando uma pinça;
- Passe com água e sabão no local da picada;
- Coloque gelo durante 20 minutos, no local (não aplique diretamente, use um pano). Pode também usar compressas ou um pano molhado em água fria;
- Caso seja necessário use uma pomada indicada para a situação.
- Se sentir muitas dores, pode tomar um anti-inflamatório, por exemplo, ibuprofeno.
Como já dissemos, o veneno de uma picada não tem qualquer mal para a saúde. Ao picar, a abelha libera um veneno que vai provocar uma dor no local da picada, irá ficar vermelho e inchado.
Porém, em casos de pessoas que são alérgicas a picadas de abelhas, e nesse caso é necessário ter uma atenção especial e levar a pessoa que sofreu a picada imediatamente para o médico. Caso uma pessoa alérgica ignore a picada de uma abelha, poderá dar origem a uma reação anafilática que corre o risco de levar à morte.
Devo ir ao médico depois de uma picada de abelha?
Se não for alérgico a picadas de abelha, após a picada irá sentir algum desconforto, mas certamente com o tempo vai curar a picada da abelha e vai deixar de sentir quaisquer sintomas. Contudo, se for uma pessoa alérgica, deve contatar imediatamente com um médico para evitar que aconteça algo pior!
Se não sabe quais os sintomas de uma pessoa alérgica após uma picada de abelha, conheça-os aqui:
- Vermelhidão muito grande no local;
- Inchaço maior que o normal;
- Dificuldade em engolir, sensação de garganta a fechar e inchada;
- Dificuldade em respirar;
- Boca e rosto inchado;
- Náuseas;
- Tonturas e desmaios.
Estes são os sintomas que são indicativos de que é necessário ajuda médica urgente! Se começar a sentir algum destes sintomas ou com alguém que foi picado e apresente algum destes sinais, chame uma ambulância para ser assistido o mais rápido possível.
Remédios caseiros para a picada de abelha
Para além da água, sabão e gelo, existem outros produtos que tem em casa e podem ser bastante úteis para curar uma picada de abelha, ora veja:
1 – Creme dental / Pasta de Dentes
As picadas de abelha causam um pouco de coceira, e ao aplicar o creme dental, vai sentir um formigamento na região, o que irá aliviar a coceira. Aplique durante 15 minutos e poderá voltar a aplicar 5 horas depois.
2- Tempero amaciante de carne, bicarbonato de sódio e vinagre
Esta mistura vai permitir acelerar o processo de recuperação e cicatrização da picada. O amaciante de carne contém uma enzima que vai quebrar as toxinas do veneno da abelha. Aplique diretamente na picada e deixe atuar durante 25 minutos. Espere umas horas antes de voltar a colocar novamente.
3- Batata crua
É bastante utilizado nas picadas de abelha. Para isso basta cortar uma batata ao meio e colocar diretamente sobre a picada de abelha. Vai sentir um alívio rápido dos sintomas e também vai curar mais rápido a picada.
É importante que verifique se realmente é alérgico a picada de abelhas, mesmo que não tenha sido identificado no passado e principalmente se tiver histórico familiar. Logo desde criança, as picadas de abelha podem não ter sido identificadas como alérgicas, porém, com o passar dos anos, essa alergia pode-se desenvolver. É importante que faça testes para realmente verificar se não desenvolveu alergia à picada das abelhas.
Se for alérgico, lembre-se, é muito importante chamar a ambulância assim que for picado ou se estiver próximo de alguém que foi picado! Se não receber apoio médico nos minutos seguintes à picada da abelha, pode resultar em morte!

