Uma dor de dentes nunca é bem-vinda e incomoda bastante, para além de que não nos permite fazer o nosso dia em condições, ou pode ainda roubar uma boa notie de sono.
Quando se recorre a medicamentos e remédios para a dor de dentes, é sinal que não aguenta mais a dor e precisa de uma ajuda. Os remédios e medicamentos, aliviam a dor e reduzem a inflamação no dente, por isso são uma excelente ajuda para acalmar o sofrimento.
As maiores dores surgem quando os dentes do siso começam a nascer. Por vezes nem uma ida ao dentista resolve o problema, e tomar remédios analgésicos ou anti-inflamatórios é a ajuda que muitas pessoas procuram.
Porém, quando está a tomar remédios para a dor de dentes há mais de 2 dias, sem ter consultado o dentista, e nem assim a dor está a acalmar, é altamente recomendado que vá fazer uma visita ao dentista para este verificar a situação. Quando isto acontece, por vezes até pode ser alguma infeção, e nesse caso é necessário recorrer a um antibiótico que só o seu dentista poderá indicar qual o melhor para o caso.
Quais os remédios para a dor de dentes?
Existem três classes de medicamentos que pode tomar para aliviar as dores no dentes, os remédios analgésicos, os anti-inflamatórios e os anestésicos locais.
- Exemplo de medicamentos analgésicos: Paracetamol ou Dipirona;
- Exemplo de medicamentos anti-inflamatórios: Ibuprofeno, Aspirina, Naproxeno, Nimesulida;
- Exemplo de medicamentos anestésicos locais: Benzocaína ou Xilocaína.
Os remédios analgésicos, são utilizados para o tratamento de dores de dentes leves. Os anti-inflamatórios já são utilizados para dores mais fortes, principalmente quando a gengiva se encontra inchada e inflamada junta ao dento. São os melhores remédios para aliviar a dor do dente do siso. No caso dos remédios anestésicos locais, são bastante úteis para aliviar dores nos nervos que estão nos dentes.
Ainda assim é importante que consulte o seu dentista para verificar se existe a possibilidade de tomar algum destes medicamentos e qual deverá tomar na sua situação. É importante que o médico ajuste a dosagem e o horário da toma dos remédios para evitar outros problemas. No caso de pessoas que tomem diariamente medicamentos anticoagulantes, não devem fazer tratamento para o alívio da dor com Aspirina, ou devem consultar o médico.
Se estiver grávida, o único medicamentos que deverá utilizar durante a gravidez para o alivio da dor de dentes é o paracetamol! Deverá consultar o seu médico ou dentista sempre que pretender ingerir algum remédio em caso de gravidez!
Quando devo ir ao dentista?
Se conseguir identificar a sua dor de dentes, e for algo como o nascimento de um dente, à partida não é necessário ir ao dentista, pois só o tempo poderá resolver essa dor e os remédios para a dor de dentes poderão ajudar a aliviar a dor até a situação estar controlada.
Ainda assim, deverá ir ao dentista se ocorrerem algum detestes casos durante a sua dor de dentes:
- Dor não passa há mais de 2 dias tomando remédios;
- Apareceu febre acima de 37,5 ºC;
- Começou a notar sintomas de infeção: inchaço e vermelho;
- Dificuldades em engolir ou respirar.
Em alguns destes casos, pode ser necessário recorrer a antibióticos, mas isso só poderá ser feito após o aconselhamento do dentista!

