Home > Problemas de Saúde > Tratamento para Inchaço e retenção de líquidos

Tratamento para Inchaço e retenção de líquidos

Sofre de inchaço nas pernas e nos braços? Sofre de retenção de líquidos?

A retenção de líquidos torna-nos mais pesados e desconfortáveis e que afeta pessoas de todas as idades. Este inchaço e/ou o edema, são estados de desconforto, que nos provocam mau estar, dificuldade de poder arranjar uma posição para estarmos de pé ou até mesmo sentados porque podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Na maioria dos casos a retenção de líquidos ou inchaço atinge geralmente as pernas, os braços e a barriga, provocando um enorme desconforto. Isto acontece principalmente devido a má circulação sanguínea, sedentarismo, alterações hormonais e doenças do foro cardíaco ou renais.

Quem tem mais probabilidade de ter inchaço?

  1. A mulheres são quem mais sofre com as alterações hormonais, com os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), uma vez que sofrem uma maior desordem dos níveis de estrógeneo do ciclo menstrual.
  2. Outras causas há, sendo o inchaço  proveniente da tomada intermitente dos anti-anticoncepcionais orais, e igualmente durante o período da gestação.
  3. A gestante apresenta uma maior  retenção de líquidos, dificultando  a sua locomoção e agravando a situação. Nesta fase aparecem alguns derrames e varizes principalmente nas pernas que podem causar edema e que deverão ser vistas por um especialista de saúde caso os sintomas se agravem.
  4. Outros inchaços são provocados por um consumo excessivo de sal, que agrava a retenção de líquidos e associado a uma vida sedentária propícia o aparecimento do inchaço.

Dicas para acabar com o inchaço

Para que o inchaço não apareça e se torne um desconforto na nossa vida de todos os dias, porque andamos nervosos, aborrecidos e até perdemos o apetite, devemos considerar:


  • Não ficar longos períodos sentados sem se mexer;
  • Se passar muito tempo sentado, deve no máximo levantar-se de 2 em 2 horas;
  • Reduzir o consumo de sal, e de alimentos industrializados que contenham sal na sua composição;
  • Evite andar muito tempo de saltos altos. As pernas ficam inchadas e o sangue tem mais dificuldade em passar, podendo provocar o edema e o inchaço;
  • Evite o uso de uma forma continua os anticoncepcionais orais;
  • Consuma mais frutas e vegetais que aportam um maior número de vitaminas e minerais e ajudam a eliminar os líquidos a mais;
  • Exemplo disso é o feijão, o grão, o agrião, a alface, e as frutas, a laranja e a manga, assim como a maçã;
  • Evite os bolos e os doces, os fritos, os alimentos salgados que provocam o inchaço e o desconforto nas pernas e na barriga;
  • Coma várias vezes ao dia. Evitando más digestões e o consequente inchaço;
  • Beba água. A hidratação é benéfica para eliminar o excesso de líquido e com ele as toxinas tão nocivas à nossa saúde;
  • Faça exercício físico. Caminhada pelo menos uns 20 a 30 minutos por dia, estimula o coração fazendo o sangue circular melhor e havendo uma maior aporte de oxigénio, diminui o inchaço e tonifica a pela das pernas, tornando-a mais elástica;
  • Aplique cremes que ativem a circulação sanguinea principalmente se forem de hortelã, e/ou de mentol;
  • Proteja-se com meias elásticas de pressão. Deve usá-las diariamente, pois vai facilitar em muito a drenagem na retenção de líquidos;
  • Evite a ficar muitas horas exposto diretamente ao sol;
  • Tome banhos de mar. A aguá salgada é muito benéfica, porque para além de ser uma água viva, está sempre em movimento,ajuda a contrair os vasos sanguíneos; e melhora consideravelmente a circulação, aliviando o inchaço;
  • Não esteja longos períodos em pé;
  • Não faça viagens muito longas sem parar para se movimentar;
  • Nas viagens de longo curso mantenha as pernas sempre que possível o mais esticadas possível;
  • Evite cruzar as pernas uma na outra e mantê-las assim por longos períodos, pois o sangue terá mais dificuldade em circular e aumentará o inchaço;
  • Faça massagens linfáticas. Estas massagens provocam a eliminação do excesso de líquido, criando bem estar e alívio imediato;
  • Evite o excesso de café. Este pode causar o constrangimento das artérias, dificultando a passagem do sangue e provocando o inchaço e até a formação de celulite;
  • Durma sempre que possível com as pernas mais elevadas que a cabeça. Isso vai provocar um maior retorno do sangue e aliviará o inchado, a dor e o desconforto.

Remédios caseiros e Chás para Inchaço e retenção de líquidos

Beba chá. O chá é uma bebida diurética e aliviará o inchaço;

Pode fazer chá de cavalinha, de hortelã e o chá verde; Deve beber sómente até à tarde, uma vez que o chá verde possui cafeína e pode prejudicar o sono, na hora de descansar.

Chá de casca de maçã

Para preparar este bebida, basta fazer ferver 1/4 de litro de água e mergulhar a casca de meia maçã e deixar que esta arrefeça.

Consuma entre 2 a 3 vezes por dia. Tenha em atenção que deve fazer o chá sempre fresco, para que a casca da maçã não sofra oxidação e perca as suas excelentes propriedades drenantes.

Chá de cebola

Para preparar o chá de cebola, basta cortar 2 pedaços e fazer ferver com uma xícara de chá. Passe o líquido por um passador e pode adoçar com mel, stevia, ou açúcar amarelo ou mascavado. Deve consumir-se morno até 3 vezes ao dia.

A cebola é óptima para fins terapêuticos. Para além de ter as mais variadas propriedades como anti-inflamatório, e antioxidante, ela também é diurética, porque elimina toxinas e reduz a retenção de líquidos no nosso organismo.

Exercício físico e alimentação

Mantenha uma alimentação saudável. Faça exercício físico e reduza ao mínimo o consumo de sal de fritos e de alimentos ricos em sódio que destroem as paredes das nossas veias e artérias, dificultando a circulação do sangue e causando o inchaço e a retenção de líquidos.

Processos desconfortáveis e por vezes dolorosos que acabam com a nossa qualidade de vida e o nosso bem estar!