Muitas pessoas têm diabetes e não têm conhecimento disso! Sabia que 1 em cada 2 pessoas que têm diabetes não sabe que tem esse problema? É muito comum ser um doente diabético e nem saber. Existem alguns sintomas que indicam que pode estar com este problema de saúde, só tem que os reconhecer e identificar!
Desconfia que está com diabetes mas quer ter a certeza? Veja aqui quais os sinais e sintomas que indicam se está ou tem diabetes!
Primeiramente, é importante esclarecer o que é a diabetes e os diferentes tipos de diabetes existentes.
A famosa diabetes mellitus, é uma doença caracterizada pela elevada quantidade de açúcar (chamado de glicose) no sangue! Esta doença tem 2 tipos que muitas pessoas fazem confusão, mas vamos explicar os diferentes tipos da diabetes para que não haja mais confusão!
Antes de mais, entenda que os vasos sanguíneos são revestidos por células, e todo o sangue que está em excesso na corrente sanguínea deve ser “puxado” para dentro das células, saindo assim da corrente sanguínea. E como isso acontece? É a insulina que “avisa” as células que existe muito açúcar no sangue e que por isso é necessário que este açúcar seja retirado da corrente e entre nas células, explicando por outras palavras, é a insulina que ajuda o nosso corpo a absorver o açúcar que ingerimos dos alimentos.
Porém, um doente diabético, não produz insulina, ou produz muito pouca, ou produz insulina incapaz de desempenhar a sua função. Entenda os diferentes tipos:
Diabetes Mellitus tipo 1: Diz-se ser do tipo 1 quando o pâncreas produz uma quantidade muito pequena de insulina ou nenhuma insulina. Se não existe insulina, as células dos vasos sanguíneos não irão receber a “informação”de que existe muito açúcar no sangue e que é necessário retirá-lo de lá, permanecendo em circulação.
Diabetes Mellitus tipo 2: Neste outro tipo, existe uma produção insuficiente de insulina e o nosso corpo é resistente a ela, ou seja, para além de produzir pouca insulina, a pouca que produz não vai funcionar correctamente no organismo. Este tipo de diabetes é aquele que está relacionado com a obesidade e o sedentarismo.
Os primeiros sintomas da diabetes que podem indicar que tem este problema de saúde:
Poliúria (excesso de urina)
Ir muitas vezes ao banheiro é dos primeiros sintomas da diabetes, isto porque está com muito açúcar no sangue! Uma vez que a quantidade de açúcar no sangue é elevada e a insulina não está resultando, o corpo necessita de uma alternativa para eliminar o excesso de açúcar utilizando a urina para isso! Os rins filtram o açúcar e o diluem em água (urina). Maiores quantidades de açúcar no sangue significa mais urina.
Polidipsia (muita sede)
Ora se está urinando muitas vezes, tá eliminando mais água do que aquilo que era suposto, desidratando o seu corpo… Para evitar a desidratação, o seu corpo pede-lhe água e por isso você irá ficar com a sensação de sede.
Cansaço e fadiga
O paciente diabético fica cansado facilmente e com frequência devido a 2 razões:
- Desidratação;
- Células não recebem açúcar: Como já foi explicado, a insulina “avisa” as células a captarem o açúcar que está em circulação na corrente sanguínea. Como nós sabemos, o açúcar dá-nos energia, é uma fonte de energia para o corpo humano, sem ele ficamos fracos! Uma vez que a insulina num diabético não é produzida ou é produzida em poucas quantidades e não é suficiente para que o açúcar seja absorvido pelo corpo, vai faltar açúcar nas células e por consequência, falta energia, logo, vai se sentir mais cansado!
Perder peso ou ganhar peso
Quem sofre de diabetes tipo 1 é normal e comum perder peso, já na diabetes tipo 2 não é tão comum, contudo, também é possível.
A insulina é utilizada para armazenar a gordura que ingerimos e produzir proteínas no nosso corpo. No caso da diabetes tipo 1, em que não há produção de insulina, o doente diabético não irá armazenar gordura nem irá ganhar músculos.
Por outro lado, uma vez que não há açúcar nas células (porque ele fica no sangue e não é absorvido como já foi explicado), o corpo irá usar as proteínas e as reservas de gordura que tem guardado para produzir energia.
No caso da diabetes tipo 2, existe insulina, mas apesar de ela não ajudar a absorver o açúcar que está no sangue ela desempenha outras funções como as que foram referidas anteriormente (Armazenar gordura, fabricar proteínas, etc)… Por isso, na diabetes tipo 2, é possível e normal que se ganhe peso.
Sempre com fome
Se as células não têm açúcar, não produzem energia, e por esta razão, o doente diabético vai ficar sempre com a sensação que está em jejum, logo está sempre com muita fome.
Visão turva
É um dos sintomas de ter muito açúcar no sangue é começar a ver tudo embaçado e com dificuldade em focar a visão. Este sintoma é reversível, ou seja, acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, mas após baixarem, a situação volta ao normal.
Dificuldade em cicatrizar feridas
Devido ao excesso de açúcar no sangue, o organismo fica com alguns distúrbios sendo um deles a diminuição da função das células que reparam os tecidos lesados. Desta forma, elevadas quantidades de açúcar no sangue também contribui para uma dificuldade em cicatrizar feridas.
Como posso ter a certeza que tenho diabetes?
Uma vez que já entendeu os sintomas da diabetes e o porquê de eles acontecerem, verifique se sofre de algum desses sintomas. Se está desconfiado que pode sofrer de diabetes e se sente 2 ou mais desses sintomas, o melhor mesmo é fazer um teste de glicémia.
O exame é bastante simples, e terá que ser feito em jejum! É feito uma análise ao sangue para verificar o nível de açúcar que está no sangue.
Quando realizar o exame, o profissional que o realizou saberá dizer se os níveis de glicémia no sangue estão elevados o suficiente para ser considerado diabetes, e caso seja positivo, terá que mudar o seu estilo de vida e a sua alimentação! Se for diabetes tipo 1, terá que começar a administrar insulina. Se for diabetes tipo 2, muito provavelmente terá que começar a fazer alguma medicação.
Não fique apavorado se o teste for positivo! Existem muitos casos de doentes com diabetes mellitus e se tiver esse problema de saúde, converse com o seu médico, ele irá explicar-lhe tudo certamente! Só terá que adaptar o seu estilo de vida à sua doença, cortar em alguns alimentos, praticar mais exercício físico, e controlar bem a diabetes para não acontecer nenhum problema de maior!

