Home > Problemas de Saúde > Urina com mau cheiro e forte

Urina com mau cheiro e forte


Acabou de ir ao banheiro e sentiu um cheiro desagradável, forte e diferente na sua urina? Um cheiro desagradável? É importante ficar alerta, porque pode querer indicar pouca hidratação ou uma infeção urinária.

Para além da desidratação e infeções, alguns remédios ou até mesmo a própria alimentação também pode causar alterações no cheiro comum da urina.

Quando vai ao banheiro, se para além de sentir um odor forte, também sente dor ao urinar, o melhor será visitar o médico para que faça um diagnóstico correto e  aconselhe o melhor tratamento.

Neste artigo vamos explicar quais as possíveis causas que levam a urina a ficar com um mau cheiro e quais os possíveis tratamentos para cada situação.

Causas de urina com cheiro mau e forte

Há pessoas que se assustam quando sentem um cheiro diferente da urina e não sabem qual poderá ser a causa disso.

Na nossa urina, existe uma substância chamada ureia, que é a principal responsável pelo cheiro característico da urina. Quanto maior for a quantidade dessa substância na nossa urina, mais forte será o cheiro.

Beber pouca água

Assim, se beber pouca água e a sua urina estiver muito amarela, estará bem carregada de ureia e irá sentir um cheiro forte e por vezes até desagradável.

Neste caso, deverá beber mais líquidos, tanto água como chá.

Agora você pergunta: E que quantidade de água tenho de beber até ficar com a urina boa?

Bom, na verdade não existe nenhum número de litros de água que deva beber para reduzir esse cheiro. O mínimo recomendado por dia, é entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Se está com este problema na urina, deve aumentar para 2,5 litros de água. Ainda assim, o ideal nesta situação será ir bebendo água e notar se existe melhoras dia após dia, no cheiro da sua urina.

Outra situação benéfica de beber água e tornar a urina mais clara, é que assim está a impedir o desenvolvimento de cálculos renais e outros problemas nos rins.

Bactérias

Outra das causas de um mau odor na urina é a presença de bactérias.

Se vai ao banheiro, a sua urina é branca ou muito pouco amarela e bebe muita água por dia, então existem bactérias que estão a decompor a ureia (substância que exsite na urina) em amônia.

A amônia tem um cheiro ainda mais intenso que a ureia, por isso pode ser essa a causa do mau cheiro da sua urina.

Ainda assim, o mau cheiro também pode indicar algumas doenças causadas por bactérias tais como gonorreia ou infeção na uretra no caso dos homens.

Apesar de ser causado por bactérias, não quer dizer que seja uma infeção urinária! Contudo, também nada descarta essa hipótese, e poderá ser o caso se realmente apresentar dor ao urinar.

Medicamentos e alimentos

Também é possível que alguns medicamentos e alimentos causem um cheiro diferente e desagradável na urina.

Algumas vitaminas, suplementos alimentares e antibióticos podem causar esse mau cheiro.

Aspargos também são responsáveis pela alteração no odor da urina, assim como a cebola.

Se está a passar por um processo de alteração alimentar, também é possível que note uma diferença no odor da urina, uma vez que está a alterar os seus hábitos alimentares.

Diabetes mellitus

O mau odor e forte da urina, pode ser um dos sintomas da presença de diabetes, apesar de não ser o mais frequente. Contudo, se não estiver controlada, ou se não saber que tem diabetes, pode ser um dos sinais.

Se apresentar outros sintomas como muita vontade de urinar, sede, fraqueza e perda de peso, é importante fazer um exame para verificar se realmente está com diabetes.

Câncer da bexiga

Embora muito raro, o câncer na bexiga também pode dar origem ao mau cheiro na urina. É mais frequente em pessoas com mais idade e principalmente que fumem. A presença de sangue na urina também é um dos sinais deste tipo de câncer.

Tratamento para mau cheiro e forte da urina

O melhor de tudo para combater o mau odor da urina é a ingestão de líquidos, muitos líquidos e quantos mais melhor!

Atenção: Quando é dito para ingerir líquidos não é refrigerantes nem sucos açúcarados, mas sim chás e água!

Muito provavelmente e muito frequentemente o mau cheiro e forte da urina é causado por desidratação e elevadas concentrações de ureia, por isso a ingestão de água é o melhor tratamento.

Mesmo que tenha notado que a alteração do odor da urina deve-se à sua alimentação ou a alguns medicamentos, isso pode ser igualmente combatido com a ingestão de muita água por dia. Os compostos responsáveis pelo mau cheiro vão ficar diluídos na água e o cheiro vai ficar menos intenso.

Para finalizar, se o odor não passa com a ingestão de água, se no caso da mulher está com corrimento vaginal, ou se tem uma urina branca e clarinha e o cheiro está presente e incomoda muito, é importante visitar o seu médico para que ele possa fazer um exame à urina, avaliar a situação e aconselhar da melhor forma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *